Publicada em: 20/05/2015 (16:04:14)
Atualizada em: 24/05/2015 (10:00:51)
(Fotos: Divulgação)
Emoção: Vencedores só serão revelados na noite de premiação, durante a cerimônia de gala
> Como é o processo de seleção e o regulamento completo do Prêmio OLHO VIVO 2015
> Confira a cobertura fotográfica do Prêmio OLHO VIVO 2014
Terceira votação do ano fechada. Foram registrados 2.024 votos na categoria Fotógrafo do Prêmio OLHO VIVO 2015. A página de votação foi visualizada 15.161 vezes; a do cadastro teve 5.271 visualizações; a reportagem com as fotos e links das indicadas registrou 1.589 views; e o material de divulgação para indicações e inscrições foi visto 6.665 vezes. As três mais votadas foram Fernanda Líder (38,14%), Etyla Mariely (31,67%) e Jana Machado (20,90%), que estão classificadas para a fase final da premiação.
Veja aqui o resultado completo da enquete. Este ano o Prêmio tem a consultoria do Escritório de Apoio à Produção Cultural do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), parceria do Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) e conta com os apoios do jornal "Volta Cultural" e Clube Foto. A grande novidade é a realização do Festival de Artes Integradas, reunindo todos os contemplados com os troféus (os detalhes estão no Regulamento do Prêmio).
Cerimônia de premiação (450 convidados) será em 19 de fevereiro de 2016, às 20h, no Gacemss
O material produzido e enviado pelos finalistas de cada categoria é analisado pelo júri técnico, formado por sete jurados de notório conhecimento artístico profissional, isentos do território geográfico de atuação do Prêmio, convidados pelo editor-chefe do site. Todos os sete jurados votam em todas as 19 categorias. Em caso de empate, o jurado especialista no segmento da respectiva categoria terá o voto de minerva. Os vencedores só serão revelados na noite de premiação, durante a cerimônia de gala.
Confira o material das três fotógrafas mais votadas
> Fernanda Líder (38,14%) - "Em 2010, ainda cursando graduação em história no Centro Universitário de Barra Mansa, me envolvi com a arte de fotografar. Nessa época eu era estagiária no Centro Cultural Estação das Artes de Barra Mansa, e lá aprendi a me entregar para as imagens. Como nunca soube me expressar com as palavras, a fotografia se tornou minha linguagem. E a partir de então é assim que me expresso. Comecei a trabalhar com fotografia de eventos e social, sabendo que a linguagem artística deveria estar envolvida de alguma forma no meu trabalho. Em 2013 iniciei uma pós-graduação em fotografia, no Rio de Janeiro, porém tranquei o curso para trabalhar como fotógrafa oficial em um navio cruzeiro internacional, o que durou dois anos. Sou extremamente apaixonada por arte e por sua história".
> Etyla Mariely (31,67%) - "Apaixonada por fotografia, comunicativa e espontânea, ela consegue captar a essência das pessoas com alegria e muito amor pelo seu trabalho. Não procuro histórias perfeitas, mas procuro retratar o que for verdadeiro. Cada pessoa é especialmente única. O click é de fato o som infinito, o instante que não volta. Fotografar é a capacidade de fazer as pessoas sonharem e poder fazer o tempo parar enquanto decodificamos uma imagem, fazê-las mergulhar em sentimentos e lembranças e reviver seus sonhos".
> Jana Machado (20,90%) - "A minha paixão por fotografia vem desde criança. Lembro de ficar encantada com os fotógrafos de novelas e filmes, mas só na fase adulta pude entrar para esse mundo. Eu fiz amizade com alguns fotógrafos e a curiosidade só aumentava. Comprei uma câmera compacta em 2010 e comecei a fotografar plantas, postei algumas fotos em uma rede social e recebi elogios que motivaram ainda mais para me aprofundar na fotografia. Em 2011 comprei a minha tão sonhada Nikon, estudava dia e noite, no mesmo ano já comecei a trabalhar em eventos sociais para uma agência de fotografia e vídeo, foi o que me deu uma base para chegar onde estou hoje. A paixão por fotografia é tão grande que não me imagino fazendo outra coisa".
> Veja os dez fotógrafos que foram indicados e os finalistas do Prêmio OLHO VIVO este ano
Edição impressa