Vamos para a segunda parte de dicas para você maratonar em mais um feriado. Quem é fã de séries, e não vai aproveitar para viajar, passear, entre outros programas, pode aproveitar para fazer maratonas de séries curtas. Na coluna anterior me fixei nas produções com até oito episódios. Nesta segunda parte dei uma esticada, indo até 13 episódios. São dicas para os gostos mais variados. Entre séries e minisséries, passamos por um documentário emblemático e emocionante - principalmente para os fãs dos grandes realizadores da sétima arte - com a certeza de que qualquer que seja a(s) sua(s) escolha(s), você vai gostar. Então, vamos lá...
(Foto: Divulgação)
. O Exorcista (dez episódios)
Para começar sou fã do gênero, mas dispenso e costumo passar longe de exageros e bizarrices. Não que o “O Exorcista” não tenha os dois ingredientes. Mas o roteiro bem fundamentado e bem dirigido, aliado a um elenco que deu certo em todos os núcleos, fizeram com que eu superasse minhas exigências e desse uma chance à série - indicada pelo nosso editor Cláudio Alcântara - depois do primeiro episódio. Falando em episódios, são dez, quase todos no mesmo ritmo, ou seja, sem permitir que você disperse sua atenção e queira assistir outra coisa. O padre Tomas Ortega (Alfonso Herrera) é o melhor que nós temos em cena, além de Geena Davis (Angela Rance) e Ben Daniels (padre Marcus). O ator mexicano, além de talentoso, é muito gato. “O Exorcista” infelizmente está correndo o risco de cancelamento. Se for renovada, apresentará uma nova história. A ideia é que cada temporada tenha começo, meio e fim. A série estreou simultaneamente nos EUA e Brasil, no ano passado. Aqui foi exibida pelo canal FX.
. Five Came Back (três episódios)
É um documentário com produção executiva e participação de Steven Spielberg, ao lado de Francis Ford Coppola, Guillermo Del Toro, Paul Greengrass e Lawrence Kasdan. Os diretores do nosso tempo servem de ponte para mostrar o trabalho de cinco diretores aclamados, lendários e contemporâneos, que arriscaram suas vidas no front para documentar a Segunda Guerra Mundial. John Ford, William Wyler, John Huston, Frank Capra e George Stevens durante esse período negro da história, contribuíram para uma mudança na forma de enxergar a sétima arte, através de suas câmeras e sensibilidade. A direção é do francês Lauren Bouzereau e é produção original Netflix. Clichês à parte, eu gostei e acho que vale cada minuto do seu tempo.
. 13 Reasons Why (13 episódios)
É a série mais popular da Netflix desde sua criação, e a mais comentada nas redes sociais e rodas de debates e discussões sobre os temas apresentados, desde sua estreia em 31 de março na Netflix. Discutimos o assunto em meu programa de rádio - “Conexão”, na Rádio Colônia FM 87,5 - com um retorno surpreendente do público ouvinte. O tema mais destacado na produção é o suicídio entre jovens, além de estupro, violência física, e todo tipo de abuso que se possa pensar, que incrementa o pacote do famoso buylling. Numa primeira impressão você pode achar que é uma série para adolescentes. Não se engane. É para todas as idades, desde que você assista com a atenção devida aos problemas que são apontados. Se tem glamour ou não em torno do ato final, fica por conta de seu julgamento e entendimento.
. Between (seis episódios/duas temporadas)
Em uma cidadezinha simpática, chamada Pretty Lake, todos os habitantes acima de 22 anos morrem vítimas de uma misteriosa epidemia. Quando o governo federal declara o isolamento da cidade e coloca uma área de 16km de diâmetro em quarentena, as crianças e adolescentes ficam completamente perdidos e partem em busca de soluções e respostas. Mas todos ficam por sua própria conta e risco. O ponto principal é a disputa pelo poder. Se tem semelhança com “Under the Dome”? Assista e me conte... Alguns críticos detonaram “Between”, rotulando de fraca e medíocre, com atores ruins e inexperientes. Em minha opinião é uma série leve com ares jovens, sem grande comprometimento. O grande problema é o tema prometer, e não chegar lá. A produção é canadense em parceria com a Netflix. Aliás, é difícil hoje citar séries em destaque, sem citar o site de streaming.
. Kazoops! (sete episódios/duas temporadas)
Mais uma produção original Netflix. A sinopse diz: Monty, um garoto com muita imaginação e um grande senso de aventura, está sempre perguntando o porquê de tudo e as pessoas sempre fazem e dizem coisas que o deixam coçando a cabeça de tanta curiosidade. Será que todos os monstros são assustadores? Será que os animais sabem cantar? Por que temos que usar meias que combinem? Ao lado de seu melhor amigo Jimmy Jones, o porco de estimação da família, Monty desafia ideias preconcebidas com o poder da imaginação. É uma ótima opção para quem vai passar feriado com os filhos babys, sobrinhos, filhos de amigos. A garotada vai curtir. Eu adorei o porquinho Jimmy Jones e sua forma de comunicação tão original e seu dentinho branco charmoso. Em 5 de maio estreia a terceira temporada com mais sete episódios.
Até a próxima com “13 Resons Why”
_______________________________________________________
Nas Ondas do Rádio
De segunda a sexta-feira, você curte o programa "Conexão", com Silvaninha Medeiros e Mikatsu Tanaka. Das 13 às 14h, tem música, informação, dicas e muita descontração. Se ligue, compartilhe, conecte-se! Colônia FM 87,5.