Publicidade

RH

Humor Que Provoca Reflexões

Pequenas Leituras aposta no estilo junto e misturado

Quinto episódio da terceira temporada do projeto reúne integrantes de todas as franquias da oficina de atores do Estudarte

Cena alternativa  –  09/05/2022 10:05

 
PL.imprensa

(Foto: Divulgação) 

_______________________________________________________

Penúltimo episódio: Leitura dramatizada de vários textos será no dia 12 de maio (quinta-feira), às 20h, no Premium Café, em Volta Redonda; no elenco estão América Possidente, Demétrio Santos, Maíra Pimentel e Ramon Amorim 

_______________________________________________________

> Quarto episódio da terceira temporada: Mulheres dominam o Pequenas Leiruras
> Similar a radionovelas - Terceiro episódio da terceira temporada do Pequenas Leituras
> Estudarte apresenta segundo episódio da terceira temporada do Pequenas Leituras
> Terceira temporada do projeto Pequenas Leituras começou em janeiro de 2022

A terceira temporada do Pequenas Leituras está caminhando para o seu desfecho. No elenco do penúltimo episódio estão América Possidente, Demétrio Santos, Maíra Pimentel e Ramon Amorim, criando vozes enquanto leem textos. A data escolhida é dia 12 de maio, mantendo sempre o critério de segunda quinta-feira do mês, às 20h, com entrada franca, no Premium Café (espaço anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda, que sedia o evento desde a sua primeira temporada, lançada em 2019. 

- O público está se tornando cada vez mais fiel - diz Rodrigo Hallvys, diretor geral do Estudarte e da RH Soluções Artísticas, responsável pela produção do evento. 

Além de textos inéditos misturados a alguns que costumam estar em outros episódios, o público terá mais uma novidade. Trata-se da primeira ocasião de elenco escalado em uma mistura de integrantes de todas as franquias da oficina de atores do Estudarte. 

- Até então fazíamos as escalas dos episódios abrangendo elenco de uma franquia por vez. No mês passado, inclusive, escalamos apenas mulheres pela primeira vez, todas da oficina instalada na Revolution School, no Aterrado. Agora resolvemos testar a mistura, pois o elenco de cada franquia possui um ritmo distinto - detalha. 

Com uma dinâmica de leitura dramatizada de 30 a 40 textos por episódio, os contextos de cada cena trazem reflexões e desfechos com elementos surpresas. 

- Essa dinâmica cria gargalhadas e até mesmo espanto no público. A plateia sempre é calorosa, e passou a seguir o nosso trabalho de uma forma que nos alegra demais. As reações são espontâneas e divertidas, até porque os textos utilizados costumam ser baseados em situações cotidianas - comenta Hallvys. 

Outra novidade é Ramon Amorim assinando parte dos textos. O ator, integrante do Estudarte desde 2010, começou a experimentar roteirização neste ano, também baseando-se em situações que vivenciou ou presenciou. 

- O projeto é constituído por leitura dramatizada de vários textos sobre situações que realmente aconteceram, escritas pelo Rodrigo. Isso me inspirou a escrever também, porque presencio muita coisa lidando com o público na rua e no meu trabalho. Então parte desses diálogos acaba nos dando ideias para escrever - comenta Ramon Amorim. 

Estudarte 

Fundado em 2003, dentro do antigo Colégio Volta Redonda, o Estudarte começou com um elenco de adolescentes, sob direção de Rodrigo Hallvys. O trabalho, que tinha o objetivo de conquistar notas acadêmicas para os então estudantes, foi batizado como Estudarte pelo diretor, que abraçou o projeto a convite do irmão, Diego Machado, que era um dos alunos do colégio. 

O trabalho funcionou de tal forma que se apresentaram em diversos colégios da cidade, gerando a continuação do grupo. Já em 2004, Rodrigo Hallvys instalou sua oficina de atores dentro do colégio e passou a receber alunos de outras instituições de ensino para integrarem, também, o grupo. No mesmo ano produziram seu primeiro festival de encerramento do ano letivo, seguindo assim até o fim de 2010, quando apresentaram a sétima edição do evento e Hallvys voltou a residir no Rio de Janeiro, iniciando o primeiro hiato da trupe. 

Em 2016, retornaram para seu oitavo festival, comemorando os 18 anos de experimentos de direção teatral na carreira de Hallvys. Entraram em novo hiato em meados de 2017 e retornaram definitivamente em 2019, produzindo eventos, tendo alguns interrompidos no ano seguinte pela pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). 

Com trabalhos internos sendo desenvolvidos durante o isolamento social, o Estudarte retornou ao público presencialmente em 2022, criando novas franquias e, agora, já está preparando a quarta temporada do Pequenas Leituras, além de seu décimo festival, programado para dezembro. 

- A agenda está cheia. Como a RH Soluções Artísticas trabalha com produções além das artes cênicas, estamos buscando ter cautela no ritmo, até mesmo para não voltar a me sobrecarregar. O Estudarte está com oficinas na própria sede da empresa (no Retiro), na Revolution School (no Aterrado) e no Gacemss (na Vila Santa Cecília). São as mesmas técnicas, mas elas se desenvolvem de acordo com o ritmo de cada grupo. Ou seja, até essa adaptação é sempre pensada com sutileza para que cada integrante se desenvolva através dos relatórios que são criados sobre o que é alcançado individualmente. E isso atinge diretamente o que propomos a produzir de dentro para fora - explica Rodrigo Hallvys. 

> Pequenas Leituras - Terceira temporada - Quinto episódio. Dia 12 de maio (quinta-feira), às 20h, no Premium Café. Elenco: América Possidente, Demétrio Santos, Maíra Pimentel e Ramon Amorim. Direção: Rodrigo Hallvys. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Entrada gratuita. Rede social: @grupoestudarte 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×