Publicidade

RH

Mundo Virtual

Blogueiros: Bruno Costa aposta na difusão da boa música

Jornalista, escritor, cineasta, pesquisador e DJ administra o blog "Eu Ovo"; ele diz que download gratuito não é pirataria

Música  –  15/11/2012 17:24

1

(Foto: Divulgação)

“Disco baixado é disco vendido, seja na forma de
ingresso comprado, ou de discos físicos mesmo”

“Loucos por Música” é a série com enfoque em blogs, blogueiros e colecionadores de música em qualquer formato, LP, CD, mp3. Estou numa verdadeira caça a blogs interessantes, o trabalho é árduo, conheço alguns, mas é obvio que devem existir muitos que são ótimos e não conheço. Então, se você conhece, administra, colabora ou participa de um, pode deixar um comentário ou enviar um e-mail pra mim. Valeu! Meu convidado de hoje é Bruno Costa, jornalista, escritor, cineasta, pesquisador, DJ e blogueiro. Tem 38 anos, administra o blog “Eu Ovo”.

Márcia: Como e quando começou a escrever seu blog?

Bruno: Comecei em 2006. Cheguei a usar o Napster, usei o Audioglaxy, depois o Kazaa e usava também o Limewire e o SoulSeek, que usava na época (meados de 2006). Quando descobri os blogs de compartilhamento de música, na mesma hora resolvi criar o meu próprio para compartilhar meus discos digitais. 

Márcia: Qual era o objetivo e este objetivo permanece o mesmo ainda hoje?

Bruno: O objetivo é o mesmo - com o intuito atualmente de conscientizar os próprios artistas de que não se trata de pirataria, mas sim acessibilidade. 

Márcia: Quando começou já era “Eu Ovo” e por que escolheu esse nome?

Bruno: Desde o começo uso esse nome - um trocadilho engraçado do verbo ouvir com um ovo. Essa ideia surgiu de um amigo palhaço, integrante da trupe Udi Grudi - eles tinham uma peça teatral chamada “O ovo”, e quando um repórter perguntou o porquê do nome da peça, eles nem pestanejaram e responderam que era por causa do verbo “ovir”. 

Márcia: Como escolhe os álbuns para postagem? Suas escolhas são aleatórias?

Bruno: Escolhia o que gostava de ouvir, o que estava em voga... Por exemplo: já fiz postagem em homenagem a aniversariantes, como Luiz Gonzaga no dia 13 de dezembro, que é o aniversário do Rei do Baião... Mas hoje em dia eu só posto discos dos artistas que autorizaram o download gratuito. Os que não autorizam (ou se incomodam com essa prática) não aparecem mais no blog. 

Márcia: Já teve algum tipo de problema com gravadoras ou bandas ou teve álbuns deletados de provedores?

Bruno: Já tive postagens inteiras que sumiram do mapa... Atualmente todas minhas contas do 4shared foram bloqueadas. Isso é, todas as postagens antigas foram perdidas... Somente mantenho-as no blog, por causa dos textos. Mas os links foram perdidos e não serão mais repostados. 

Márcia: Você acredita que de alguma forma esteja prejudicando alguém com suas postagens, falando de direitos autorais?

Bruno: De jeito nenhum. Disco baixado é disco vendido. Seja na forma de ingresso comprado, ou de discos físicos mesmo - às vezes a pessoa baixa, ouve e gosta e compra pra dar de presente porque achou o som a cara de algum amigo, parente, periquito ou papagaio. Artista que se incomoda com isso não quer ser escutado (ou conhecido) ou não precisa mais disso, porque já tem público fiel. Eu simplesmente não entendo essa postura - porque a intenção de fazer uma música é na verdade ter vários ouvintes... Que melhor forma pra ser mais escutado do que botar o disco pra quem quiser baixar na internet?

Márcia: Qual é a importância de um blog dedicado à música na internet?

Bruno: Difusão de boa música. 

Márcia: A maioria dos internautas não deixa comentários de agradecimento, mas quando querem reclamar ou pedir sabem usar os comentários, isso te irrita?

Bruno: Não. No meu blog sempre foram poucos comentários... Já me incomodou um pouco... Mas hoje em dia não. 

Márcia: Faz ideia de quantos álbuns já publicou no blog?

Bruno: Perdi a conta... Mas o que vai contar mesmo é a partir deste ano de 2012. Pois foi quando eu me decidi a postar apenas quem liberasse o download gratuito. Imaginei uma ação em que todos blogueiros tomassem parte... Fariam com que os artistas liberassem o download gratuito... Imagine se por acaso todos blogueiros não mais postassem artistas que não liberarem os downloads gratuitos? Até quando esses artistas iam manter essa postura retrógrada? Quando eles percebessem que se não liberarem os discos pra baixar de graça ninguém ia falar deles, acho que iam mudar de ideia. 

Márcia: Acredita que haja competição entre certos blogs?

Bruno: Se existe é apenas no sentido de quem posta o disco tal primeiro que o outro - tipo furo de reportagem... Mas isso não rola comigo, nem nos meus círculos de blogs amigos.

Márcia: Sua coleção aconteceu por acaso ou desde o início você já sabia que era um colecionador?

Bruno: Sempre fui um colecionador. 

Márcia: Quando começou a colecionar?

Bruno: Desde moleque. Eu tinha o dinheiro pro cinema e lanche, mas eu sempre pulava o lanche e comprava LPs. Na época devia ter uns 15 anos. 

Márcia: Sua coleção é de LPs, CDs, mp3 ou tudo junto?

Bruno: Meus LPs ou vendi, ou perdi ou passei pra frente... CDs ainda tenho alguns... Mp3 tenho um terabyte de arquivos digitais. 

Márcia: Sua coleção é só de rock ou outros gêneros podem entrar?

Bruno: Tenho de tudo quanto é tipo de música. Mas tem que ser música boa. 

Márcia: Qual o LP/CD ou mp3 que considera o mais raro de sua coleção?

Bruno: Tenho vários. Falando em discos físicos... A discografia dos Mutantes em CD é bastante rara. O vinil “Loki” do Arnaldo Baptista também, assim como os que ele gravou com a Patrulha do Espaço. Dos mp3 acho que não existe mais raridade. Viva a internet! 

Márcia: E qual deles seria o mais estranho dentro da coleção?

Bruno: Estranho? Depende do referencial também, né? Posso achar um disco estranho, que outra pessoa ache excelente... Prefiro não entrar nesse mérito. 

Márcia: Qual álbum deu mais trabalho para encontrar?

Bruno: Algumas peças de discografias foram bem difíceis de encontrar. Os álbuns do Arnaldo Baptista com a Patrulha do Espaço foram bem complicados de achar pra baixar - isso na época do SoulSeek, porque eu já tinha os vinis, mas queria o digital sem ter que ripar do vinil (porque dá um trabalhão). Acabei encontrando. 

Márcia: Ainda tem uma lista grande de discos que procura?

Bruno: Sempre tem... Baixo muitos lançamentos - por isso estou sempre baixando alguma coisa.

Márcia: Como costuma achar seus objetos de desejo?

Bruno: Orkut, Google, Torrent, Filestube - raramente uso o SoulSeek, mas ainda funciona que é uma beleza.

 Márcia: Sua coleção é compartilhada no seu blog?

Bruno: Alguns discos sim - mas ultimamente tenho postado apenas lançamentos nacionais, que permitem o download gratuito. Mesmo assim, esses discos entram para a minha coleção. 

Márcia: Pode citar algumas das raridades que tem em sua coleção?

Bruno: Tenho vários compactos, por exemplo, dos Mutantes, Tom Zé, Jorge Benjor, Tim Maia, Vestidos de Espaço (banda que eram os Titãs + Paralamas + Kid Abelha, que em meados dos anos 80 gravaram o clássico “Pipi popô, se eu popô no seu pipi, seu pipi no meu popô...”), Piu Piu de Marapendi (paródia de “Você não soube me amar”, que ficou conhecida como “o nome dela é Valdemar”), o Paebiru do Zé Ramalho com Lula Cortes (e mais um monte de discos do Cortes), Joelho de Porco e um monte da falcatruas mais.

Márcia: Uma listinha com dez álbuns fundamentais comentados.

Bruno:

1 - Astor Piazzolla 1974 Libertango
Se eu tivesse que escolher um disco apenas, pra levar para uma ilha deserta, seria esse. Nesse disco, o Piazzolla faz um tango rockenrou, pesado demais, com viradas de bateria fenomenais e um swing de estourar os tímpanos.

2 - Lucas Santtana 2010 Sem Nostalgia
Lucas Santtana usou o violão de forma inovadora nesse álbum. Ele usou samplers do instrumento acústico, para criar uma base eletrônica para canções dançantes. Disco de uma sensibilidade única. Pra mim, o disco brasileiro mais importante da década passada.

3 - Siba 2012 Avante
O cantor pernambucano transpôs o som da zona da mata pernambucana para um universo urbano. Tudo que ele já havia feito no “Mestre Ambrósio” e nos outros três discos solos ele usou uma roupagem mais contemporânea, podendo dizer que até simplificou o som aos ouvidos menos acostumados. 

4 - Metá Metá 2011 Metá Metá
O trio paulistano Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França fez um disco extremamente pesado com apenas violão, voz e saxofone, respectivamente. Eles estão prestes a lançar novo disco este ano, a ser chamado de “MetaL MetaL”.

5 - Dizzy Gilespie 1974 Dizzy’s Party
Esse disco tem participação do percussionista brasileiro Paulinho da Costa (que chegou também a tocar com Michael Jackson no “Off the wall”) e um solo de cuíca de arrepiar.

6 - Marku Ribas 2010 4 Loas
Só quem já foi a um show do Marku Ribas sabe do que estou falando. O cara é foda... E tem ainda um bateirista, que toca com ele no disco e nos shows, que é muito phoda, com PH mesmo. A primeira faixa é de sacudir o esqueleto e entortar a cuca.

7 - Mulatu Astatke 2012 Mulatu Steps Ahead
Qualquer disco do Mulatu é fundamental. Recomendo que o ouvinte baixe qualquer coisa que encontrar desse músico etíope. O cara é um mestre. Criador do Ethio Jazz. Bom demais.

8 - Ondatrópica 2012 Ondatrópica
É o “Buena Vista Social Club” feito na Colômbia, e no lugar de salsa e música cubana, tem a cumbia... Tem salsa também... Produzido por Quantic e Mario Galeano (do Frente Cumbieiro), que reuniram bambas da cumbia como Michi Sarmiento, Fruko, entre outras lendas da cumbia na Colômbia.

9 - BiD 2011 Bambas Dois
Reza a lenda que quando Gilberto Gil mostrou o reggae pro Dominguinhos, ele reagiu e disse que era um xote, que era só botar uma sanfona e um triângulo... Pois o BiD (produtor de gente como Chico Cesar e Chico Science) fez isso de verdade. Juntou o reggae com os ritmos nordestinos, como xote, forró, arrasta-pé etc.

10 - DJ Tudo 2010 Nos Quintais do Mundo
O DJ Tudo é baixista e pesquisador musical, criador do selo Mundo Melhor, onde ele grava várias apresentações populares... Ele juntou essas gravações pra criar uma mistura inusitada, de todos os estilos e ritmos. O disco é sensacional.

Caso queira acompanhar a série “Loucos por Música” os já publicados são:

> Luciana Aum do blog ProgRockVintage

> Cristian Farias do blog Eu Escuto

> Luiz Fernando Rodrigues dos blogs Envoyez-la e Eu Escuto

Por Márcia Tunes  –  marciatunes@gmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • Pedro Gabriel

    Na resposta a pergunta qual deles seria o mais estranho dentro da coleção, o Bruno respondeu que <<< "Posso achar um disco estranho, que outra pessoa ache excelente" >>> Mas acho que a Márcia se referia a um disco tipo estranho no ninho, pelo menos foi o que entendi na pergunta, posso estar equivocado, mas entendi isso! Márcia a série esta otima, obrigado

  • Carolina Ferreira

    Interessante é ver a diverença nas respostas dos diferentes participantes da série, estou adorando Márcia e tendo a oportunidade não só de conhecer novos blogs legais + seus administradores também, tem que fazer a matéria com você mesma! Devia ter começado por você falando do Contramão!