Publicidade

RH

Thriller Psicológico

"The following": suspense com mortes chocantes e bizarras

Serial killer se entrega a lado "poético" do seu autor favorito, Edgar Allan Poe; partindo daí seus crimes são realmente assustadores

Colunistas  –  27/03/2013 19:42

1111

(Fotos: Divulgação)

"The following" estreou no Brasil em

21 de fevereiro, no Warner Channel

 

"The following" é um thriller psicológico que veio com a proposta de fazer a diferença entre as séries na linha drama/policial/suspense. E pelo que já vi, seu criador, Kevin Williamson, está se saindo muito bem. Kevin tem sua assinatura em grandes êxitos como "Dawsons creek" e "The vampire diaries". Mas seu trabalho se estende também para a telona, ele é o responsável pelo sucesso da franquia de longas de terror "Pânico". O que os trabalhos anteriores têm em comum é o público alvo: adolescentes em geral. E aí está realmente o diferencial de "The following".

A série é uma trama de muito suspense, com mortes chocantes e bizarras e seu conteúdo é mais direcionado para adultos. Não vejo a galera que curte "The vampire diaries" se ligando muito nessa linha, mas tudo é possível. O roteiro dessa primeira temporada é muito empolgante e prende a atenção. Você fica esperando o próximo passo do assassino, tanto quanto os agentes do FBI, a polícia e demais envolvidos. Só que o assassino está preso. Isso mesmo. O cara é tão louco, diabólico e sedutor (deliciosamente sedutor...), que mesmo no corredor da morte conseguiu formar um grupo de seguidores dispostos a matar e morrer por ele, sem pensar duas vezes.

Vamos ao enredo da trama:

1

James Purefoy está perfeito como Joe Carrol, dosando
muito bem sensualidade, sedução e crueldade

Kevin Bacon - ator que você está mais habituado a ver no cinema - interpreta o ex-agente do FBI Ryan Hardy, com aquelas características clássicas de quem não aguentou o tranco de um trabalho que o levou ao limite. Ryan é deprimido, solitário e alcoólatra. E o que o levou ao extremo foi justamente o caso de Joe Carrol (James Purefoy), serial killer que assassinou várias estudantes com requintes de crueldade e toques de poesia, afinal, Joe era um professor de literatura obcecado pela obra de Edgar Allan Poe, um escritor que sempre acrescentava mistério e coisas macabras em suas histórias. Pessoalmente adoro os livros dele. Poe acreditava que há beleza na morte. Joe Carrol se entrega a esse lado "poético" do seu autor favorito e partindo daí seus crimes são realmente assustadores. Inclusive, a série tem sido alvo de críticas a respeito de seu conteúdo violento.

E quando o ex-agente pensa que tudo está bem, pois Carrol está atrás das grades, tem que voltar à ativa para lidar com a loucura das ações e crimes cometidos pelos seguidores do assassino, que foram atraídos por ele pela internet com a ajuda de um guarda da prisão, também seu seguidor. E o que angustia a quem assiste é que qualquer um pode ser, digamos, voluntário de Carrol, na execução de seus crimes. A cada episódio fico me perguntando se esse ou aquele personagem não está do lado dele. Uma coisa é certa: um dos agentes envolvidos na investigação é um dos cúmplices; aposto!

Um triângulo amoroso conturbado

O envolvimento dos protagonistas vai bem mais além "do agente que prende o bandido e tudo volta ao normal". A história deles é complicada porque envolve não só as nuances do caso, na época da investigação, mas também um triângulo amoroso conturbado. Ryan teve um envolvimento com a ex-mulher de Joe. E pelo visto isso não passa na garganta do serial killer, que deixa clara a sua intenção em atormentar o agente sem dar tréguas.

Bom, até aqui você, caro leitor, já percebeu que gostei muito de "The following". Sim. Gostei e espero não me decepcionar com o rumo do roteiro, que pode colocar tudo a perder. Eu sei que o criador Kevin Williamson entende de suspense e terror, como ninguém. Por isso, acredito que ele vai seguir dando destaque ao mocinho e ao bandido - aliás, que bandido!

Elenco de primeira linha

2

Conhecido: Kevin Bacon é um ator premiado de longa carreira no cinema; agora na TV

James Purefoy está perfeito como Joe Carrol, dosando muito bem sensualidade, sedução e crueldade. Kevin Bacon dispensa comentários. É um ator premiado de longa carreira no cinema, que agora resolveu fazer história na TV.

"The following" estreou nos EUA em 21 de janeiro no canal Fox e no Brasil em 21 de fevereiro no Warner Channel. A série é exibida todas as quintas-feiras, às 22h.

Mais Edgar Allan Poe

O universo de Edgar Allan Poe está em alta. Em 2 de abril, estreia no canal Fox "Contos do Edgar", uma série brasileira ambientada em São Paulo. A série já tem cinco episódios produzidos para a primeira temporada. A produção é de Fernando Meireles e a direção é de Pedro Morelli. Mais detalhes no "Clique & Confira" e em breve aqui na coluna.

> Clique & Confira: Warner Channel e Canal Fox

Por Silvaninha Medeiros  –  silvaninhamedeiros@live.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×