Publicada em: 01/10/2015 (16:57:40)
Atualizada em: 17/10/2015 (08:15:37)
(Foto: Divulgação/Gabs Ramos)
Rede: Grupo Meninos do Batuque em apresentação no Nasce Uma Cidade, realizado em 2014
> Exposição resgata memória cultural de Barra Mansa
> Exposição reúne representações da cultura negra do Vale Paraíba Fluminense
> Exposição coletiva propõe encontro poético de Clécio Penedo e 26 artistas
Consolidar novas parcerias, como com o Grupo Puri - organização indígena da região sudeste do país - e promover a reedição do poema "Nasce Uma Cidade", de autoria de Lacyr Schettino. Essas são algumas das novidades para 2015 que o desfile cênico do Coletivo Teatral Sala Preta, em parceria com o Instituto Clécio Penedo, apresenta nos dias 4, 11 e 18 de outubro. Também serão realizados o "Seminário Nasce Uma Cidade: Narrativas do Patrimônio Cultural de Barra Mansa a Partir de Uma Leitura Poética", em 24 de outubro, e o III Encontro da Rede de Colaboradores do Projeto Nasce Uma Cidade, um dia depois.
Outra novidade é o planejamento de uma ação educativa que visa atender as escolas da rede pública de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com visitas a equipamentos públicos de cultura e o desenvolvimento de práticas educativas, por meio da arte e da história da cidade.
O Nasce Uma Cidade conecta em rede dezenas de coletivos de criação e artistas autônomos, desde cultura popular à erudita, desde as artes plásticas à dança de rua, por meio de Chamamento Cultural e Artístico. O desfile cênico promove há cinco anos uma mobilização cultural em torno da reconstrução da identidade cultural barramansense e da região do Médio Paraíba Fluminense.
Segundo o idealizador do projeto, Rafael Crooz, o Nasce, tradicionalmente, já envolve grupos e artistas na construção de sua dramaturgia. No entanto, em 2015, a ideia foi aprimorar a maneira de convidar parceiros para somar na construção de cada cena.
- Os grupos culturais e artísticos, artistas independentes, enfim, todos colaboram com a construção da nossa narrativa cênica - diz.
Já participaram do projeto organizações como Abadá Capoeira, Associação de Sertanejos de Barra Mansa e Região, Casa de Cultura Arte In Foco, Projeto Dança e Magia, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra de Jazz de Barra Mansa, Projeto Música nas Escolas, grupo Dito e Os Seresteiros, Feira de Artesanato de Barra Mansa, Espaço Cultural Francisco de Assis França, Instituto Dagaz, Instituto Cultural Clécio Penedo, Grupo Teatral Proscenium, Apae, MF Consultorias, Amigos na Cultura, Coral Vozes de Ouro, Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Chacrinha, Bloco do Boi, Clube do Cavalo de Barra Mansa, Associação de Canoeiros de Barra Mansa, Banda Gato Preto, Jongo de Pinheiral, Meninos do Batuque de Volta Redonda, Núcleo de Estudos em Patrimônio Cultural de Barra Mansa (UniRio), Pino Haus, além de artistas como Anderson de Souza e Jessiléa Mattiolli, entre tantos outros.
Todos os participantes recebem certificação de participação em cada uma das atividades propostas pelo projeto.
Confira a programação
. Domingo (4): Parque Centenário - Concentração e saída
15h - Desfile Cênico Nasce uma Cidade
. Quarta-feira (7): Palácio Barão de Guapi
19h - Fórum Municipal de Cultura
. Domingo (11 e 18): Parque Centenário - Concentração e saída
15h - Desfile Cênico Nasce uma Cidade
. Quinta-feira (22): Sala de Ensaios do Projeto Música nas Escolas, no Parque da Cidade
20h - Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Jovem; trilha sonora especialmente composta e arranjada por Bianco Marques
. Sábado (24): Sala Tulhas do Café, no Parque da Cidade
8h - Seminário "Construções Narrativas sobre o Patrimônio Cultural Barramansense a partir de uma Leitura Poética"
. Domingo (25): Parque das Ruínas, na Fazenda São José dos Pinheiros - Pinheiral
- Encontro da Rede de Colaboradores do Projeto Nasce uma Cidade no Jongo de Pinheiral
- Visita às ruínas
- Oficina de jongo
- Feijoada
Nasce, ponto a ponto
. Todas as atividades do Nasce Uma Cidade ocorrem na cidade de Barra Mansa e são gratuitas.
. A participação de grupos e artistas selecionados em edital é voluntária e não remunerada.
. O desfile cênico acontece em espaços públicos e abertos.
. O principal objetivo desta iniciativa é a ampliação e a consolidação da rede cultural de colaboração para a reconstrução da memória barramansense e regional.
_________________________________________________________
Serviço
> Mais informações sobre o Nasce Uma Cidade podem ser obtidas pelo e-mail (salapreta@gmail.com) ou no telefone (24) 3323-1397.
Edição impressa