(Foto: Divulgação)
Grupo protestou e cobrou, desde CPI até
a mudança da lei do Conselho de Cultura
O Fórum de Cultura de Volta Redonda aconteceu. Escutando todos os relatos e boatos novos, acabei ficando um pouco preocupado. Pelo que me disseram, o secretário municipal de Cultura, Moacir Carvalho de Castro Filho, o Moa, mais uma vez entrou mudo e saiu calado, mesmo com participantes do fórum levando faixas, cobrando a CPI e mudanças na SMC (Secretaria Municipal de Cultura).
Parece agora que, depois de ter dito em público que trocaria o secretário, o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) resolveu voltar atrás e manter o amigo na pasta. Isso será um absurdo, mas, pelo comportamento dos vereadores, que não votam uma CPI imediata, existe uma "blindagem" para garantir o secretário e a política cultural do prefeito.
Carta branca
Se nada for feito, se nada for investigado (não se condena ninguém sem investigação e comprovação das acusações!), estaremos dando carta branca para que o prefeito e todos seus secretários e secretárias façam o que quiserem com o dinheiro público.
E não foi exatamente para isso que eles foram eleitos ou empossados. Ou foi?
Fórum legitimou política da prefeitura
Com o fórum, legitimou-se a política da prefeitura, embora a intervenção do grupo de artistas e fazedores culturais tenha demonstrado que tudo vai mal. Não participei do fórum. Mas ouvi vários relatos. O grupo leu seu manifesto, protestou e cobrou, desde CPI até a mudança da lei do Conselho de Cultura.
Parte do grupo participou do fórum e agora participa das comissões setoriais que se formaram, e isso também é bom, para que não digam que só esperneiam e não fazem nada nem dialogam com o poder público.