(Foto: Divulgação)
Feira: Artesãos vão expor e vender seus trabalhos durante a Semana do Artesanato, que acontece de 19 a 24 de janeiro, das 10 às 20h
Os artesãos de Volta Redonda, cadastrados no Programa do Artesanato Municipal (PAM), ganharam um espaço dentro do Shopping Park Sul para que possam expor e vender seus trabalhos durante a Semana do Artesanato, que acontece de 19 a 24 de janeiro, das 10 às 20h. A proposta é a deque a feira seja mensal. Haverá ainda espaços dentro de uma loja com oficinas gratuitas para capacitação de artesãos de toda a região.
O Programa do Artesanato Municipal é uma ação da Prefeitura de Volta Redonda, executada pela Secretaria Municipal de cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
- O Projeto tem a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão na cidade de Volta Redonda, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como desenvolver e promover o artesanato como instrumento de trabalho e empreendedorismo - destacou a secretária de Cultura, Aline Ribeiro.
A Oficina de Artesanato que vai acontecer no shopping conta com atividades como decoupagem, pintura em tecidos, bijuterias, biscuit, pintura com stencil, tricô, crochê e bordado. As inscrições acontecerão no local do evento e para participar basta levar um quilo de alimento não perecível.
São aproximadamente 600 artesãos cadastrados no PAM que participam de quatro feiras mensais organizadas pela prefeitura em centros comerciais e locais estratégicos para a promoção do artesanato - Praça Brasil, Memorial Getúlio Vargas, Praça Sávio Gama e Zoológico Municipal.
A abertura de mais espaço importante para o setor do artesanato vem para fortalecer ainda mais esse segmento cultural e produtivo tão forte em Volta Redonda e as ações do município para integração de iniciativas, trocas de experiências e aprimoramento de gestão de processos e produtos artesanais.
Para o prefeito Samuca Silva, eventos como esse valorizam os artesãos da cidade.
- Abrindo esses espaços em pontos comerciais da cidade de grande circulação ajudam os artesãos tanto na divulgação de seus trabalhos, como na comercialização. Gerando mais oportunidades para a categoria. Além disso, eles garantem produtos exclusivos e com preço acessível a toda população.