(Foto: João Marcos Coelho)
Suspense e emoção: Vencedores do Prêmio só serão revelados durante a cerimônia de gala
> Como é o processo de seleção e o regulamento da edição 2016
> Confira a cobertura fotográfica do Prêmio OLHO VIVO 2015
Vigésima (última) votação do ano fechada. Foram registrados 8.377 votos na categoria Espetáculo Teatral - Conjunto da Obra: Direção, Dramaturgia, Elenco, Figurino, Iluminação etc. - do Prêmio OLHO VIVO 2016. A página de votação foi visualizada 22.637 vezes; a do cadastro teve 12.996 visualizações; a reportagem com as fotos e links dos indicados registrou 393 views; e o material de divulgação para indicações e inscrições foi visto 2.501 vezes. Pela primeira vez na história do Prêmio, os três mais votados são do mesmo grupo: Oficina de Artes Roriz. Zé e Maria (27,30%); O anjo trapalhão (26,50%); e A viagem da Intrometida estão classificados para a fase final da premiação. Os textos completos de cada peça foram enviados aos jurados
Os ganhadores só serão revelados na noite de premiação, em 17 de fevereiro de 2017, às 20h (no Centro de Convenções do Aldeia das Águas Park Resort - o maior complexo de lazer do Estado do Rio de Janeiro), em cerimônia de gala. Consultoria: Escritório de Apoio à Produção Cultural do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).
Liberdade de expressão: Cerimônia de premiação será em 17 de fevereiro de 2017, às 20h
O material enviado pelos finalistas de cada categoria é analisado pelo júri técnico, formado por seis jurados de notório conhecimento artístico profissional, convidados pelo editor-chefe do site. Todos os seis jurados votam em todas as categorias. Em caso de empate, o jurado especialista no segmento da respectiva categoria terá o voto de minerva. Os vencedores só serão revelados na noite de premiação, durante a cerimônia de gala.
_______________________________________________________
Veja aqui o resultado completo da enquete. O Prêmio tem a consultoria do Escritório de Apoio à Produção Cultural do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).
_______________________________________________________
Confira o material enviado pelos três mais votados
> Zé e Maria - Oficina de Artes Roriz (27,30%) - “Teatro adulto. Gênero: Comédia. Surgiu através de um esquete cômico, onde o diretor Lúcio Roriz acrescentou cenas cotidianas de um consultório médico e explora o tema ‘Câncer de próstata’ com humor, mesmo o assunto sendo muito sério. Informa o quanto a doença necessita de acompanhamento médico e que a prevenção ainda é o melhor remédio. Resumo: Um casal caipira vai para a cidade grande realizar uma consulta médica. Maria e seu esposo Zé aprontam de tudo no consultório e, após muito desentendimento e falta de informação, a secretária e Maria travam uma grande luta na arena denominada UAIFC”.
> O anjo trapalhão - Oficina de Artes Roriz (26,50%) - “Teatro infantil. Direção e livre adaptação do texto ‘Papo de anjo’: Lúcio Roriz. Os valores universais essenciais - Bem e Mal - continuam presentes e atuantes, mas sob outras roupagens. O espetáculo propõe uma busca constante na afirmação de que o “Bem” sempre prevalecerá. A direção propõe mudanças de cenários também através de jogos de luz, onde, por exemplo, temos a transição do céu para a Terra. Resumo: Um anjinho ‘atrapalhado’ resolve vir à Terra e conhecer um pouco sobre os humanos. No entanto, é recepcionado de maneira estranha. Dotado de uma bondade ímpar e através da seu modo simples e correto de pensar e agir ele consegue mudar o comportamento das pessoas”.
> A viagem da Intrometida - Oficina de Artes Roriz (26,11%) - “Teatro infantil. Texto e direção: Lúcio Roriz. Gênero: Humor. Com músicas específicas, acompanhadas por uma coreografia dinâmica, a peça recheada explora o universo lúdico, mas com uma linguagem simples e objetiva. Resumo: Após ouvirem uma discussão entre o Sol e a Lua, as estrelas do Cruzeiro do Sul resolvem conscientizar os planetas, principalmente a Terra, para protegerem a camada de ozônio, que anda sendo atacada por gases nocivos à atmosfera. Quando a mobilização começa, a estrela “Intrometida” resolve socorrer um foguete perdido no espaço e, ao entrar na nave, o foguete dá partida e a estrela vem cair na Terra. A estrela “Intrometida” é socorrida pelas formigas, que dão uma grande lição de vida a ela”.
> Veja os dez espetáculos indicados e os finalistas do Prêmio OLHO VIVO este ano