Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Tudo Novo

Flávia Nascimento, Patrick Thouin e Stael de Oliveira estão na final

Solúvel, Los best amigos 2 e Caravana de sonhos classificados (Direção); mais votado participa do Festival de Artes Integradas

Votação técnica  –  21/12/2015 10:13

1

(Fotos: Divulgação)

Emoção: Vencedores só serão revelados na noite de premiação, durante a cerimônia de gala

> Como é o processo de seleção e o regulamento completo do Prêmio OLHO VIVO 2015
> Confira a cobertura fotográfica do Prêmio OLHO VIVO 2014

Décima terceira votação do ano fechada. Foram registrados 295 votos na categoria Direção do Prêmio OLHO VIVO 2015. A página de votação foi visualizada 2.675 vezes; a do cadastro teve 500 visualizações; a reportagem com as fotos e links dos indicados registrou 709 views; e o material de divulgação para indicações e inscrições foi visto 5.034 vezes. Os três mais votados foram Flávia Nascimento/Solúvel - Cordão Popular Companhia de Teatro (27,46%); Patrick Thouin/Los best amigos 2 - Cia. Teatral Liberdade de Expressão (27,12); Stael de Oliveira/Caravana de sonhos - Cia. de Teatro Arte em Cena (20,34%), que estão classificados para a fase final da premiação.

Veja aqui o resultado completo da enquete. Este ano o Prêmio tem a consultoria do Escritório de Apoio à Produção Cultural do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), parceria do Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) e conta com os apoios do jornal "Volta Cultural" e Clube Foto. A grande novidade é a realização do Festival de Artes Integradas, reunindo todos os contemplados com os troféus (os detalhes estão no Regulamento do Prêmio).

1

Cerimônia de premiação (450 convidados) será em 19 de fevereiro de 2016, às 20h, no Gacemss

O material produzido e enviado pelos finalistas de cada categoria é analisado pelo júri técnico, formado por sete jurados de notório conhecimento artístico profissional, isentos do território geográfico de atuação do Prêmio, convidados pelo editor-chefe do site. Todos os sete jurados votam em todas as 19 categorias. Em caso de empate, o jurado especialista no segmento da respectiva categoria terá o voto de minerva. Os vencedores só serão revelados na noite de premiação, durante a cerimônia de gala.

Confira o material dos três mais votados 

> Flávia Nascimento/Solúvel - Cordão Popular Companhia de Teatro (27,46%) - “A direção aconteceu com grande contribuição dos atores envolvidos. Quando escrevi a dramaturgia, já optei por alguns momentos e marcações chaves e características desses personagens. A escolha dos atores foi por causa dessas características em questão, a fim de que o trabalho de cada ator estivesse em evidência na construção desses. Porém, propositalmente, impus o distanciamento do texto que foi escrito em 2008 e só adaptado em 2013, o que contribuiu ainda mais para que isso acontecesse. O fato é que eu queria o olhar de quem está de fora e novas impressões e significados. E foi isso exatamente o que aconteceu. O cenário com projeções foi pensado desde o início, porém decidi trabalhar apenas com uma cadeira e se algo mais entrasse em cena fosse com a necessidade. Aliás, tudo partiu pela necessidade, o texto, a adaptação, a escolha dos personagens e atores, o afastamento e a aproximação”.

> Patrick Thouin/Los best amigos 2 - Cia. Teatral Liberdade de Expressão (27,12) - “Trabalhei o gênero comédia, mais especificamente a comédia física, o fazer rir apenas com um gesto ou uma situação transmitida, sem a necessidade da fala. O primeiro grande desafio foi criar uma nova história com os mesmos quatro personagens (Léo, Irá, Erik e Jean, que já vinham de um espetáculo anterior), mas que ao mesmo tempo fosse totalmente independente, não havendo a necessidade do público precisar ter assistido ao outro. O texto é sim muito bem amarrado e já dá o direcionamento cômico que o espetáculo se propõe, mas são as ações físicas que fazem total diferença, e por isso foram trabalhadas exaustivamente em cada personagem. E um segundo grande desafio foi fazer com que os quatro atores conseguissem transmitir de forma correta as características fundamentais e a personalidade de seus personagens (um intelectual nerd, um gozador, um sensível e o outro tapado), o que foi alcançado aliando a maneira de falar, os acessórios que usam durante as cenas e, claro e fundamental, os seus figurinos”.

> Stael de Oliveira/Caravana de sonhos - Cia. de Teatro Arte em Cena (20,34%) - “A peça propõe uma metalinguagem onde os personagens desenvolvem o jogo cênico a partir de máscaras, cada um se transforma em contador, e esse contador em personagem simultaneamente. As máscaras retratam as características acentuadas de cada um, tornando-se uma proposta tão palpável que beira a farsa (modalidade teatral que trabalha o farsesco na comédia). As personas, como máscaras, também são trocadas entre os próprios personagens dentro da trama, intensificando a comicidade proposta nessa dinâmica com um ritmo corporal intenso e divertido. A direção utiliza do cenário composto por portas e janelas para compor cenas e intervenções... O público é transportado para o universo do artista de rua, tornando-se um elemento da própria história. A base de todo o espetáculo é a comédia Dell´Arte, destacando o teatro itinerante. A música ao vivo, executada por músicos de uma banda, é outro elemento que a direção utiliza para contar essa história... História de amor e fantasia, onde um grupo de artistas de rua cria narrativas recheadas de paixão, poesia, ilusão e alegria”.

> Veja os dez diretores/espetáculos indicados e os finalistas do Prêmio OV este ano

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×