Publicada em: 14/06/2015 (13:26:30)
Atualizada em: 26/06/2015 (15:40:50)
(Foto: Divulgação/Gabs Ramos)
Em cena na piscina do Clube Municipal, Orquestra de Jazz de BM
toca para dançarinos do Dança e Magia em apresentação em 2014
_______________________________________________________
O Chamamento Cultural e Artístico para grupos e artistas individuais participarem do projeto Nasce Uma Cidade foi prorrogado para o dia 29 de junho.
_______________________________________________________
Conectar em rede dezenas de coletivos de criação e artistas autônomos, desde cultura popular à erudita, desde as artes plásticas à dança de rua. Essa é a proposta do Chamamento Cultural e Artístico do projeto Nasce Uma Cidade que está com inscrições abertas até o dia 22 de junho.
Realizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o Instituto Clécio Penedo, o Nasce Uma Cidade realiza há cinco anos uma grande mobilização cultural em torno da reconstrução da identidade cultural barramansense e da região do Médio Paraíba Fluminense. A divulgação dos selecionados será no dia 29 de junho.
Segundo o idealizador do projeto, Rafael Crooz, o Nasce, tradicionalmente, já envolve grupos e artistas na construção de sua dramaturgia. No entanto, em 2015, a ideia é o aprimoramento na maneira de convidar parceiros para somar na construção de cada cena.
- Estamos numa etapa muito fértil do projeto. Depois de mapear o território, agora o exercício é fazer o encontro da palavra, da imagem e da ação, em festa. Gostaríamos de chamar os grupos culturais e artísticos, artistas independentes, enfim, para colaborarem com a construção da nossa narrativa cênica, quiçá histórica - disse ele, acrescentando a necessidade que essa região tem em buscar parcerias públicas para a realização de ações articuladoras como essas.
Um pouco sobre o projeto
(Fotos: Divulgação/Thiago Almeida)
Jongo de Pinheiral foi um dos grupos parceiros que atuaram no Nasce Uma Cidade, em 2014
Em 2015, o projeto Nasce uma Cidade consolida sua quinta edição e realizará o desfile cênico nos dias 4, 11 e 18 de outubro, além do seminário "Construções narrativas do patrimônio cultural de Barra Mansa a partir de uma leitura poética", em 24 de outubro, e do III Encontro da Rede de Colaboradores do Projeto Nasce Uma Cidade, que acontecerá no dia 25 de outubro.
O Nasce Uma Cidade é realizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o Sesi Cultural e o Instituto Clécio Penedo.
(Foto: Divulgação/Gabs Ramos)
Grupo Meninos do Batuque em apresentação no Nasce Uma Cidade, realizado em 2014
Já estiveram comprometidos com o projeto organizações como Abadá Capoeira, Associação de Sertanejos de Barra Mansa e Região, Casa de Cultura Arte In Foco, Projeto Dança e Magia, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra de Jazz de Barra Mansa, Projeto Música nas Escolas, grupo Dito e Os Seresteiros, Feira de Artesanato de Barra Mansa, Espaço Cultural Francisco de Assis França, Instituto Dagaz, Instituto Cultural Clécio Penedo, Grupo Teatral Proscenium, Apae, MF Consultorias, Amigos na Cultura, Coral Vozes de Ouro, Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Chacrinha, Bloco do Boi, Clube do Cavalo de Barra Mansa, Associação de Canoeiros de Barra Mansa, Banda Gato Preto, Jongo de Pinheiral, Meninos do Batuque de Volta Redonda, Núcleo de Estudos em Patrimônio Cultural de Barra Mansa (UniRio), Pino Haus, além de artistas como Anderson de Souza e Jessiléa Mattiolli, entre tantos outros.
Os critérios de participação
Poderão se inscrever coletivos artísticos e culturais ou artistas individuais de qualquer linguagem (artistas visuais, interventores de rua, cineastas, grafiteiros, bailarinos, poetas, mestres de cultura popular, atores, cantores, bandas e outras linguagens que, por ventura, desconhecemos ainda).
O participante poderá se inscrever como pessoa jurídica ou pessoa física. Serão aceitas inscrições de todas as cidades circundantes no Médio Paraíba Fluminense. O participante deverá ter disponibilidade para os dias de ensaios, além dos dias das apresentações do Desfile Cênico e do Encontro da Rede de Colaboração. Segundo a seguinte programação:
- Visitas Técnicas: Julho (de acordo com a disponibilidade do participante). Momento de encontro entre Sala Preta e grupo selecionado para discussões e planejamento de ações que possam colaborar para a construção da narrativa dramatúrgica.
- Reuniões de Criação: Agosto (de acordo com a disponibilidade do participante). Encontros para planejamento das ações para viabilizar a participação dos selecionados nos dias do Desfile Cênico.
- Ensaios Gerais: 13, 20 e 27 de setembro, das 14 as 20h.
- Desfile Cênico: 4, 11, 18 de outubro, das 10 às 20h (de acordo com a necessidade do projeto).
- Seminário: "Construções narrativas do patrimônio cultural de Barra Mansa a partir de uma leitura poética": 24 de outubro, às 19h, no Tulhas do Café.
- Encontro da Rede de Colaboradores: 25 de outubro, às 19h, no Parque da Cidade.
- Todos os participantes receberão certificação de participação em cada uma das atividades propostas pelo projeto.
_______________________________________________________
Observações
- Todas as atividades do projeto Nasce uma Cidade ocorrerão na cidade de Barra Mansa e serão gratuitas.
- A participação de grupos e artistas selecionados neste edital será voluntária e não remunerada.
- Os grupos que tiverem a participação de menores de idade serão responsáveis por entregar a documentação necessária relacionada à participação dos mesmos no projeto. A produção do Nasce Uma Cidade ficará responsável pela abertura dos processos para a obtenção dos alvarás necessários para o envolvimento desses menores no projeto.
- O Desfile Cênico acontece em espaços públicos e abertos.
- O principal objetivo desta iniciativa é a ampliação e a consolidação da rede cultural de colaboração para a reconstrução da memória barramansense e regional.
- As inscrições serão feitas pelo e-mail (oficinasnasceumacidade@gmail.com) com o assunto: Inscrição de Coletivos e Artistas.
- Dúvidas e mais informações podem ser esclarecidas no e-mail (salapreta@gmail.com) ou no telefone (24) 3323-1397.