(Fotos: Divulgação)
De 19 a 29 de novembro o Grêmio Artístico e Cultural
Edmundo de Macedo Soares e Silva recebe o Festival
A cada ano ele se renova, amadurece e se torna mais profissional. O Festival de Teatro Arte em Cena entra em sua 14º edição. Serão 12 espetáculos, de 19 a 29 de novembro, no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda. Cerca de 200 artistas, entre alunos e profissionais, divididos em peças infantis, infanto-juvenis e adultas - algumas vezes serão três espetáculos encenados por dia. O resultado de tanta dedicação é que cinco mil pessoas devem comparecer ao centro cultural para ver as apresentações.
- O Festival lota o Gacemss, mesmo porque temos de tudo um pouco, com linguagem direcionada a cada idade. Os adolescentes levam seu público; as crianças, as suas famílias. E tem o público fiel do Festival, além dos professores que agendam sessões para as escolas. O professor Alexandre, por exemplo, abraça o Festival e leva alunos das escolas públicas e particulares - diz a coordenadora do evento, Stael de Oliveira, que também é autora, atriz e diretora.
E nesses 14 anos o Arte em Cena amadureceu em todas as suas propostas. Segundo Stael, é uma maturidade muito grande, todos cresceram: os autores, os diretores, os atores.
- O Gacemss é muito importante nesse processo todo, porque abraça o projeto e mantém uma parceria muito legal com o Arte em Cena - enfatiza.
Espetáculos ainda mais profissionais
E este ano o público vai poder conferir um diferencial que vai colaborar para tornar os espetáculos ainda mais profissionais: um cenógrafo e figurinista para cada peça. São profissionais que já fizeram parte do Arte em Cena e que hoje estão na capital, como Felipe Antonioni e Tiago Luna.
- Isso é um ganho para o Festival, porque os espetáculos se tornam mais profissionais ainda, o acabamento de cada peça, o produto final fica ainda melhor - frisa.
O infantil "Estrelas Cadentes" reúne 16 alunos, de 6 a 9 anos, e aborda, de acordo com Nei Rafael, como é importante lutar pelo que se deseja, a perseverança. "Mas tudo de uma forma lúdica, já que é o grupo menorzinho do Arte em Cena", explica o diretor da peça. "Casa de brinquedos" leva para o palco 17 alunos, de 9 a 12 anos, focando a magia dos palhaços e mostrando a diferença entre quem visa apenas o lado comercial do público infantil e quem faz seu trabalho com amor às crianças. "O egoísmo é o foco principal", ressalta.
"Príncipe ou mendigo?" entra na esfera infanto-juvenil e trabalha o impacto da realidade na vida de quem vive preso ao mundinho da superficialidade. São 19 alunos, de 12 a 14 anos. "A máquina do tempo" apresenta em cena 19 alunos, de 11 a 13 anos, para mostrar ao público a questão ambiental. "Os personagens viajam para o passado e ao futuro para aprender a preservar a natureza no presente", explica Stael.
"Cartas" é para os adolescentes. Quinze deles, de 13 a 15 anos, estão no palco para mostrar situações do dia a dia. "A identificação do público é imediata", observa Nei Rafael. Em "Alice no País das Maravilhas.com.br" trabalha a questão da futilidade com 22 alunos, de 11 a 14 anos. "Fazemos um paralelo, falando de drogas, mentiras, relacionamento", observa Stael. "Espelho meu" também é para os jovens. Dezesseis alunos, de 15 a 18 anos, fala de autoestima, trabalha o lado psicológico e deixa no ar reflexões.
Espaço aberto para alunos e artistas
Em "Como é difícil dizer não", 23 alunos, de 15 a 18 anos, o Arte em Cena convida o público a discutir questões como drogas, sexo, verdades e mentiras. E quando chegar a vez de "Desafinados, mal educados porém bem humorados", 11 profissionais, de 16 a 22 anos, estarão em cena. "É o grupo mais antigo e que vem atuando no Projeto Escola Gacemss. A peça está rodando a região, falando do contexto adolescente", diz Stael.
Sob a ótica masculina, 16 alunos, de 15 a 17 anos, encenam "Elas", que mostra o que acontece dentro de um banheiro feminino. "É uma caricatura da realidade", adianta Nei, que é o autor do texto. E vem "Consciência", um tema adulto com elenco adulto. "Uma reflexão sobre o comportamento humano, mas não apontamos o que é certo ou errado", diz Stael, que convocou 12 alunos, de 20 anos à terceira idade, para contar essa história.
"Caravana de sonhos" vai comemorar os 68 anos do Gacemss, com Stael em cena, numa peça que já tem 12 anos. "A peça está repaginada, com música ao vivo, é um prazer remontá-la", enfatiza a atriz. Depois do Festival, o Arte em Cena tira férias e retorna às aulas do curso em fevereiro de 2014.
Confira a programação completa
> Alice no País das Maravilhas.com.br - Autoria: Stael de Oliveira. Direção: Stael de Oliveira. Data: 19. Horário: 20h. Sinopse: Coelho... Gato... Chapeleiro Louco... Lebre Maluca... Rainha de Copas... Todos esses personagens vão confundir a cabeça de Alice que permeia entre "Mundo Real" e o "Mundo Imaginário"... Alice é apenas uma menina como muitas... Como tantas... Que ao entrar na adolescência se sente ansiosa perante as escolhas... Ao que é certo ou errado... Ao que deve ou não deve fazer... Em quem deve acreditar... Insegura com relação ao futuro... Perdida no tempo e no espaço, dividida entre o "País das Maravilhas" e o ".com.br".
> Príncipe ou mendigo? - Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael (baseado no livro "O príncipe e o mendigo"). Direção: Stael de Oliveira. Assistência de direção: Nei Rafael. Data: 20. Horário: 15h. Sinopse: Castelo ou cortiço? A representação da nobreza, da riqueza e da superioridade... Da mentira, da inveja e da falsidade... Esse é retrato do bem viver... Do bem poder e do bem estar... Enquanto o resto do povo não tem o que comer... O que beber... Nem o que sonhar... Afinal, quantas pobres famílias moram fora das paredes dos castelos... Enquanto outras ricas procuram problemas que não existem de fato... E quantas histórias por aí tentando com uma mensagem divertida mostrar a seu distinto público que nada além de uma simples roupagem podem diferenciar um príncipe de um mendigo.
> Cartas - Autoria: Nei Rafael. Direção: Nei Rafael. Data: 20. Horário: 20h. Sinopse: Uma comédia de situações, onde o enredo é descoberto a partir de improvisos cômicos, pretendendo fazer refletir sobre suas próprias vivências e reconhecê-las nas pessoas à sua volta... Contando uma história comum, onde qualquer um pode se espelhar... "Cartas" é um processo de descobertas onde o tema central é a vida do adolescente, suas vivências, expectativas, experiências e possibilidades... Numa linguagem dinâmica e ritmada, o espetáculo quer dividir com seu público suas reflexões, tentando envolvê-lo através das cartas.
> Desafinados... Mal educados... Porém bem humorados... - Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael. Direção: Stael de Oliveira. Assistência de Direção: Nei Rafael. Data: 21. Horário: 20h. Sinopse: Um texto sugerido pelo grupo, onde o laboratório para a montagem de cena foram os próprios alunos... Falando de suas indagações frente ao universo adolescente, fazendo uma crítica à falta de diálogo em família e à dificuldade do jovem em discutir seus problemas no dia a dia. Traz uma discussão atual, colocando em pauta temas como sexualidade, relacionamento, cotidiano: Meninos X Meninas, Teste de Conquista, Aniversário de Namoro, Briga de Pais e Filhos e todas as dúvidas e questionamentos que regem o mundo adolescente... Marcado por sua espontaneidade e leveza, o texto leva o público ao riso espontâneo, mas ao mesmo tempo a uma reflexão em forma de comédia, sobre como aprender na diversidade.
> Consciência - Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael. Direção: Nei Rafael e Stael de Oliveira. Data: 22. Horário: 20h. Sinopse: Quem sou eu? O que faço? Meu interesse não é julgar ou condenar... Quem sabe fazer refletir... Despertar um pensamento maior... Uma reflexão sobre os próprios valores... Porém dependo de você... E da sua disposição para mudar. A peça propõe várias situações para que o público possa refletir suas atitudes perante a vida... Sejam todos muito bem vindos a um lugar onde poderão escutar... Sua própria consciência.
> Como é difícil dizer não! - Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael. Direção: Stael de Oliveira. Assistência de direção: Nei Rafael. Data: 23. Horário: 20h. Sinopse: Uma palavra pequena... De três letras e uma sílaba... Uma palavra de negação... Mais simples e utilizada em nossa língua... Que fica o tempo todo em nossa boca... E às vezes sai sem que a gente perceba... Não! - Não vai dá! - Não dá tempo! - Não consegui! Para quem pensa que é uma palavra fácil de dizer... Estão muito enganados... - Eu não gosto! - Não vou com a sua cara! - Não se mete! - Poderão ver como é difícil dizer não! E como essa palavrinha tão pequena pode mudar o rumo da nossa história.
> Estrelas cadentes - Autoria: Nei Rafael. Direção: Nei Rafael. Data: 24. Horário: 10h30. Sinopse: No universo tudo brilha, a beleza está em todos os lugares. Nos meteoros correndo pelo espaço... Nas estrelas dançando e ofuscando a todos com o seu brilho majestoso. Mas em uma constelação não tão longe daqui um grande problema abala as lindas estrelinhas que lá vivem. Vamos descobrir o que está acontecendo com as nossas estrelinhas. Uma reflexão, fazendo-nos aprender com as dificuldades... Através de uma linguagem infantil e lúdica, as crianças envolvidas nessa montagem trabalharam ao longo do ano valores como aceitar as diferenças, esforço e disciplina para conquistar aquilo que sonham.
> Casa de brinquedos - Adaptação: Stael de Oliveira. Direção: Stael de Oliveira. Assistência de direção: Stela de Oliveira. Data: 24. Horário: 11h. Sinopse: A peça vem mostrar que o bem sempre vence e que o sentimento é a base de todas as relações... Num circo onde os bonecos ganham vida própria e viram gente de verdade... Choram... Sentem... Amam... "Usando pinças de paciência"... E cola de devoção... Azeite da pura essência... De esperança e inspiração... Com pinceis de alegria... E tintas de ilusão... As molas de fantasia... E as cordas de animação... Venham conhecer nossa Casa de Brinquedos... Tudo em forma de teatro para alegrar seu coração".
> Máquina do Tempo - Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael. Direção: Nei Rafael e Stael de Oliveira. Data: 24. Horário: 16h. Sinopse: Como salvar o planeta? Com uma Máquina do Tempo... Viajando para o passado... Para o futuro? Pois saibam que durante nossa viagem, descobrimos o quanto o passado é importante... Ele nos faz refletir sobre nossos erros, para assim melhorarmos o futuro! A bagagem que trazemos de sabedoria se deve as nossas experiências passadas! Por isso, nunca devemos esquecer o que vivemos! Mesmo que tenhamos cometido erros... Aprender com eles é sabedoria... A resposta da nossa jornada está no presente, pois o passado não pode ser mudado e o futuro só depende de nós. Muitos dirão serem apenas crianças! Pois é exatamente na mão das crianças que está o futuro!
> Caravana de Sonhos - Adaptação: Nei Rafael, Stael de Oliveira e Stéfano de Oliveira (baseado no argumento de Regiane Coutinho). Direção: Stael de Oliveira. Assistência de direção: Nei Rafael. Data: 24. Horário: 20h. Sinopse: Uma Caravana que passa de cidade em cidade despertando a fantasia! Vendendo sonhos, ilusões e trazendo alegria! Uma Caravana composta por artistas e rua procurando encantar multidões, inspirar sentimentos à luz da lua, criando histórias recheadas de amor, paixão. Traição, poesia... Tentando com esta linguagem ganhar o pão de cada dia.
> Elas - Autoria: Nei Rafael. Participação: Stael de Oliveira. Direção: Nei Rafael e Stael de Oliveira. Data: 28. Horário: 20h. Sinopse: Gritos, suspiros... Olhares... Enfeites, esmaltes e maquiagem! Roupas, sapatos, calcinhas... Sutiã e toda quinquilharia... São nossos companheiros... Auxiliares, cúmplices e confidentes. Sem eles não vivemos, somos sempre dependentes. E se você não entende esse pormenor... Ou não acredita que a mulher é uma só. Única em seu mundo... Em seus sonhos... Em seus pensamentos... Palavras... Segredos e relacionamentos... É porque não entende que em seu mistério o que guarda é o sentimento.
> Espelho meu - Autoria: Stael de Oliveira. Direção: Stael de Oliveira. Data: 29. Horário: 20h. Sinopse: Espelho... Espelho meu... Você é meu pior inimigo... O mais cruel, o mais cínico... O mais impiedoso. Um inimigo que fala a verdade, toda esta verdade que eu conheço muito bem e que nunca me abandona. Trabalhando o universo adolescente... Suas angústias e inquietações... "Espelho meu" vem focar a autoestima, reafirmando a importância da autoconfiança, do auto amor e do gostar-se de verdade como ferramentas para enfrentar os problemas do dia a dia. Com uma linda história de amor, vem nos dizer: "Eu queria encontrar uma pessoa que soubesse me ouvir... Sem que eu precisasse falar... Que soubesse me entender... Sem que eu precisasse explicar...".
Quem é quem no festival
. Direção: Stael de Oliveira e Nei Rafael
. Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael
. Coreografia: Stael de Oliveira
. Montagem: Stael de Oliveira e Nei Rafael
. Iluminação: Nei Rafael e Stéfano de Oliveira
. Cenografia: Tiago Luna, Felipe Tonioni e Clayton Moore
. Figurino: Felipe Tonioni, Tiago Luna, Isabel Passos e Thales Ferreira
. Sonoplastia: Daniel Almeida, Akauã Santos e Letícia Ágatha
. Trilha sonora: Sérgio Bentes
. Música ao vivo: Paulo Roriz, Lurian Endo, Joaquim Borges e Sérgio Bentes
. Equipe de produção: Akauã Santos, Isabela de Oliveira, Letícia Ágatha e Letícia Medeiros
. Direção geral: Stael de Oliveira
Serviço
> Festival de Teatro Arte em Cena - De 19 a 29 de novembro, no Gacemss. Rua 14, nº 22, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Telefone: (24) 3342-4202.
Veja trecho de "Capitães da areia", sucesso
do Arte em Cena que não está no festival
Edição impressa