(Fotos: Olho Vivo)
Carol recebeu o Prêmio OLHO VIVO 2016; ela e o DJ Lucas Gomes falaram sobre a profissão
> Confira a cobertura fotográfica da cerimônia de entrega do Prêmio OLHO VIVO 2016
Das pistas de dança para o palco do Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda. O Festival OLHO VIVO de Artes Integradas de sexta-feira, 28, às 19h, foi uma novidade: um talk show ao vivo sobre a arte de discotecar. A convidada Carol Marins recebeu o troféu, já que a ganhadora do Prêmio OLHO VIVO 2016/Categoria DJ não pôde comparecer à cerimônia de premiação, em fevereiro, no Aldeia das Águas, em Barra do Piraí.
O jornalista Cláudio Alcântara comandou o talk show e realizou um bate-papo com Carol e o convidado especial Lucas Gomes, traçando um panorama da profissão de DJ no Sul Fluminense. Foi divertido e diferente de tudo apresentado até agora no Festival. Entre uma pergunta e outra, uma brincadeira aqui e outra lá, os DJs mostraram como se mixa uma música ao vivo para as pistas de dança.
Carol, aos 17 anos conheceu um DJ e juntos montaram um duo. Porém, ele não conseguiu conciliar a faculdade com a vida de disc jockey.
- Eu, apaixonada e querendo aprender cada vez mais, continuei. Já são mais de dois anos tocando e aprendendo. Toquei ao lado de grandes DJs como: Fluorenzo, Tude, Caroles, Ruliver, G-Meos, Felipe Costa, Flávia Xexéo etc. The Gaarden, 08, Cocheiras Pub com a festa Deep RJ, boate Porão e Auê House são algumas casas em que já toquei - conta.
Disc jockey, popularmente conhecido como DJ, é um artista profissional que seleciona e reproduz as mais diferentes composições, previamente gravadas ou produzidas na hora, para um determinado público alvo. Isso pode ser feito para programas de rádio, clubes, boates, festas etc. Tudo começou no rádio, quando os DJs contribuíram para a consolidação do movimento rock and roll, a partir da segunda metade dos anos 50. E nessa mesma época os DJs levaram essa arte para os sistemas de som, alcançando um público que não tinha condições de comprar rádio ou toca-discos. Mas foi com o advento da discoteca, em meados dos anos 70, que os DJs ganharam fama fora do rádio e foram para as pistas de dança. Daí não pararam mais.
Comprometimento com o movimento artístico/cultural
Totalmente reformulado, em 2017 o evento ocupa o Centro Cultural Fundação CSN, com atrações na última sexta-feira e no último sábado de cada mês, até dezembro (veja o cronograma completo do Festival e os artistas que confirmaram participação).
O Festival OLHO VIVO de Artes Integradas é uma oportunidade para os contemplados com os troféus durante a cerimônia de entrega do Prêmio OLHO VIVO 2016, artistas indicados ao Prêmio e convidados especiais mostrarem seus trabalhos. Não visa gerar lucro para nenhuma das partes (site, Fundação, artistas), e sim abrir espaço para aqueles que quiserem apresentar um pouco da sua arte. Shows musicais, espetáculos teatrais, performances poéticas e de dança, noite de autógrafos, entre outras manifestações artísticas, têm espaço na programação. Entrada gratuita.
1 - O primeiro dia do Festival, 24 de março, sexta-feira, ficou por conta do grupo Vibe.
2 - No sábado, 25 de março, uma mistura do antigo repertório do trio Circunlókios com o novo.
3 - Em 29 de abril, foi a vez de “Peter Pan no País das Maravilhas”, da Cia. Teatral Intervalo.
4 - Na sexta, 26 de maio, Laiane Bernardes e modelos convidadas desfilaram looks com o tema Igualdade.
5 - No sábado, 27 de maio, às 15h, Wesley Faria apresentou show autoral.
6 - Na sexta-feira, 23 de junho, às 19h, quem se apresentou foi Lucas Motta, em show autoral.
7 - No sábado, 24 de junho, às 15h, show da Rany Silveira.
8 - Na sexta, 28 de julho, às 19h, Talk Show sobre a arte de discotecar, com a DJ Carol Marins.
9 - No sábado, 29 de julho, às 15h, Talk Show com canções autorais da Rafaela Rodrigues.
10 - Na sexta-feira, 1 de setembro, às 19h, show autoral com Os Meninos do Batuque e convidados.
11 - No sábado, 2 de setembro, às 15h, Talk Show com músicas autorais do Duo Instrumental.
12 - Na sexta, 19 de setembro, às 19h, trechos de "O homem da areia", da Rumo Cia. de Dança.
13 - No sábado, 30 de setembro, às 15h, Café Folosófico/Cultural - Elisa Carvalho.
14 - Na sexta-feira, 27 de outubro, às 19h, Bruno Perez & Banda (show autoral).
15 - No sábado, 28 de outubro, às 15h, Carlos Brunno e convidados.
> Festival OLHO VIVO de Artes Integradas - Gratuito. Centro Cultural Fundação CSN: Rua 21, nº 402, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.