(Foto: Divulgação)
Jovens de Barra Mansa criaram balança para certificação e controle do consumo do gás de cozinha
> Alunos participam da Mostra Sesi de Ciências e Engenharia; soluções para problemas do dia a dia
Projetos de iniciação científica e pesquisa investigativa criados por estudantes das escolas Sesi de Barra Mansa, Petrópolis e Jacarepaguá vão representar o Rio de Janeiro na etapa nacional da Mostra Sesi de Ciência e Engenharia, que acontecerá em Brasília, em novembro. Os trabalhos foram escolhidos durante a disputa estadual, realizada em Petrópolis na segunda-feira, 3, quando avaliadores da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) elegeram os três vencedores baseados nos quesitos criatividade, inovação e empreendedorismo.
A disputa envolveu 45 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio das três unidades escolares. Os jovens foram desafiados a criar soluções inovadoras para situações que afetam o cotidiano e seu entorno social, propondo avanços para a sociedade. As pesquisas foram feitas nas áreas de ciências exatas e da terra, agrárias, biológicas, humanas, saúde, sociais aplicadas e engenharia.
Entre os vencedores, os jovens de Barra Mansa criaram uma balança para certificação e controle do consumo do gás de cozinha.
_______________________________________________________
Aparelho pode ser utilizado tanto para consumidores domésticos, que seriam informados sobre a quantidade de gás que ainda está dentro dos botijões, quanto para empresas distribuidoras do produto, para certificação e controle de fraudes.
_______________________________________________________
Os representantes de Petrópolis apresentaram um estudo sobre a extração da essência do alho para produção de repelente natural contra serpentes, na tentativa de unir a cultura popular e ciência. Já os jovens de Jacarepaguá desenvolveram uma lâmpada capaz de consumir menor quantidade de energia se comparada às lâmpadas normais, através de um sistema para regulação automática da voltagem de acordo com a luz do ambiente. O objetivo é aprimorar a luminosidade das lâmpadas comuns para economizar mais energia.
Segundo a gerente de Educação Básica do Sesi Rio, Hozana Cavalcante, a participação dos estudantes no desenvolvimento de projetos científicos contribui para a criação de jovens atuantes e protagonistas, preocupados com as transformações do mundo.
- Com essa proposta, os estudantes são capazes de autoconduzir seu conhecimento, ou seja, a metacognição. As pesquisas desenvolvidas para esses trabalhos subsidiaram os projetos proporcionando maturidade acadêmica e profissional. É como colocar o conhecimento em ação, onde tudo o que se aprende pode ser utilizado para o desenvolvimento de um projeto ou inovação - afirma.
A etapa nacional da Mostra de Ciências e Engenharia será realizada dentro das atividades da Olimpíada do Conhecimento, de 10 a 13 de novembro. O Rio de Janeiro irá competir com projetos de outros quatro estados: Alagoas, Bahia, Goiás e Minas Gerais. A competição tem parceria com a Febrace, realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), associado da Escola Politécnica da USP.
O encontro em Petrópolis ainda contou com uma mesa-redonda que debateu como a ciência, a inovação e a tecnologia podem criar espaço para a construção e produção de sentidos que venham inspirar o jovem para solução dos aspectos imperativos da sociedade. O debate contou a mediação do professor e apresentador do programa Ciência em Movimento, Márcio Campos, das doutoras em Tecnologia, Sicília Judice e, em Biologia, Fernanda Retondaro e estudantes.