Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Parabéns Pra Você

Uma década de D´HanKs em dose dupla

Banda comemora dez anos com show no Gacemss e no Piano´s Bar Embaixador, em Volta Redonda

Música  –  10/07/2013 23:09

1

(Fotos: Divulgação/Tamer Brito)

Banda DH é influenciada por nomes do rock e do pop, nacional e internacional, clássico e atual

A D´HanKs comemora uma década em dose dupla. Dois shows no mesmo dia 27 de julho (sábado): no Gacemss, às 20h30, e no Piano´s Bar Embaixador, às 23h, ambos em Volta Redonda. No Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva - Teatro I, a apresentação terá 1h45, tocando músicas dos dois CDs lançados nesses dez anos, além de material inédito. Na festa no Piano´s, bandas convidadas, além de clipes da DH no telão. O OLHO VIVO fez uma exclusiva com a vocalista da banda, Angélica Ribeiro, a Angel, que você confere mais abaixo. 

Formada em 2003, a DH é influenciada por nomes do rock e do pop, nacional e internacional, clássico e atual: Evanescence, Pitty, Paramore, Alanis Morissette, System of a Down, Foo Fighters, Raimundos, entre muitos outros. "Essa variedade aparece claramente nas composições e, assim, a D´HanKs consegue manter sua personalidade única, passeando por diversas vertentes do rock, sem perder sua identidade - ora agressiva, ora suave e, principalmente, uma mistura de ambas as características", cita o material de divulgação da banda. 

Desde o início, apresenta composições próprias, gravadas em dois EPs (2007 e 2008) e, mais tarde, compiladas em seu primeiro álbum independente, "Escolhas e renúncias" (2009), com 13 músicas autorais. Nesse CD, destaca-se "Rainha do drama", música responsável por premiar a banda diversas vezes. Ainda em 2009, com o CD e o webclipe de "Rainha do drama" (ambos de produção independente), a DH participou do Atitude.com - transmitido ao vivo pela TV Brasil. No fim desse mesmo ano, foi lançado o segundo webclipe independente, da música título do CD: "Escolhas e renúncias". 

Em 2011, saiu o single "Sem sinais" (com webclipe produzido pela Casulo Produções). Essa música marcou a estreia da D´HanKs nas rádios regionais (Rádio Sociedade FM, do Sistema Sul Fluminense de Comunicação, Resende AM/FM e Real FM). "Sem sinais" é a faixa de abertura do segundo CD, "Mil faces", lançado em maio de 2012, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, disponível para download em seu site oficial

Assista a dois clipes da banda: 

"Sua menina" (produção 100% independente) 

 

"Silêncio" (Pexera Produções - SP) 

Com o lançamento do CD, vieram mais dois webclipes, para as músicas "Hora da insônia" (abril/12) e "Chore" (agosto/12), ambos com produção independente. A música "Silêncio" estreou nas rádios locais, e em setembro teve o clipe produzido pela Pexera Produções, de São Paulo, responsável por clipes de bandas como Strike, Glória, entre outras. Este ano, a banda lançou mais dois webclipes (para "Utopia" e "Sua menina"). Ambos independentes. Também emplacou "Bailarina" nas rádios locais. 

Veja os vídeos que contam a trajetória da banda  

D’HanKs já passou por cidades dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, em diversos tipos de eventos: festivais de música ou específicos de rock, festas universitárias, casas de shows, eventos municipais, shoppings (em versão acústica) etc. Em algumas dessas ocasiões, tiveram a oportunidade de tocar na mesma noite de artistas consagrados nacionalmente, como Detonautas Rock Clube, CPM22, Tihuana, Chimarruts, Marjorie Estiano, Luxúria e Zé Ramalho. 

Os prêmios conquistados pela D´HanKs 

> 1º lugar na categoria Pop Rock, na 10ª edição
do Festival de Bandas Novas de Juiz de Fora-MG (2008);
> 1º lugar do I FEMUFF-VR (Festival de Música da Universidade
Federal Fluminense de Volta Redonda - 2008);
> Três troféus no Festival "Canta Rio Sul" (promovido pela TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo, no sul do estado do Rio de Janeiro) - Agrado Popular, durante a semifinal, Melhor Intérprete e 2º lugar na categoria Pop Rock;
> Banda Revelação da 2ª edição do RocknRoll Festival, em Andrelândia-MG (2007) e tornou-se bicampeã, em 2009, do FEMUFF-VR, com a música "Segredos" (primeira faixa do CD Escolhas e Renúncias); 
> Em 2010, a banda recebeu os prêmios de melhor baterista (Felipe)
e melhor tecladista (Angélica) no festival Volta Redonda do Rock. 

Quem é quem na banda 

• Angélica Costa Ribeiro (Angel) - vocal e teclado
• Felipe da Silva Valentim (Lipe) - bateria
• Renan do Nascimento Pimentel (Foca) - guitarra
• Roberto Oliveira Colatino (Sorvete) - baixo
• Rogério Alonso Fortes (Gério) - vocal e guitarra 

Confira a entrevista com Angélica Ribeiro, a Angel 

2

D´HanKs já passou por cidades do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo

É difícil, não só na região, uma banda durar dez anos. E aí entram vários fatores. A que você atribui a longevidade da DH? 

A dois fatores básicos e principais: a amizade entre os cinco integrantes (somos amigos, antes de colegas de banda) e ao amor genuíno pela música. Temos sonhos e ambições, sim, mas não deixamos que eles superem a verdade de simplesmente amar a música. E nem precisamos nos esforçar pra isso! 

A sonoridade da DH casa bem com o que as FMs tocam hoje em dia. Tanto que já ouvi pelo menos duas músicas virarem hits aqui nas rádios locais. Vocês têm essa preocupação ao compor? Ou isso acontece naturalmente? 

Sinceramente não nos preocupamos com isso. Somos uma banda de rock, mas o "toque de leveza" acaba acontecendo por culpa minha (risos)! Cresci ouvindo música pop. Apesar de hoje em dia ouvir basicamente rock (várias vertentes), ainda ouço algo do gênero e com certeza influencia na hora de compor... 

O show será uma mesclagem dos dois CDs. Dá para citar algumas canções que estarão no repertório? Vocês falam também de novidades? Podem adiantar alguma coisa, sem estragar a surpresa? 

Não faltarão as pedidas de sempre: "Silêncio", "Bailarina", "Sem sinais" (que tocaram nas rádios) e as mais antigas e queridas, como "Rainha do drama", também estarão presentes. Adiantar alguma coisa? Vai ter música novinha em folha, só não digo os nomes (risos)! E também teremos a participação da bailarina Beatriz Viana, coreografada pela diretora do Ballet Gacemss, Izabel Leal, num momento muito bacana. 

Noto uma preocupação da banda com o visual, não só nos clipes, mas no material de divulgação também. O que remete a uma pegada meio pop. Quem cuida desse aspecto da banda? 

Eu mesma! Adoro mexer com essa parte. Muitos dos flyers, mídias e a maioria dos clipes que fazemos são editados por mim. Daí a resposta da primeira pergunta já explica a pegada meio pop, né? 

CD gravado e lançado. Que avaliação você faz hoje em dia da importância do disco físico para os artistas? Vem outro CD por aí? 

O CD físico, hoje em dia, tem sido quase item de colecionador (como acontece com os LPs, há muito tempo), pois a maioria das pessoas ouve música apenas em seus pendrives, celulares e computadores... Tanto que não nos importamos em disponibilizar os CD gratuitamente para download. Mas nós adoramos o conjunto: arte, clipes, músicas, letras, encartes... Por isso, é bem provável que lancemos outro CD, sim! 

O lance de fazer dois eventos no mesmo dia Gacemss/Piano´s. Qual a estratégia? O que muda de um evento para o outro? 

Nós queríamos comemorar os dez anos de duas formas diferentes: uma mostrando e valorizando nosso som, a nossa arte pura e direta - por isso a escolha do teatro, onde todos ficam sentadinhos, apenas ouvindo as músicas e apreciando o show (espero, risos); e a segunda forma será literalmente uma festa, com muito rock e muitos amigos - e aí entram o Pianos Bar, que sempre nos recebe muito bem, e a presença de pessoas que nos acompanham há anos, senão desde o início da banda. Acrescidos das bandas convidadas de amigos e colegas nossos, claro! 

Vocês falam em bandas convidadas. Qual será o papel dessas bandas nos eventos? Quem já confirmou presença? 

As bandas e músicos convidados foram chamados para deixar a noite mais brilhante e completa, com rock pra todo o gosto. São estilos diferentes e alguns tocarão próprias, enquanto outros tocarão cover. Com certeza farão uma bela festa pra nós. As confirmadas são: Inabitual, Insanecide, Jackset, Mavericks, Mademoiselle e Vitrine. A intenção era nós cinco da D´HanKs termos nosso momento de descontração e diversão com os amigos fora do palco, também, mas ainda com muita música! Nós até tocaremos, mas apenas para acompanhar alguns amigos músicos que não estarão com banda no dia: Rafaela Kerst, Guilherme Castro, Jairo Freitas, Cristiano Valentim e Fábio Gilton. 

Vivemos num mercado de modismos, sempre foi assim. Mas parece que de uns tempos para cá houve um certo excesso. Como a banda faz para conviver com isso, no sentido de sobreviver musicalmente? Todos os integrantes vivem de música? 

Eu gosto de dizer que nós vivemos de música, porém não nos sustentamos com ela (risos)! Todos temos outras profissões. Acredito que principalmente por não cedermos a esses modismos e por darmos muita ênfase ao trabalho autoral - que precisa de um grande empurrão para "estourar" (financeiramente falando). Nós tocamos cover nos nossos shows, mas sempre respeitando os nossos gostos, influências e preferências. Nunca tocamos uma música que realmente não gostássemos só para "agradar" o público da noite. Até porque, quem nos acompanha tem o mesmo gosto do nosso, então sabemos que podemos nos manter fiéis ao que temos feito. 

O que é mais delicado, quando se fala em cenário musical na região? E o que temos de mais positivo?

No nosso caso, acredito ser fato de o rock não ser o estilo favorito da maioria, na região. Várias casas se fecham, simplesmente por isso. Se for pra tocar em alguns lugares, os repertórios precisam ser sempre com aqueles hits do estilo que fizeram sucesso de um modo geral, para não decepcionar a maioria que não gosta de rock. Por outro lado, existem bons projetos e eventos independentes, que normalmente acontecem em parcerias entre bandas e existe, também (preciso citar) o Pianos Bar Embaixador, que abre espaço para bandas com trabalho autoral e repertório mais alternativo. E há, sim, um bom público que acompanha tudo isso, felizmente. 

Algumas vocalistas desenvolvem projetos paralelos solos, sem deixar suas bandas. Você já pensou em algo nesse sentido? 

A D´HanKs, há dez anos, é minha vida. Faço tudo dedicada a ela. Digo (e não é brincadeira) que prefiro ser reconhecida como "a menina do cabelo vermelho, que canta na D´HanKs" do que como Angélica Ribeiro. Mas isso não me impede de participar de projetos legais e que não interfiram no andar da D´HanKs. Neste ano mesmo, estou participando de um projeto de tributo à banda Led Zeppelin (com os músicos Ricardo "Chico Bento", Márcio Costa e Eric Leal, com data a ser divulgada, em breve) e do evento Rock Divas (a ser realizado dia 24 de agosto, no Piano´s Bar, comigo e com as talentosíssimas Daiane Landin, Mariana Fracornel e Rafaela Kerst, e banda).

Serviço 

3

> D´HanKs 10 anos - Os ingressos antecipados para o Teatro Gacemss serão vendidos a R$ 5 nas lojas Puppets (Vila-VR), Overall (2° piso do Pontual Shopping, Vila - VR), Nova Casa da Música (Aterrado - VR) e Casa da Música (Centro - BM). O ingresso/cartão deverá ser apresentado do dia do evento, junto a 1kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal - a doação será direcionada ao Asilo Dom Bosco). Saiba mais detalhes do evento na página da banda no Facebook. Telefones: (24) 8126-2076 / (24) 3349-9108 / (24) 8817-2191. Site oficial. e-mail: contato@dhanks.com.br

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • marcio carvalho

    Tributo a Led Zeppelin?? Isso é bom, hein?? Esse eu quero ver! A propösito, parabéns a D\Hanks que, junto ao Figurótico, estão aí há mais de 10 anos sustentando o rock na região! Pop é o cacete, viva ao rock sempre! Ou, pegando mais leve: pop é passageiro, rock é atemporal...