Postada em: 29/04/2014 (15:19:51)
Atualizada em: 30/09/2014 (09:24:03)
O espetáculo "Desafinados... Mal educados... Porém bem humorados" abriu o projeto Teatro Escola Gacemss 2014 com a Cia. Arte em Cena. A primeira apresentação foi em 13 de maio, às 19h, no Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva, em Volta Redonda. Nesta terça-feira, 30 de setembro, a peça volta a ser encenada.
As peças com temas educativos, como sexualidade, drogas, valorização da mulher, autoestima, entre outros, propõem-se a fazer a reeducação, oferecendo o teatro como forma de expressão, além de desenvolver o sociocultural, o artístico e o emocional.
A Companhia de Teatro Arte em Cena foi fundada em 1989 por Stael de Oliveira, tem como carro-chefe a formação e o despertar artístico teatral de crianças, adolescentes e adultos. Atualmente conta com mais de 200 alunos, já tendo por ela passado mais de 3.500 jovens, nesses 25 anos.
> Leia também: Entrevista com Stael de Oliveira sobre o Festival de Teatro Arte em Cena
Veja a entrevista com Stael de Oliveira
Confira a programação completa de 2014
(Fotos: Divulgação)
> Peça: "Desafinados... Mal educados... Porém bem humorados". Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael. Direção: Stael de Oliveira.Data: 13/5. Horário: 19h. Data: 30/9. Horários: 9h30 - 14h30 - 19h30. Sinopse: Texto sugerido pelo grupo, onde o laboratório para a montagem de cena foram os próprios alunos... Falando de suas indagações frente ao universo adolescente, fazendo uma crítica à falta de diálogo em família e à dificuldade do jovem em discutir seus problemas no dia a dia. Traz uma discussão atual, colocando em pauta temas como sexualidade, relacionamento, cotidiano. Marcado por sua espontaneidade e leveza, o texto leva o público ao riso espontâneo, mas ao mesmo tempo traz uma reflexão em forma de comédia, sobre como aprender na diversidade. Objetivo: A direção da montagem se propõe a colocar em cena uma interatividade inteligente e moderna, se utilizando de cenários montados em cena para maior dinamismo e envolvimento com seu público.
> Peça: "Cartas". Autoria: Nei Rafael. Direção: Nei Rafael. Data: 20/5. Horários: 9h30 - 14h30. Sinopse: Uma comédia de situações, onde o enredo é descoberto a partir de improvisos cômicos, pretendendo fazer refletir sobre suas próprias vivências e reconhecê-las nas pessoas a sua volta... Contando uma história comum, onde qualquer um pode se espelhar... É um processo de descobertas onde o tema central é a vida do pré-adolescente, suas vivências, expectativas, experiências e possibilidades... Numa linguagem dinâmica e ritmada, o espetáculo quer dividir com seu público suas reflexões, tentando envolvê-lo através das cartas. Objetivo: Causar um suspense mostrando a diversidade que há quando uma mensagem é interpretada por pessoas e situações diferentes.
> Peça: "Alice no País das Maravilhas.com.br". Autoria: Stael de Oliveira. Direção: Stael de Oliveira. Data: 3/6. Horários: 9h30 - 14h30. Sinopse: Coelho... Gato... Chapeleiro Louco... Lebre Maluca... Rainha de Copas... Todos estes personagens estarão confundindo a cabeça de Alice, uma menina comum como você, que permeia entre o mundo real e o mundo imaginário... Alice é apenas uma menina como muitas... Como tantas... Que ao entrar na adolescência se sente ansiosa perante as escolhas... Objetivo: A direção da montagem se propõe a colocar em cena a dramaticidade em forma de comparativo entre os dois mundos que o pré-adolescente permeia em sua passagem da infância para a fase adulta.
> Peça: "Elas". Autoria: Nei Rafael. Direção: Nei Rafael e Stael de Oliveira. Data: 12/8. Horários: 9h30 - 14h30. Sinopse: A peça vem colocar em questão o mundo feminino e as dúvidas e indecisões que são vivenciadas pelas mulheres no banheiro feminino... O que realmente acontece lá dentro pode ser um mistério, porém será desvendado. Objetivo: Provocar a valorização da mulher por meio das artes cênicas, se utilizando de situações cotidianas em forma de comédia para passar a mensagem.
> Peça: "Espelho meu". Autoria: Stael de Oliveira. Direção: Stael de Oliveira. Data: 19/8. Horários: 9h30 - 14h30 - 19h30. Sinopse: Trabalha o universo adolescente... Suas angústias e inquietações... O contexto foca a autoestima, reafirmando a importância da autoconfiança, do auto amor e do gostar-se de verdade como ferramentas para enfrentar os problemas do dia a dia. Neste mundo em que o jovem se sente frágil diante das decisões, da competitividade e da necessidade de auto afirmar-se, a reflexão vem de encontro a seus questionamentos. Objetivo: Fazer refletir a importância do aceitar-se como se é, valorizando suas habilidades e se utilizando delas para se fortalecer para enfrentar a dor do crescimento.
> Peça: "Como é difícil dizer não". Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael. Direção: Stael de Oliveira. Data: 9/9. Horários: 9h30 - 14h30 - 19h30. Sinopse: Questiona a dificuldade do jovem dizer não. Partindo desse princípio, tentamos com a peça dar motivos para que ele fortaleça sua personalidade e com isso passe a ter mais confiança para dizer não, observando as desastrosas consequências de ir pela cabeça dos outros. Objetivo: Colocar a plateia de frente com os problemas cotidianos, fazendo-a vivenciar, participando ativamente das decisões do espetáculo. Trabalhar e fortalecer a personalidade por meio do teatro, de forma super divertida.
> Peça: "Felicidade". Autoria: Stael de Oliveira e Nei Rafael. Direção: Stael de Oliveira. Data: 28/10. Horários: 9h30- 14h30 - 19h30. Sinopse: Mostra o tenebroso mundo das drogas e a difícil realidade vivida por jovens que se matam antes mesmo de começarem a viver... A reflexão é um alerta maduro e inteligente que vislumbra um mundo de fugas onde mais se perde do que se encontra aquele que por ela é envolvido... Numa montagem moderna e realista a abordagem se dá no momento em que um jovem se vê sem caminhos e sai em busca da tão sonhada felicidade. A descoberta de um mundo de incertezas e indecisões provindas do vazio do ser humano que se sente vulnerável diante da vida é a temática primordial do espetáculo. O uso da técnica rasabox - o ator como atleta das emoções, cujo trabalho se firma nos sentimentos, marca a peça, tanto na situação dos atores como na do seu público, pois a interação com a plateia é constante no espetáculo trazendo um envolvimento onde as emoções ficam muito claras e visíveis; chegando mesmo e emocionar a todos com sua experiência viva diante das cenas chocantes que relatam essa triste realidade. Objetivo: Mostrar de forma dramática a real situação das consequências do uso de droga na vida do jovem de hoje e buscar uma reflexão consciente e madura para a prevenção desta prática na formação de nossos adolescentes.
Serviço
> Teatro Escola Gacemss 2014 com a Cia. Arte em Cena - Rua 14, nº 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Telefones: (24) 3342-4202 / (24) 3343-3033 / (24) 3343-1770 / (24) 3342-0547.