(Fotos: Divulgação)
Emoção: Vencedores só serão revelados na noite de premiação, durante a cerimônia de gala
> Como é o processo de seleção e o regulamento completo do Prêmio OLHO VIVO 2015
> Confira a cobertura fotográfica do Prêmio OLHO VIVO 2014
Décima votação do ano fechada. Foram registrados 434 votos na categoria Elenco do Prêmio OLHO VIVO 2015. A página de votação foi visualizada 3.738 vezes; a do cadastro teve 1.105 visualizações; a reportagem com as fotos e links dos indicados registrou 359 views; e o material de divulgação para indicações e inscrições foi visto 7.330 vezes. Os três mais votados foram Solúvel - Cordão Popular Companhia de Teatro (45,62%); Greve dos signos - Cia. de Teatro Arte em Cena (37,33%); e Você tem o direito de permanecer calado - Cia. de Teatro Pé Direito (8,53%), que estão classificados para a fase final da premiação.
Veja aqui o resultado completo da enquete. Este ano o Prêmio tem a consultoria do Escritório de Apoio à Produção Cultural do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), parceria do Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) e conta com os apoios do jornal "Volta Cultural" e Clube Foto. A grande novidade é a realização do Festival de Artes Integradas, reunindo todos os contemplados com os troféus (os detalhes estão no Regulamento do Prêmio).
Cerimônia de premiação (450 convidados) será em 19 de fevereiro de 2016, às 20h, no Gacemss
O material produzido e enviado pelos finalistas de cada categoria é analisado pelo júri técnico, formado por sete jurados de notório conhecimento artístico profissional, isentos do território geográfico de atuação do Prêmio, convidados pelo editor-chefe do site. Todos os sete jurados votam em todas as 19 categorias. Em caso de empate, o jurado especialista no segmento da respectiva categoria terá o voto de minerva. Os vencedores só serão revelados na noite de premiação, durante a cerimônia de gala.
Confira o material dos três mais votados
> Solúvel - Cordão Popular Companhia de Teatro (45,62%) - “Possui montagem intimista e dramaturgia subjetiva. Trabalhamos inicialmente o tema abordado pelo texto com os atores, que produziram outros significados. Fizemos entrevistas com diversas pessoas e elas nos trouxeram ricas informações, e decidimos colocá-las em cena nas projeções iniciais, juntamente com imagens fragmentadas que possuem estética contemporânea. Os atores contribuíram significativamente na montagem e o trabalho em seus personagens foi através de um longo período de laboratório baseado no teatro físico e partituras corporais. Por ter também a característica minimalista, onde poucos apetrechos e cenário são usados, tem-se ainda mais em evidência o trabalho do ator. Os três personagens possuem tempos, atmosferas e sentimentos diferentes em um mesmo lugar, o que trouxe complexidade e exigiu um profundo trabalho, tanto textual como corporal”.
> Greve dos signos - Cia. de Teatro Arte em Cena (37,33%) - “Montagem onde as suposições do texto seguem uma proposta surrealista em conjunto com os signos astrológicos, que, personificados, constroem composições cênicas representando o zodíaco. Nesse universo, a direção se utiliza das técnicas corporais do “Sistema Viewpoints” e do “Rasaboxes” (técnicas de trabalho de improvisação corporal e psicofísicos para atores e bailarinos) para estabelecer um diálogo entre a percepção de corpo, voz, movimento, criatividade e interpretação. As cenas foram divididas em eras: Terra, Água, Fogo e Ar. E os atores subdivididos nesses elementos transportam sua dramaticidade de acordo com a proposta sugerida pela direção. Dessa forma, a direção propõe expor e criar diversos “signos” para resignificar, trazendo uma mensagem subliminar representando uma única temática. Um espetáculo construído em conjunto com os atores, busca trazer para o âmbito visual, todas as questões filosóficas apresentadas no texto. A dança se torna um elemento dentro da temática e é utilizada na conclusão do espetáculo”.
> Você tem o direito de permanecer calado - Cia. de Teatro Pé Direito (8,53%) - Suspense. A trama critica as grandes emissoras de TV, o poder acima do caráter, as relações profissionais e o desvio de conduta em prol da ganância. Todos os personagens têm caráter ambíguo, passeiam por vários sentimentos e situações, entre eles, o desespero, o cinismo, a revolta, rejeição, formalidade, arrogância. O tom é realista nas interpretações. O elenco mergulha de cabeça nos conflitos internos de seus personagens e trabalha em equipe para construir o ambiente necessário para o resultado satisfatório. Não há protagonistas, os artistas precisam estar em inteira sintonia. A cada apresentação, o ritmo e intenções são diferentes, pois os artistas têm que jogar de acordo com a energia do momento. Se um ator for por um caminho, os outros precisavam entender a proposta e segui-la da mesma maneira. A direção buscou limpar qualquer tipo de intenção caricatural e os movimentos, deixando que a interpretação tivesse o foco no olhar, na palavra e no peso da dramaturgia, e não nos gestuais. Foco numa linha de ação minimalista”.
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