Publicada em: 02/09/2014 (12:20:34)
Atualizada em: 17/10/2014 (16:51:56)
Ton Roosendaal, desenvolvedor do Blender, compartilhou em seu Twitter, onde geralmente ele publica o que acha que serve como exemplo e motivação para a comunidade de artistas que usam o software, o trabalho de Chander Ruzzi. O produtor audiovisual de Volta Redonda tem 23 anos, começou fazendo faculdade de design, com mais ou menos 18, mas chegando ao quinto período percebeu que aquilo estava atrapalhando o que ele realmente desejava explorar: áudio, produção de animações e efeitos visuais. Decidiu então sair do curso e se dedicar a aprender o que queria de uma maneira mais independente e autodidata.
Veja o trabalho mais recente de Chander Ruzzi
Ele começou a "fuçar" e estudar gravação básica de áudio com mais ou menos 13 anos, depois passou para edição básica de vídeo. Isso virou hobby e desde então fazia edições de brincadeira o tempo todo. Acabou tendo muita curiosidade e passou a se aprofundar. Quando teve dúvidas, recorreu a tutoriais, making of, fóruns, Google, até aprender.
- Uma coisa leva a outra e acabei me interessando muito por animações 2D e 3D, então comecei a estudar sozinho. Entrei na faculdade de design pensando em aperfeiçoar meus conhecimentos, mas acabei percebendo que aprenderia mais estudando sozinho e trabalhando. Saí da faculdade, foquei no trabalho (na época trabalhava para a empresa Art&Designers, em Volta Redonda) e também em estudar o que queria. Acabei desenvolvendo habilidades e aptidões em animação 2D (motion graphics) - conta.
- É claro que o trabalho me ajudou muito a evoluir. Continuei me forçando a estudar, "fuçar" nos softwares certos e assistir a tutoriais praticamente todos os dias. Com o tempo descobri o software free Blender 3D e resolvi arriscar em produções 3D e VFX (Visual Effects). Tenho trabalhado para produtoras de vídeo e como freelancer desde então - completa.
Um dos trabalhos de Ruzzi que geraram um nível de reconhecimento gratificante foi a abertura do programa de TV que lançaria na época em Volta Redonda, o "ReporTeen". Veja aqui.
Confira a entrevista com Chander Ruzzi
(Fotos: Divulgação)
"Empresários em Volta Redonda estão começando a ampliar seus horizontes e a
enxergar o potencial de um vídeo bem produzido por um profissional para sua empresa"
Como surgiu a ideia de disponibilizar tutoriais online para quem tiver interesse em aprender? Quantos já estão no ar? Números de acessos (média)? Como tem sido a receptividade?
Como minha maior fonte de informações até hoje foi disponibilizada por pessoas comuns que dedicaram seu tempo em compartilhar seus conhecimentos gratuitamente em tutoriais, eu já imaginava que futuramente, quando tivesse conhecimento o suficiente, chegaria a hora de começar a compartilhar minhas ideias e técnicas também. Percebi que muitas pessoas se apegam a ferramentas pagas, por serem famosas e acham que só vão conseguir resultados profissionais se usá-las, o que não é verdade. Sendo assim, decidi começar a produzir curtas, tutoriais e making of com intuito de informar, ensinar e mostrar que com softwares gratuitos (como Blender, Inkscape, Gimp e Krita) é possível alcançar resultados profissionais e mais do que satisfatórios.
Comecei com os tutoriais há pouco tempo, no momento tenho três publicados, sendo um de After Effects, um de Blender em português e outro em inglês (esse último parece ter se propagado um pouco mais, por ser acessível a pessoas de todo o mundo). Pretendo ainda publicar mais dois tutoriais em português e em seguida os mesmos tutoriais em inglês.
Tenho intenção de continuar produzindo curtas para o meu canal principal junto com minha namorada Tatiane Nogueira e desses curtas gerar making of mostrando o processo de produção e tutoriais ensinando algumas das técnicas usadas nos curtas. Esses serão publicados no meu canal secundário.
Como tenho que conciliar tempo de trabalhos profissionais e tempo de produções pessoais, ainda não pude me dedicar o suficiente em produzir mais e divulgar mais esses trabalhos e vídeo aulas, mas a média de visualização por enquanto no primeiro canal é de 450 a 500 views por vídeo. No segundo canal a média de views por tuto em português ainda é de 380 por vídeo, seguindo de 2081 views no tuto de Blender em inglês. Isso até dia 26/8/14.
Na maioria dos trabalhos, você utiliza o Blender, que é um software livre, acessível a todos. Fale um pouco sobre esse software, para quem pensa em começar agora.
Sim, meu principal software de produção hoje é o Blender 3D, um software gratuito cross platform (disponível para os três principais sistemas). O Blender é uma suíte que abrange produção em 3D (modelagem, mapeamento, texturização, iluminação, animação e renderização), assim como produção de games, edição de vídeo e composição avançada. O software é gratuito e para baixá-lo é só acessar aqui e escolher a versão correta para seu sistema de preferência. Para quem está começando o ideal é procurar por tutoriais básicos, há vários no YouTube. Há também alguns links muito úteis de tutoriais, como nesses links (1, 2 e 3). DVDs de treinamento da própria Blender Foundation. Site do Allan Britto (tutorias pra iniciantes de graça e muitos outros). Canal do Andrew Price de tutoriais. Canal do BlenderDiplom.com. Canal BlenderTuts. Há vários outros, mas com o conteúdo desses links já dá para aprender bastante sobre o Blender.
Você já teve um de seus trabalhos publicados no Twitter do próprio criador do software. Como isso aconteceu?
Ton Roosendaal compartilhou minha animação no Twitter. Isso aconteceu quando postei a animação no grupo Blender Brasil no Facebook e um dos participantes resolveu enviar o link para o Ton. Quando entrei na sua página do Twitter, o trabalho já estava lá, publicado pelo próprio Ton. Foi algo simples, mas tremendamente satisfatório, pelo menos para mim.
Você mora em Volta Redonda? Como está o mercado de trabalho para a sua profissão aqui? E na região? Com a internet, é possível conseguir bons trabalhos sem precisar sair da cidade?
Sim, moro em Volta Redonda. A cidade está começando a se mostrar promissora na área. Empresários estão começando a ampliar seus horizontes e a enxergar o potencial de um vídeo bem produzido por um profissional para sua empresa. Há muitas pessoas se interessando em começar a aprender sobre a área audiovisual e até trabalhado com isso aqui em Volta Redonda. Há também algumas boas produtoras de vídeo aqui na cidade, o que está começando a deixar o mercado um pouco competitivo, o que de certa forma é saudável e valoriza os profissionais da área.
É possível conseguir trabalhos online, mas requer muita disciplina e dedicação da parte do freelancer ou profissional. Conquistar a confiança de clientes não é uma coisa que deve ser feita de qualquer maneira ou às pressas, ainda mais à distância, como no caso da internet.
E a formação profissional? Ela pode ser feita com qualidade na região? Ou é preciso sair daqui para se profissionalizar?
Há bons cursos de design e marketing na região, mas até onde sei e expressando minha opinião, não há cursos específicos na área de produção audiovisual. Não há bons cursos de animação e composição. Se a pessoa quiser realmente aprender e tiver disciplina, é possível aprender sozinho com um computador e internet, mas se a intenção é realmente fazer uma boa faculdade e seguir a carreira acadêmica na área, por enquanto a melhor opção é procurar outras cidades, como Rio, São Paulo, Niterói, entre outras, para se profissionalizar.
Os equipamentos são caros para conseguir produzir trabalhos com a qualidade dos seus?
Vou dividir esses equipamentos em três partes e falar separadamente de cada:
1 - Computador: Para quem está começando, acho que a configuração mínima de um computador que consegue atender de forma razoável aos softwares de produção é: Intel Core I5 ou AMD X6, com 8Gb de memória RAM e 500Gb de HD. Para usuários de nível intermediário e avançado acho que o mínimo seria um computador com Intel Core I7 ou AMD X8, com 16 Gb de RAM e 1 TB de HD. O primeiro se encontra na faixa de R$ 1.700 sem o monitor, e o segundo na faixa de R$ 2.300, também sem monitor. Uma placa de vídeo sempre ajuda. Acho que no mínimo uma GeForce GTX 460, que está saindo na faixa de R$ 350.
2 - Softwares: Como disse anteriormente, na minha opinião, não são necessários softwares e sistemas operacionais caros para produzir trabalhos com qualidade. Eu, por exemplo, uso na maior parte do tempo softwares gratuitos com o sistema Ubuntu, que também é gratuito. Então nessa parte acho que não é necessário gastar nada. Claro que há aqueles que preferem usar softwares pagos, como os da Adobe, que são realmente ótimos, pra quem pode arcar.
3 - Equipamentos de filmagem e iluminação: Para quem deseja trabalhar apenas com animação e produção 2D e 3D, a lista para no item 2, mas para quem tem vontade de ir um pouco além e estender para produção de filmes independentes e cenas com efeitos visuais, é necessário investir em equipamentos como câmera, lentes, luzes e chroma key. Uma boa câmera e não muito cara que indico para os iniciantes é a Canon T3i ou 600D. Lentes são equipamentos caros de se comprar no Brasil, isso infelizmente é uma realidade que não podemos fugir. Também pode acabar saindo caro montar um bom kit de iluminação, mas é possível conseguir resultados bem profissionais com apenas alguns refletores de 1000w, alguns softbox e até com algumas luzes contínuas de no mínimo uns 230w montadas com uma sombrinha difusora.
Além dos tutoriais, você está trabalhando em algum outro projeto atualmente que possa adiantar alguma coisa?
Sim, eu e a Tati temos planos para vários curtas que já estão na fila para serem realizados. Amamos a produção independente e nos divertimos muito produzindo.
O que vem por aí?
O próximo curta é baseado no roteiro criado por Tatiane Nogueira e fala sobre a influência do pensamento no ambiente em nossas vidas. As etapas de pré-produção e filmagem já foram finalizadas, agora é só editar e passar um tempinho na pós-produção para publicarmos um curta independente e de qualidade.
Serviço
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