Postada em: 22/04/2014 (14:16:52)
Atualizada em: 25/04/2014 (07:53:29)
(Fotos: Divulgação)
Duas sessões: às 19h e 20h30, com aproximadamente 50 minutos
de duração; peça conta com cinco atores em cena e cenário único
"Los best amigos 2", com a CTLE (Companhia Teatral Liberdade de Expressão), está de volta. Desta vez, será encenado neste sábado, 26, no Teatro do Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa. Duas sessões: às 19h e 20h30. Com aproximadamente 50 minutos de duração, conta com cinco atores em cena e cenário único: a sala de estar do apartamento, onde os quatro rapazes moram.
_____________________________________________________
Um trecho da peça será apresentado na "Quinta Cult" hoje, 24. A quarta edição da festa também terá: samba de gafieira, com Davi D´Souza e Soraya Alice (direto do Rio de Janeiro); exposição de murais de Zaqueu Pedroza; os talentos locais soltando a voz com Julinho & Gutemberg e banda; e DJ Vinny. Os convidados especiais são os dez DJs indicados ao Prêmio OLHO VIVO. Na quinta-feira (parceria do OLHO VIVO + Cana) o público também é cult. Saiba como conseguir as pulseiras in box no Facebook de Cláudio Alcântara (http://migre.me/iBuTm).
_____________________________________________________
O diretor da peça, Patrick Thouin, conta que a comédia foi escrita em decorrência do sucesso do primeiro espetáculo "Los best amigos" e dos pedidos do público, que queria ver uma continuação da história de Léo, Jean, Érik e Irã.
"Los best amigos 2" ganhou o Prêmio OLHO VIVO 2013, na categoria Espetáculo Teatral. Dois atores do elenco também receberam o prêmio: Poliana Batista (categoria Atriz) e Rodrigo Do Val (categoria Ator).
- Além do texto muito bem elaborado, o que faz o espetáculo ser tão querido pelo público é o fato de não ser apelativo nem usar palavrões ou obscenidades para forçar as pessoas a rirem. A comédia vem naturalmente das situações criadas pelos quatro amigos e do belíssimo trabalho corporal dos atores, pois foi justamente esta comédia física, o fazer rir com apenas um gesto ou expressão, que fez de "Los best amigos" um espetáculo tão querido, empolgante e contagiante - diz.
Tudo pelo coração da prima
O espetáculo aborda as situações criadas pelos quatro rapazes, um querendo se dar melhor do que o outro e conquistar o coração da prima de um deles que está passando alguns dias no apê. Ao mesmo tempo em que todos querem conquistá-la, querem também impedir que o outro a conquiste e para isso cada um cria um plano para atrapalhar de alguma maneira os seus adversários.
Segundo Patrick Thouin, foram meses de trabalho e dedicação para a montagem do espetáculo.
- Fiz com que os atores trabalhassem exaustivamente o corpo e as expressões, pois como já foi dito trata-se especialmente de uma comédia física, aonde o fazer às vezes é mais importante do que o falar e para isso o corpo precisa estar bem afiado e o ator deve saber bem como usá-lo. A dicção e entonação também tiveram sua devida atenção, pois mais importante do que falar é como falar. Uma outra coisa na qual atentei foi com o timing da comédia, algo muito importante e que se não bem realizado pode comprometer toda a cena - enfatiza.
O diretor frisa que cada personagens tem uma característica marcante e uma personalidade bem definida, e para reforçar isso a produção propôs figurinos que demonstrassem bem o estilo de cada um, seja nas cores ou no próprio modelo de roupa escolhida.
- A trilha foi escolhida pensando em cada cena e é mais uma ferramenta que ajuda a contar a história, seja reforçando os momentos de alegria, seja aumentando as horas de suspense. Cada música tocada envolve ainda mais o público e os faz entrar de cabeça no espetáculo - comenta.
Confira a entrevista com Patrick Thouin
Como é primeira parte da história? Trata-se de uma continuação?
Não se trata de uma continuação, e sim de um novo espetáculo, uma nova história, mas usando os mesmos personagens. Infelizmente, no teatro não é como no cinema que podemos parar uma história pela metade pra continuar depois, o público não teria como ir a uma locadora para pegar a primeira parte da peça.
Quando foi escrita e apresentada pela primeira vez?
O espetáculo foi escrito no fim de 2004 e sua estreia aconteceu em maio de 2005 com um resultado tão positivo que o público queria que a peça fosse ainda maior, então após a estreia foram escritas mais duas cenas extras que se encaixaram perfeitamente e agradaram ainda mais.
Quem é o autor dessas peças?
Os dois espetáculos foram escritos por mim, que também assino a direção, e meu amigo Glauber Leal, que contribui de forma grandiosa em todo o processo de criação.
Como começa essa história de "Los best amigos 2"?
Léo, Jean, Érik e Irã são quatro grandes amigos que dividem a casa, as contas, os problemas e às vezes até mesmo as cuecas. Léo recebe uma carta de sua tia, dizendo que sua prima fará um teste para uma firma e que precisará ficar alguns dias com eles. Léo detesta a ideia, pois as lembranças que tem dessa prima não são das melhores, mas tudo muda quando ela finalmente chega e a amizade dos quatro será colocada à prova, pois todos ficam gamados por ela, e essa ninguém quer dividir não, farão de tudo para terem sua atenção.
Os personagens são os mesmos? O que o grupo traz de novidade nesse espetáculo?
Como já foi dito, "Los best amigos" obteve um resultado muito positivo e tudo que é bom o público pede bis, e foi exatamente isso que aconteceu com este espetáculo, todos que assistiram, e alguns assistiram mais de uma vez, pediram uma nova história e foi por este motivo que decidimos fazê-la.
Os quatro amigos Léo, Jean, Érik e Irã continuam no centro da história e o que surge de novidade desta vez é justamente a personagem Fefê, a prima do Léo que vem ficar com eles alguns dias e por quem irão brigar e fazer de tudo para conquistá-la.
Como e quando surgiu o grupo de teatro de vocês?
No dia 13 de agosto de 2000, surgiu em Barra Mansa a CTLE (Companhia Teatral Liberdade de Expressão), com o objetivo de intensificar a cultura e o bem social em toda região sul fluminense. A Companhia ganhou reconhecimento nos palcos, e destaque nos veículos de comunicação regional.
Durante essa trajetória vários espetáculos e esquetes, de diferentes gêneros, ajudaram na evolução e desempenho de todos os integrantes, sempre com muita competência e buscando o máximo de profissionalismo. A Cia. já está na estrada há quase 14 anos, sempre com novos estudos, pesquisas e experimentações que são levados aos olhos do público.
Quem é quem no espetáculo
. Texto: Patrick Thouin e Glauber Leal
. Direção: Patrick Thouin
. Elenco: Daniel Coelho, Patrick Thouin, Rodrigo Do Val, Rovany Araújo e Poliana Batista
Serviço
> Los best amigos 2 - Dia 26 de abril, no Teatro do Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa. Sessões: 19h e 20h30. Ingresso promocional: Todos pagam meia: R$ 7. Classificação: livre. Contatos: Facebook e e-mail: liberdadedeexpressao@gmail.com