Publicidade

RH

Archer

Humor e irreverência em animação para jovens e adultos

Piadas politicamente incorretas são o grande trunfo das peripécias e aventuras do agente secreto pra lá de egocêntrico

Colunistas  –  22/03/2015 16:49

Publicada em: 13/03/2015 (12:50:36)
Atualizada em: 22/03/2015 (16:49:13)

1

(Foto: Divulgação)

Espionagem, sedução, violência, egoísmo, irresponsabilidade, sexo, romance e traição 

Na coluna desta semana o destaque é para quem gosta de animação. Confesso que quando comecei a assistir "Archer" pensei que iria ficar entediada e desistir no quinto episódio. Mas não é que eu gostei? A série é divertida e apresenta uma agência de espionagem internacional, onde tramas e crises internacionais criam situações perfeitas para que os agentes aprontem de tudo. Na ISIS (International Secret Intelligence Service), todos são altamente treinados, ou melhor quase todos, e suas missões secretas são recheadas de confusões e muita imaturidade, próximas da idiotice totalmente descompromissada. E justamente por isso conquistou os fãs. O sucesso está no humor e na irreverência. As piadas politicamente incorretas são o grande trunfo da série que está na sua sexta temporada, que estreou em 8 de janeiro deste ano nos EUA.

Apesar de ser definida como animação, não se engane: a série nem de longe é destinada ao público infantil. "Archer" é definitivamente para o público jovem e adulto. As peripécias e aventuras do agente secreto pra lá de egocêntrico Sterling Archer tem a dosagem certa de espionagem, sedução, violência, egoísmo, irresponsabilidade, sexo, romance, traição e por aí a fora. Nem preciso dizer que suas missões nem sempre dão certo. Ele trabalha para uma organização internacional, comandada por sua dominadora mãe e chefe, Mallory. 

Sátira a filmes e séries sobre espiões 

"Archer" estreou em 2009 nos EUA no canal FX e satiriza com maestria filmes e séries sobre espiões, com roteiros inteligentes. Para começar, o poderoso Archer tem o codinome bem duvidoso de Duquesa, também nome do bichinho de estimação de sua mãe. Aliás, a série a princípio tinha esse título. Resolveram mudar na última hora. Criada por Adam Reed a produção é cultuada por uma legião de fãs e elogiadíssima pela crítica americana. Eric Schrier, presidente de programação original do FX, afirmou em comunicado que "Archer" é uma das melhores comédias da televisão, e é responsável por um crescimento significativo nas comédias do FX. A série foi indicada ao Emmy em 2010 e em 2014, assim como "Simpsons", "Family Guy" e outras animações de sucesso.

O elenco de dubladores conta com H. Jon Benjamin, Judy Greer, Chris Parnell ("Saturday Night Live"), Aisha Tyler e Jessica Walter.H. Jon Benjamin, voz de Archer, é o dublador de vários personagens famosos da TV americana. Ele dubla Bob (Bob´s Burgers), Ben ("Dr. Katz, Professional Therapist") e Carl ("Family Guy"). A primeira temporada teve dez episódios e as demais 13. Um detalhe interessante é que, se o espectador observar, vai ver que todas as revistas e jornais que os personagens leem durante os episódios possuem dicas do que vai acontecer nos próximos capítulos. 

No Brasil, exibição começou em 2012 

"Archer" começou a ser exibida no Brasil em 2012, pelo canal Sony Spin, que felizmente foi tirado do ar em julho de 2014. A ideia do canal voltado para o público jovem não deu certo. O Sony Spin foi altamente rejeitado em toda a América Latina, pois tinha uma programação medíocre. As únicas séries que salvavam eram "That 70s show" e "Archer", é claro. Os fãs ficaram tristes, mas não por muito tempo.

O Netflix tem em sua programação cinco temporadas da animação com opção apenas do som original. Vamos torcer para que não demore para disponibilizar a sexta. Até a próxima! 

> Clique & Confira

____________________________________________________________
Nas Ondas do Rádio

De segunda a sexta-feira, você curte o programa "Conexão", com Silvaninha Medeiros e Mikatsu Tanaka. Das 13 às 14h, tem música, informação, dicas e muita descontração. Se ligue, compartilhe, conecte-se! Colônia FM 87,5.

Por Silvaninha Medeiros  –  silvaninhamedeiros@live.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×