(Fotos: Divulgação)
“Arte é tudo que emociona, independente se tomando um café, ouvindo música clássica ou um rap; visitando um museu de artes ou apreciando uma árvore num parque”
Ela nunca pegou em um pincel. Nunca. Mas é apreciadora das artes, do teatro. Sempre foi de livrarias e bibliotecas. Passou uma vida dentro desses espaços e aí, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), reclusa, sem os seus filhos por perto, isso aflorou “de um jeito muito intenso e emocionante, espiritual, com certeza”, como ela diz. O resultado o público pode conferir na exposição “Do Isolamento ao Encontrar-se”, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda. A abertura será no dia 3 de março, sexta-feira, às 19h, quando Sonia Costa apresenta as suas telas no projeto Café & Arte, do Zaqueu Pedroza.
Sonia conta que já pintava há alguns anos e vendia as suas telas. Daí recebeu o incentivo do Pedroza para expor no Premium Café. Qual a expectativa?
- É uma experiência inovadora, e tudo se encaixa. Arte é tudo que emociona, independente se tomando um café, ouvindo música clássica ou um rap; visitando um museu de artes ou apreciando uma árvore num parque. Lembra encontros e impressões sobre visões de vida. Arte é o canalizador central de emoções tão relevantes, como a empatia. Arte deveria ser para todos, por isso aceitei o convite. Quero gente de verdade, juntar, sensibilizar - comenta.
É a primeira vez que Sonia Costa participa de uma exposição, mas diz ter um público fiel que a acompanha.
- Será uma ótima oportunidade de rever amigos, todos sempre ocupados com a correria do dia a dia. Eu mesma tenho um restaurante, além de ser mãe e avó, atenta à minha família e tantos outros projetos que vou aos poucos realizando. Vai ser ótimo estar com os amigos nesse dia, estou muito feliz - enfatiza a apreciadora de talentos como Frida e Monet.
- Amo Monet, me inspira - destaca.
Quem é Sonia Costa
Sonia Regina Floriano Costa nasceu em Volta Redonda, mora no bairro Rústico e tem um restaurante (o Casa da Mãe Joana, no Conforto). Ela se considera uma rebelbe, inconformada com os rótulos e pré-conceitos da sociedade. Sonia Costa é confeiteira, cozinheira, que gosta de cantar, cozinhar, de leitura. É assídua de filosofia, Dostoievski, biografias e mistério.
- Leio bula de remédio quando não tem nada pra ler, acredite.
A artista é daquelas que amam a simplicidade, e exemplifica:
- A simplicidade que pode estar em te receber para uma fatia de bolo e uma xícara de café ou buscar meu Netinho na escola. Sou simples e valorizo o comum, de estar rodeada de família, amigos, de estar no meu pomar, plantas e livros.
> Acompanhe as novidades sobre Sonia Costa no Facebook