(Fotos: Divulgação)
_______________________________________________________
Obra e autor: Diálogo entre a poesia contemporânea e a tradicional, refletindo sobre questões como amor, morte e solidão
_______________________________________________________
Diálogo entre a poesia contemporânea e a tradicional. Esse é o intuito da nova obra do escritor Luiz Otávio Oliani. Publicado pela editora Penalux, o livro “Palimpsestos, outras vozes e águas” traz a reflexão, por diferentes ângulos e influências literárias sobre as grandes questões de todos os tempos: o amor, a solidão, a morte, a efemeridade do tempo, entre outros.
Segundo o autor, a obra reúne, de maneira harmoniosa, “vozes” poéticas do presente e do passado. O livro mostra os palimpsestos, ou seja, os textos escritos e inspirados em autores tradicionais, que conversam com contemporâneos e com águas diversas, a partir de temas sem ligações com autores específicos.
As referências de escritores alcançam extremos longínquos, como quando se fala de Drummond ou Kafka, mas também demonstra proatividade e atualidade, ao inovar trazendo influências de poetas modernos, como, por exemplo, Alexandra Vieira de Almeida, Jorge Ventura e Astrid Cabral.
- A ideia era mostrar que o poeta precisa dialogar com o “cânone literário” para produzir sua própria obra, sem ignorar os que antecederam - ressalta.
Um pouco sobre o autor
Luiz Otávio Oliani é poeta, contista, cronista e dramaturgo. Graduou-se em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em direito, pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). Atua como professor de língua portuguesa, literatura brasileira e produção textual em diversos estabelecimentos de ensino. Como escritor, publicou 12 livros, sendo nove de poemas e três peças de teatro. É integrante da APPERJ (Associação Profissional dos Poetas do Estado do Rio de Janeiro) e da Academia Humanística, Artística e Literária “Lítero Cultural”. Participa de mais de 200 livros coletivos nacionais e estrangeiros como poeta, cronista, contista ou autor de prefácios, orelhas ou resenhas críticas. Participou da Revista Literária Sociedade dos Poetas Novos. Ainda representou o país, em 2017, no IV Encontro de Poetas da Língua Portuguesa em Lisboa (PT).
_______________________________________________________
Fique de Olho
> Livro: “Palimpsestos, Outras Vozes e Águas”. Editora Penalux. Páginas: 108. Tamanho: 14 x 21cm. Clique aqui para comprar. Valor: R$ 35. Orelhas de Adriano Nunes. Quartacapa de Antonio Carlos Secchin. Prefácio de Diego Mendes Sousa.