(Foto: Divulgação)
"Só temos a agradecer a iniciativa da fusão e torcer para o seu sucesso e continuidade"
> Leia também: Confira a cobertura fotográfica da FESTA CULT; Evento no Clube Foto marcou a fusão do jornal VOLTA CULTURAL com o site OLHO VIVO
"Me tornei DJ quando nasci. A profissão, pra mim, é difícil, não compreendida por muitos". Alexandre Tavares Campelo (apenas DJ Campelo, como é conhecido nas baladas) entende como poucos a magia da música, tendo na mixagem a preferência sempre pela house music. Autodidata, mesmo porque antigamente para fazer uma mixagem - transição de uma música para outra - era de forma artesanal. Só a partir dos anos 80 é que a música eletrônica começou a possibilitar essa mixagem perfeita que ouvimos hoje. "Mas acho importante você poder aprender com quem realmente sabe", diz.
Campelo tem como perfil musical o remix, ou seja, músicas trabalhadas por outros DJs. Ele gosta e divulga. Com isso, muito do sucesso da pista comandada por Campelo está entre o rock clássico internacional e nacional. Ele explica que isso se deve a discotecários que traziam uma gama de cultura nas rádios. Gosta também de coisas do pop e MPB para a pista de dança (tudo remixado, é claro).
Segundo Campelo, a soma de forças é sempre bem-vinda, quando se trata de cultura na região. "Só temos a agradecer a iniciativa da fusão VOLTA CULTURAL/OLHO VIVO e torcer para o seu sucesso e continuidade", comenta. Baseado na importância dessa união e na seriedade dos profissionais envolvidos, o DJ preparou um trabalho na FESTA CULT de acordo com o público que se pretende atingir. "Musicalmente falando, o ponto forte no meu trabalho foi e sempre será o remix", fala.
Atualmente, Campelo presta consultoria e serviço para empresas no ramo do entretenimento (casas, clubes e espaços para festas), como DJ e técnico em sonorização, tudo ao vivo.
E, se a questão é muito delicada, Campelo tem uma postura bem definida. "É de senso comum entre os DJs que existe uma grande depreciação da profissão, devido a muitos DJs que estão trabalhando só pelo glamour. Enquanto profissionais estão se esforçando para criar, produzir e divulgar o seu material, existem os tocadores de músicas, que até sabem a técnica, mas não usam em benefício da pista, e sim em benefício próprio. Exemplo: tocar só o que está na moda sem acrescentar nada. Trabalhar para construir uma pista realmente de qualidade leva tempo, e muito trabalho", enfatiza.
Talvez, por isso, Campelo, infelizmente, tenha se decepcionado com a maioria dos DJs que admirava na região. "Mas gosto muito dos meus amigos e tenho aos DJs produtores profundo respeito", frisa.
E quem curte uma pista de dança recheada de música eletrônica de boa qualidade, agradece. Afinal, Campelo sabe o que faz.
Dos tempos do vinil
Campelo nasceu no Rio Grande do Sul, mas desde criancinha mora na região sul fluminense. House music e remixes são as suas praias, e ele começou a mexer nas pick-ups em meados de 1988, no Clube Goiabal, em Barra Mansa. Sem internet naquela época, era tudo bem difícil. Festas? Só com vinil, a maioria importado e com altos custos. E, quem diria, o nome Campelo veio quando ele saiu do Exército. Ralou um bocado e só em 95 as portas começaram a se abrir para o DJ. Daí ele colocou muita gente para dançar no Rio, Minas Gerais e São Paulo, entre outros locais. Tocou em todas as casas da região e, de 2004 a 2010, foi DJ residente do Cana Café, em Volta Redonda.
O resultado dessa experiência toda o público sente na pista de dança. "A quantidade de pessoas cantando um remix e dançando não importa, mas a catarse proporcionada naquele momento é indescritível. Tive a oportunidade de sentir isso algumas vezes e posso dizer que, além de gratificante, a experiência é plena", observa. Para Campelo, a ética profissional vem em primeiro lugar: "Penso sempre em uma maneira de conquistar o respeito e o meu espaço sem tirar nada de ninguém. Aliás, como sempre faço. Tenho muita esperança na qualidade da região". E nós também!
Fique de Olho
> Prêmio OLHO VIVO 2012 - Categoria DJ: Campelo venceu com 29,80% dos votos. Total de votos = 547 > Contatos com o DJ - Telefone: (24) 9841-6687. Blog