Publicada em: 26/08/2015 (12:19:09)
Atualizada em: 11/09/2015 (10:09:53)
(Fotos: Divulgação)
Maquiagens artísticas e publicitárias dentro de experimentações de texturas e visagismo
> Confira o roteiro com as exposições que podem ser vistas na região
A percepção de Clayton Moore sobre os sete selos do apocalipse e os sete pecados capitais. O resultado, que une maquiagem e fotografia, está na exposição "Ange at demon". O coquetel de abertura da mostra será em 2 de setembro, às 18h, no subsolo do Sider Shopping, em Volta Redonda. Até o dia 18, o público poderá conferir maquiagens artísticas e publicitárias dentro de um segmento de experimentações de texturas e visagismo. São 28 fotos de 0,60 x 1,00 em material fotográfico. A fotógrafa convidada para registrar os trabalhos foi Dayana Oliveira. Participação especial da fotógrafa Ingrid Alves (que assina uma das fotos).
- A ideia dessa exposição vem de uma linha de estudo desde 2009, quando estava no processo da exposição "Elementos". Peguei um gancho e continuei os estudos, baseado nos sete selos do apocalipse e nos sete pecados capitais, sendo que para "Ange at demon" os ensaios foram feitos desde 2012 - diz.
"Escolhi os modelos de acordo com algumas características pré determinadas pela minha pesquisa"
Clayton Moore conta que o trabalho de editorial o inspira muito, mas que nunca fez curso especifico para esses trabalhos. Professor de educação física no UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), formado na escola de cabeleireiro Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), trabalha no Studio My Hair como maquiador e cabeleireiro.
- Para as obras da exposição primeiro faço um trabalho de intensa pesquisa, para em seguida experimentar - explica o voltarredondense, acrescentando que gosta muito de trabalhar com pessoas do dia a dia.
Segundo ele, nessa exposição tem apenas três modelos profissionais, a maioria são arquitetas, clientes, dona de casa, estudantes, advogadas e artistas.
- Escolhi minhas modelos de acordo com algumas características pré determinadas pela minha pesquisa. A partir dessa escolha, fiz um trabalho de desconstrução, reconstruindo minha percepção sobre os sete selos do apocalipse e nos sete pecados capitais.
Um trabalho de extrema dedicação
Embora não dance nem atue mais, tanto a dança quanto o teatro contribuem muito para
o trabalho de Clayton Moore, principalmente nas pesquisas e nas construções cênicas
Para cada sessão fotográfica foram de sete a oito horas de trabalho. Só para maquiagem, de duas a quatro horas. Para fotografia, de cinco a seis horas (deslocamento, cenário e ensaio). Clayton Moore contou com uma equipe de apoio, entre assistente, fotógrafos e editor. Mas, afinal, por que a escolha dessa temática para a exposição?
- Por conta da continuidade dos estudos baseados no apocalipse. Porém, usei também outras fontes de pesquisa, como "A casa dos Budas ditosos", de João Ubaldo Ribeiro, contos de Marques de Sade, Caim e "Intermitências da morte", de Saramago, e outros sites.
Perfeccionismo: Só para o trabalho de maquiagem foram de duas a quatro horas em cada modelo
Clayton Moore enfatiza que profissionalmente é maquiador e cabeleireiro - "amo essa minha profissão". Já a fotografia entrou na vida dele por hobby.
- Adoro fotografia editorial, por isso, sempre registrei meu trabalho (eu quem fotografava) porque tanto uma maquiagem quanto um penteado são efêmeros. Para minhas exposições, convidei fotógrafos, assim minhas criações são eternizadas sob a ótica desses profissionais - ressalta.
A dança e o teatro também fazem parte da formação de Clayton Moore.
- Embora eu não dance nem atue mais, tanto a dança quanto o teatro contribuem muito para meu trabalho, principalmente nas pesquisas e nas construções cênicas - frisa.
E o trabalho de pesquisa continua. O próximo passo, de acordo do Clayton Moore, é montar um casting de modelos e fotógrafos na mesma linha de trabalho.
Vem mais por aí...
________________________________________________________
Serviço
> Ange at Demon - De Clayton Moore. Fotos de Dayana Oliveira. Participação especial da fotógrafa Ingrid Alves (que assina uma das fotos). Abertura com coquetel: 2 de setembro (quarta-feira), às 18h, no subsolo do Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Visitação: de 3 a 18 de setembro. Veja mais sobre o trabalho de Clayton Moore no Flickr.