(Foto: Divulgação)
Boa sorte: Tomara que Rosane faça
um bom trabalho na SMC
Saiu, finalmente, o pior secretário de Cultura que Volta Redonda já teve, Moacir Carvalho de Castro Filho, o Moa, envolvido em denúncias gravíssimas, entre elas, desvio de verba (o mais recente, o caso conhecido como a Farra dos RPAs) e entrou Rosane Gonçalves Pinto Mendonça. Ótimo! Todos esperavam por esse dia, afinal, Moa não poderia continuar o seu reinado. Não havia como. Rosane merece um voto de confiança, até porque não conhecemos o trabalho dela, certo? Mais ou menos. Experimenta dar um Google no nome dela. O resultado é preocupante. Para o maior site de busca, Rosane é um "fantasma", não existe.
Não há nada sobre essa senhora registrado na internet, absolutamente nada. A não ser uma nota publicada no jornal "aQui", antecipando que ela seria a nova secretária de Cultura. Essa jornalista vai assumir a SMC (Secretaria Municipal de Cultura) sem ter sequer um texto sobre o assunto publicado na mídia. Nada. Nada mesmo. Ela não tem envolvimento com o movimento cultural da cidade, nunca participou de nada ligado aos artistas, nem como jornalista nem como artista.
Sem experiência na área
Veja que estranho. Rosane disse em sua primeira entrevista a um jornal de Volta Redonda que "é formada em música, desenvolveu algumas peças de teatro, sempre apresentou gosto por instrumentos musicais e pela área da cultura, sempre tocou alguns instrumentos, tem gosto pela área e é ex-aluna do professor Nicolau Martins de Oliveira". Esse é o currículo dela.
Ou seja, praticamente não tem qualquer experiência na área. OK, Rosane pode nos surpreender e fazer um trabalho muito competente. Torço por isso. Mas que é estranho, muito estranho, é.
Desinformada ou do mesmo time?
(Foto: Reprodução/Jornal aQui)
Rosane entra no lugar de Moacir Carvalho de Castro Filho, o Moa
Outra coisa grave é a postura de Rosane até agora. Ela disse nessa mesma entrevista que "vai conversar com o Moa para fazermos uma espécie de transição, saber qual é a real situação da Secretaria de Cultura". Como assim? Ela não sabe que Moa está afogado em denúncias? Ela não sabe dos RPAs assinados em branco? Não sabe que Moa recebeu por RPA por prestação de "atividades artísticas" sem ser artista? Ela não sabe que Moa era empresário de um grupo, mesmo sendo secretário de Cultura? Ela não sabe do calote cultural do Moa, que levou dois anos para cumprir o prometido sobre o concurso no VR do Rock? Ela não sabe de nada disso?
Rosane vai assumir a SMC e tudo vai ficar por isso mesmo? Todas as irregularidades do Moa ficam no passado, como se nada tivesse acontecido? Ele sai e não será punido? Não vai devolver o dinheiro que embolsou indevidamente?
Essa não é a postura que esperamos da nova secretária. O mínimo que ela tinha de fazer, e declarar em sua primeira entrevista, é que tudo seria apurado e os culpados seriam denunciados à Justiça. Portanto, eu torço, sim, para que Rosane nos surpreenda e trate a cultura como ela deve ser tratada.
Mas já começou mal. Essa é a verdade.