Publicada em: 01/10/2015 (16:10:16)
Atualizada em: 07/10/2015 (10:58:44)
(Foto: Divulgação)
Estão convidados Jongo de Pinheiral, Instituto Dagaz, Meninas de Lenço,
além de algumas obras da série "Chibata", de Clécio Penedo
> Confira o roteiro com as exposições que podem ser vistas na região
> Exposição resgata memória cultural de Barra Mansa
> Nasce Uma Cidade apresenta novidades em sua quinta edição
> Exposição coletiva propõe encontro poético de Clécio Penedo e 26 artistas
As raízes. Ramos que não param de crescer e circular alimento. Ao levar para a Fazenda da Posse representações da cultura negra do Vale Paraíba Fluminense, a rede do Projeto Nasce Uma Cidade, articulada pelas organizações culturais Coletivo Teatral Sala Preta e Instituto Cultural Clécio Penedo pactuam com o empoderamento, com a resistência e com a hibridação de saberes e fazeres. De 1 a 31 de outubro, uma conexão ancestral de culinária, dança, música, tradição, moda e desenho. Estão convidados Jongo de Pinheiral, Instituto Dagaz, Meninas de Lenço, além de algumas obras da série "Chibata", de Clécio Penedo.
A Posse ficará negra de puro conhecimento e melanina. A exposição "Posse Negra" é parte integrante do desfile cênico Nasce Uma Cidade - Cidadãos Arquitetos da Memória, que será realizado nos dias 4, 11 e 18 de outubro. A iniciativa da exposição também é motivada por uma construção narrativa do projeto como um todo. A exposição estabelece uma posse negra do território e do tempo. Nos dias dos desfiles, será oferecido à plateia um caldo quilombola, além de artigos e produtos artesanais da cultura negra. Nesta quinta-feira, 1 de outubro, às 16h, haverá uma oficina de turbante com Renata Ferreira.
Clécio Penedo produziu a série "Chibata", inspirado na histórica Revolta da Chibata - desencadeado por marinheiros, contra os duros castigos físicos impostos por oficiais de alta patente, que ocorrera no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro.
As fotos de Wallace Feitosa para o livro "As cozinhas dos quilombos" também estão expostas, além de artigos originais e algumas fotos do Jongo de Pinheiral, adereços, lenços e imagens das Meninas do Lenço também estão lá.
_________________________________________________________
Serviço
> Posse Negra - Local: Centro Cultural Fazenda da Posse. Período: de 1 a 31 de outubro. Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h; e, domingos, das 14 às 19h. Rua Dario Aragão, Centro, Barra Mansa. Telefone: (24) 3322-3855.