Publicada: 11/05/2016 (18:02:20) . Atualizada: 07/07/2016 (12:56:23)
(Fotos: Divulgação)
Juliana Maia: "Tributo às cantoras do rádio” é o espetáculo mais conhecido do Espaço Sonora
Juliana Maia sempre sonhou com um lugar dedicado à música popular brasileira, em sua terra querida, Conservatória, onde as pessoas se alimentassem somente da cultura. Assim, nasceu o Sonora, inaugurado em 29 de maio de 2014. A inauguração foi com o musical "Tributo às cantoras do rádio". Dois anos se passaram. Para comemorar, em 2016, estão programadas intervenções culturais, a partir do dia 26: o Projeto Sonora nas Escolas.
A cantora conta que cada metro quadrado desse teatro saudosista e retrô, no Centro de Conservatória, tem peças suas e também doadas pelos seus fãs:
- A ideia de ser retrô é para que houvesse uma familiarização, pois relembrará a casa dos pais, avós ou sua própria casa em algum tempo. Com capacidade para 80 pessoas sentadas, com todo conforto, pois são bancos de cinema antigo, palco de 4m², com iluminação própria para musicais.
Segundo Juliana, a proposta desse ponto cultural e musical é proporcionar um conhecimento mais amplo sobre os gêneros musicais brasileiros, promover novas plateias para esses espetáculos (crianças e jovens) e gerar mais opções de ponto cultural para Conservatória e o Sul Fluminense.
Sucesso de público: Sonora tem peças de Juliana Maia e também doadas pelos fãs da cantora
Já se apresentaram por lá, além de Juliana - semanalmente -, Dehon Coimbra, Filipe Torres, Marcelo Nami, Antonio Rocha, Helbert Santos, Jairo Queiroz, Gabi Buarque, Cristiana Seixas e Hermano Mesquita. A agenda de apresentações é compartilhada na página do Sonora no Facebook.
- O nosso musical mais conhecido é o “Tributo às cantoras do rádio”, um show que representa bem as nuances e diversidade da MPB, mostrando a intensidade da Maysa, a graciosidade e a voz sentimental da Dalva de Oliveira e a alegria da Carmen Miranda - destaca.
Juliana enfatiza que, por Conservatória ser conhecida como a cidade da serenata, atrai milhares de turistas amantes da música romântica popular brasileira.
- Somos privilegiados pela nossa autenticidade cultural. Não só na área musical, mas nos referindo também aos costumes e maneiras de se vestir. Podemos afirmar que Conservatória tem um estilo próprio, contradizendo o modismo atual. Tratando-se do atual cenário artístico, estamos bem representados por ícones de referência nacional. Além de eventos e festivais de grande peso - frisa.
A cantora ressalta que o Sonora é uma iniciativa privada, e que conta com o apoio de alguns fãs.
- Iniciativas como essa podem ser implantadas com sucesso também em outras cidades da região, entendendo a proposta e a necessidade de cada cidade.
_______________________________________________________
Serviço
> Espaço Sonora - Funciona de sexta-feira a domingo, em horário comercial, e dias e horários especiais para grupos. Os ingressos são vendidos antecipadamente por R$ 20. Rua Dr. Luiz de Almeida Pinto, 46, Centro de Conservatória. Telefone: (24) 9-9228-8202. E-mail: www.facebook.com/espacosonora