(Foto Ilustrativa)
Três melhores projetos vão representar
o Rio de Janeiro na competição nacional
Criatividade, inovação e empreendedorismo são as palavras de ordem para os estudantes das escolas Sesi de Petrópolis, Barra Mansa e Jacarepaguá que participam nesta segunda-feira, 3 de outubro, da I Mostra Sesi de Ciências e Engenharia. Quarenta e cinco alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio das três unidades apresentarão projetos de iniciação científica nas áreas de exatas, humanas e biológicas. O evento, em parceria com a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) - ligada à USP (Universidade de São Paulo), será realizado na unidade do Sesi Petrópolis, no Bingen, a partir das 11h.
Por meio de práticas pedagógicas, os jovens divididos em 15 grupos, vão expor suas pesquisas nas áreas de ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra, humanas, saúde, sociais aplicadas e engenharia. Todos os trabalhos foram desenvolvidos pelos próprios estudantes com supervisão e orientação de professores.
Em seus projetos, os alunos foram desafiados a debater situações que afetem o dia da dia e seu entorno social e propor soluções que de fato transformem a sua realidade e da sociedade. Os três melhores trabalhos, eleitos pela banca avaliadora, representarão o Rio de Janeiro na etapa nacional a ser realizada em Brasília durante a Olimpíada do Conhecimento, em novembro.
Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais do Sesi Rio, Suzan Ribeiro, a implantação do processo de metodologia científica possibilita que os estudantes desenvolvam a criatividade e a inovação e despertem competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento de cidadãos atentos as transformações do mundo.
- A escola precisa dar ferramentas aos jovens que permitam a autonomia intelectual e o protagonismo. Quando se envolve os jovens em projetos, criam-se espaços diferenciados de educação, que estimulam a leitura, a pesquisa, a comunicação e argumentação. E daí eles passam a ver sentido no estudo e no que estão fazendo - explica.
- A educação tem sido desafiada a pensar outras formas de ensinar, e construir com as próprias mãos é uma das maneiras de atender às exigências do mundo contemporâneo com vistas à qualificação dos saberes, e as escolhas pessoais e profissionais - completa Suzan.
_______________________________________________________
A programação da I Mostra Sesi de Ciências e Engenharia será aberta por uma mesa-redonda que discutirá como a ciência, a inovação e a tecnologia podem criar espaço para a construção e produção de sentidos que venham inspirar o jovem para solução dos aspectos imperativos da sociedade.
_______________________________________________________
O debate será feito pelas doutoras em tecnologia, Sicília Judice e, em biologia, Fernanda Retondaro; alunos da Escola Sesi Maracanã - Lucas Aires, Giovane de Souza Martins e João Pedro Mezavila que apresentarão o Projeto "Tell Me" e; estudantes da Escola Sesi de Jacarepaguá do curso de ensino médio articulado com o curso técnico em automação. A mediação será feita pelo professor e apresentador do programa Ciência em Movimento, Márcio Campos.
O evento é aberto e destinado aos jovens e à comunidade estudantil de Petrópolis. A Febrace é realizada pelo LSI-TEC (Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico), associado da Escola Politécnica da USP. Realizada todos os anos desde 2003, a Feira constitui um grande evento de mostra de pesquisas científicas, reunindo jovens talentos pré-universitários em ciências e engenharia.