(Foto: Divulgação)
Ação do equipamento tem a finalidade
de avaliar a resistência do material em
relação à corrosão provocada pelo sal
O docente Luciano Monteiro Rodrigues apresentou sua defesa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Materiais (Memat), em 30 de junho, no campus Três Poços. O tema do trabalho foi “Desenvolvimento de equipamento para realização de ensaios com névoa salina para avaliar a resistência à corrosão em metais” e trouxe novidades para a área de engenharia do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda).
Aço sempre foi sua paixão, por isso Luciano Monteiro desenvolveu um equipamento a partir de suas experiências como técnico em mecânica. O diferencial do projeto é o seu baixo custo, já que os outros similares disponíveis no mercado custam em torno de R$ 40 mil e o desenvolvido pelo mestrando custou apenas R$ 560.
- Sempre tive vontade de fazer algo relacionado ao aço e corrosão. Fiquei muito feliz com o resultado, porque já soube que um aluno fará testes no meu equipamento - disse, completando que pretende melhorar ainda mais a máquina.
O projeto consiste em um recipiente feito com vidro e acrílico, o qual é ligado num purificador de ar doméstico com água salina. Assim, quando ligado, numa temperatura em torno de 38°C, passa toda a substância em seu estado gasoso para o material - nesse caso, o aço - colocado dentro do recipiente.
A ação do equipamento tem a finalidade de avaliar a resistência do material em relação à corrosão provocada pelo sal. Isso pode ser utilizado para construções civis feitas nos litorais, onde a concentração de sal é mais elevada.
- Conseguimos fazê-lo com materiais simples, do dia a dia, um equipamento de porte para a avaliação acadêmica com os mesmos resultados satisfatórios - disse o orientador do trabalho Roberto Magnago.
No próximo semestre, o equipamento já estará disponível nos laboratórios do prédio 12, no campus Três Poços, para ser utilizado pelos alunos do UniFOA.