Quando: 27 de setembro
“O Poemúsica versa sobre a poesia e alguns de seus desdobramentos. Propõe-se a pesquisar a fronteira e a interseção entre o que é a poesia do poema/livro e a da letra de canção”.
(Flávia Souza Lima, curadoria)
O Festival Poemúsica acontece pelo terceiro ano consecutivo em Volta Redonda, com curadoria da jornalista, poeta e produtora cultural Flávia Souza Lima (natural de Volta Redonda e integrante da AVL - Academia Volta-Redondense de Letras). Esta edição foi dividida em três dias de apresentações inéditas (27 de setembro, 18 e 25 de outubro), dedicadas à literatura escrita por mulheres. O conteúdo é trazido por seis convidados: um elenco antietarista composto por mulheres e pessoas LGBTQIA+ e pretas. Artistas, poetas, jornalistas apresentam visões sobre a poesia e a literatura moderna e contemporânea, autoral e negra. Seis poetas da AVL também integram o Poemúsica.
Para este primeiro encontro, que acontece na quarta-feira, 27 de setembro, às 19h, a programação do Festival Poemúsica conta com poesia autoral com integrantes da AVL, performance autoral com Tom Grito e a leitura do conto “À procura de uma dignidade”, de Clarice Lispector, com Sandra Pêra (inédito presencialmente).
Quem são os convidados
(Foto: Divulgação)
. Tom Grito - Poeta, homem trans não-binário. Dedica-se à poesia falada (spoken word/poetry slam) e às microrrevoluções político-sociais. É um dos fundadores do Slam das Minas RJ e representou o Brasil no campeonato internacional Rio Poetry Slam que acontece na Festa Literária das Periferias (Flup). Em 2018, realizou oficinas para a Rede Sesc Nacional de Ensino e participou do circuito Sesc Arte da Palavra. Em 2019 lançou seu primeiro livro “Antes que Seja Tarde: Para se Falar de Poesia” (Editora Malê).
(Foto: Divulgação/Jorge Bispo)
. Sandra Pêra - A atriz, diretora, cantora e compositora apresenta a leitura de um conto de Clarice Lispector, a escritora brasileira mais traduzida em todo o mundo. A pedido do Poemúsica, a artista faz uma leitura aberta ao público, deste texto que foi recentemente encenado sob a direção de Ana Beatriz Nogueira. Conto originalmente publicado em 1975, no livro “Onde Estivestes de noite”. Inédito presencialmente.
O que é o Festival
O Festival Poemúsica é realizado pela Planetário Produções Culturais com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do edital Literatura Resiste RJ.
- Versa sobre a poesia e alguns de seus desdobramentos. Propõe-se a pesquisar a fronteira e a interseção entre o que é a poesia do poema/livro e a da letra de canção. Procura ampliar a conversa literária para além das páginas impressas, apresentando-a também pelo viés da canção popular. Ou seja, a poesia encontrada em livros, poemas, canções, poetas e letristas é o assunto principal do projeto - explica Flávia Souza Lima.
Esta será a quarta rodada, inédita, sendo a terceira ao vivo (anteriores realizadas em 2021 e 2022), depois de uma no formato de podcast (2020). Já foram assunto no Poemúsica: Cecilia Meireles, Hilda Hilst, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Drummond, Tom Zé, Waly Salomão e outros. Nomes ligados à poesia (de livro e da canção), como Zeca Baleiro, Olivia Hime, Zé Renato, Áurea Martins, Guinga, Christovam de Chevalier, Paulo Sabino, Joyce Moreno já participaram.
> Festival Poemúsica (3ª Edição) - Datas: 27 de setembro, 18 de outubro e 25 de outubro. Horário: 19h. Local: Teatro Gacemss 2, Rua 14, nº 315, Vila Santa Cecilia, Volta Redonda. Informações na bilheteria do teatro - telefone (24) 3343-1770. Ingressos antecipados na bilheteria do teatro: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Gratuidades: Estudantes de escolas públicas de Volta Redonda; estudantes de Letras das faculdades de Volta Redonda e região Médio Paraíba; poetas e escritores da AVL (Academia Volta-redondense de Letras); sócios do Gacemss. Capacidade: 115 lugares. Duração: 70 a 90 minutos. Classificação indicativa: 14 anos. Acessibilidade: Todas as apresentações contam com AD (audiodescrição) e intérprete de Libras. Curadoria: Flávia Souza Lima. Realização: Planetário Produções Culturais. Produção local: Laboratório Produções Artísticas. Apoio: Teatro Gacemss e AVL. Patrocínio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Redes sociais (clique aqui).
> Poemúsica: Gravação sem a presença de público
> Festival Poemúsica apresenta oito atrações
> Poemúsica chega ao teatro Gacemss 2
> Recital e palestra encerram o Poemúsica