(Foto: Divulgação)
D´HanKs, segundo Angel, não cede a modismos e dá muita ênfase ao trabalho autoral
> Leia também: Confira a cobertura fotográfica da FESTA CULT; Evento no Clube Foto marcou a fusão do jornal VOLTA CULTURAL com o site OLHO VIVO
Uma banda que passeia com naturalidade por diversas vertentes do rock, misturando agressividade com toques suaves. A D´HanKs comemorou uma década em 27 de julho, com shows no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) e no Piano´s Bar Embaixador, ambos em Volta Redonda. Tem dois CDs lançados e um público fiel.
A vocalista Angélica Ribeiro, a Angel, enfatiza que a D´HanKs é uma banda de rock, mas que o "toque de leveza" acaba acontecendo por culpa dela. A "moça do cabelo vermelho", como é identificada por alguns, cresceu ouvindo música pop. E, apesar de hoje em dia ouvir basicamente rock (várias vertentes), ainda escuta com gosto algo do gênero, o que influencia na hora de compor.
Angel acredita que quanto mais as artes e os artistas se unem, mais todos têm a ganhar. "O mesmo vale para os veículos de divulgação e comunicação desses trabalhos. Costumo dizer que falta apoio e valorização do artista local e essa união pode, literalmente, criar forças para fazer com que o material do artista seja mais visto e, possivelmente, mais apreciado por pessoas que, muitas vezes, nem têm ideia do que acontece e é produzido no âmbito artístico da região", observa.
E a banda se animou muito para a FESTA CULT. A D´HanKs tem dado preferência à divulgação do trabalho exclusivamente autoral, tem feito versões e shows com músicas de outros artistas apenas em tributos e eventos específicos. "Isso tem funcionado muitíssimo bem para nós. Pessoas novas estão conhecendo nosso som e nos acompanhando por isso. Então, ficamos muito animados para apresentar nossas músicas nessa festa com tanta gente interessada em arte", diz.
Sucesso na rede, os webclipes das músicas "Hora da insônia" (abril/2012) e "Chore" (agosto/12), ambos com produção independente, mostram bem a sonoridade da banda. Já "Silêncio" estreou nas rádios locais, conquistando mais público para a D´HanKs e, em setembro, teve o clipe produzido pela Pexera Produções, de São Paulo, responsável por clipes de bandas como Strike, Glória, entre outras. Este ano, a banda lançou mais dois webclipes (para "Utopia" e "Sua menina"). Ambos independentes. De quebra, emplacou "Bailarina" nas rádios da região.
Angel gosta de dizer que a banda vive de música, porém os integrantes não se sustentam com ela. Todos têm outras profissões. Ela acredita que, principalmente, pelo fato de a D´HanKs não ceder a modismos e por dar muita ênfase ao trabalho autoral, ainda não "estourou" (financeiramente falando). A banda toca, sim, cover nos shows, mas sempre respeitando os gostos, influências e preferências dos integrantes.
O que vem por aí? No momento, segundo Angel, a banda quer fazer os últimos clipes para algumas músicas do CD "Mil faces" e investir um pouco mais na divulgação dele: "Foi um álbum muito elogiado, graças a Deus, e acredito que ainda pode nos render muito mais! Mas somos muito ativos e já temos coisas novas à vista. Além das duas músicas inéditas que apresentamos no show de 10 anos da D’HanKs, já temos planos de fazer outras, em breve. Quem sabe não lançamos o terceiro CD no fim de 2014?".
O público torce por isso!
Dez anos de trabalhos autorais
A D´HanKs foi formada em 2003, influenciada por nomes do rock e do pop, nacional e internacional, clássico e atual: Evanescence, Pitty, Paramore, Alanis Morissette, System of a Down, Foo Fighters, Raimundos, entre outros. Desde o comecinho faz questão de apresentar composições próprias, gravadas em dois EPs (2007 e 2008) e, mais tarde, compiladas em seu primeiro álbum independente, "Escolhas e renúncias" (2009), com 13 músicas autorais. Destaca-se "Rainha do drama", música responsável por premiar a banda diversas vezes. No fim desse mesmo ano, foi lançado o segundo webclipe independente, da música título do CD.
Em 2011, saiu o single "Sem sinais" (com webclipe produzido pela Casulo Produções). Essa música marcou a estreia da D´HanKs nas rádios regionais (Rádio Sociedade FM, do Sistema Sul Fluminense de Comunicação, Resende AM/FM e Real FM). "Sem sinais" é a faixa de abertura do segundo CD, "Mil faces", lançado em maio de 2012, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, disponível para download em seu site oficial.
Fique de Olho
> Quem é quem na banda - Angélica Costa Ribeiro (Angel): vocal e teclado; Felipe da Silva Valentim (Lipe): bateria; Renan do Nascimento Pimentel (Foca): guitarra; Roberto Oliveira Colatino (Sorvete): baixo; Rogério Alonso Fortes (Gério): vocal e guitarra.
> Contatos com a D´HanKs - Telefones: (24) 8126-2076 / (24) 3349-9108 / (24) 8817-2191. Site oficial. E-mail: contato@dhanks.com.br
Edição impressa