Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Crítica/A Maior Pista de Dança do Mundo

Confira fotos do show da Madonna na Praia de Copacabana

Rainha do Pop reúne cerca de 2 milhões de pessoas para ver o encerramento da Celebration Tour

Cobertura Fotográfica  –  06/05/2024 19:22

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Fernando Maia/RioTur)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Alexandre Macieira/RioTur)

  • (Foto: Fernando Maia/RioTur)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Fernando Maia/RioTur)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Cláudio Alcântara)

  • (Foto: Cláudio Alcântara)

  • (Foto: Cláudio Alcântara)

  • (Foto: Cláudio Alcântara)

  • (Foto: Cláudio Alcântara)

  • (Foto: Cláudio Alcântara)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Marcos Hermes)

  • (Foto: Marcos Hermes)

 

(Fotos: Cláudio Alcântara, Fernando Maia/RioTur, Marcos Hermes, Alexandre Macieira/RioTur)

Madonna entra para o Livro dos Recordes como a cantora com o maior público em um espetáculo

A cobertura mais difícil que já fizemos. Foram 16 horas de trabalho, muitos obstáculos, falta de informação, desorganização e ineficiência do aparato policial. Dito isso, o show em si e Madonna foram impecáveis. O público brasileiro é o melhor e deu à única Rainha do Pop o que ela merece: Uma explosão de carinho e euforia contagiante no espetáculo gratuito, realizado na Praia de Copacabana - Rio.

Madonna atrasou (como sempre) e subiu ao palco às 22h37 de sábado, 4 de maio, para o encerramento da Celebration Tour. Transformou o local na maior pista de dança do mundo, comemorando os seus 40 anos de carreira. Resultado: Entrou para o Livro dos Recordes como a cantora com o maior público em um único espetáculo, cerca de 2 milhões de pessoas (O público ia até o fim do Leme, ocupando a areia, o calçadão e a Avenida Atlântica).

Pontos negativos

. Som Precário - O som não estava dos melhores, apesar das torres espalhadas por vários pontos das areias de Copacabana. Aliás, quem estava na areia já não entendia muito bem o que a diva cantava e falava. No calçadão, era praticamente impossível entender. Esse problema também era perceptível quando o DJ português Barata e Diplo tocaram seus sets (com excesso de funk, diga-se de passagem), antes de a diva se apresentar. Quem ficou na área reservada a 7.500 pessoas teve melhor sorte, é claro.

. Telões Inadequados - Os telões (não os do show, que têm um conceito lá no palco) simplesmente não mostraram 50% do que aconteceu na Celebation Tour. Ou seja, quem ficou na areia, não entendeu nadinha. Não precisa ser expert no assunto para saber que o palco mostra uma visão horizontal do show. Acredite: Os telões eram verticais e falhavam miseravelmente!

. Falhas Técnicas - Inacreditável que um show com a produção no Brasil da Bonus Track, que tem como sócios Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer, com forte experiência na realização de eventos grandiosos no país e de repercussão internacional, tenha feito uma caquinha dessas. Em 2023, a Bonus Track realizou a turnê de Paul McCartney - Got Back Tour - com nove shows e passando por cinco cidades. Também realizou a farewell tour de Roger Waters - This is Not a Drill. Em 2006, os sócios da Bonus Track produziram o concerto dos Rolling Stones na Praia de Copacabana, que reuniu 1 milhão de pessoas. Em 2012, trouxeram Stevie Wonder com Gilberto Gil, no mesmo local, em show no dia de Natal.

. Desinformação - Quem precisava de informação era jogado de um lado para o outro, até chegar onde desejava. As pessoas estavam despreparadas para um evento desse porte. Desinformação e desorganização.

. Nota Zero - Para os policiais. O que mais se via e ouvia era o público reclamando do comportamento dos PMs destacados para o trabalho. O OLHO VIVO presenciou várias pessoas solicitando ajuda, em casos de agressão e os policiais se recusando a interferir. “Não podemos fazer nada”, diziam os policiais. Estavam ali para quê? Enfeitar o local?   

Quem deveria cobrar

As empresas envolvidas deveriam cobrar respostas aos problemas apresentados. O Itaú Unibanco apresentou o projeto, que teve também patrocínio da Heineken. O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro apoiaram e foram parceiros cientes do forte impacto do show no Turismo e na Economia, além de levar a imagem do Rio para o mundo. O projeto teve ainda o apoio de Deezer, Eventim, Absolut e Stanley.

Pontos positivos

. A Estrela do Show - Madonna no palco é imbatível. A Rainha sabe conquistar o público e demonstrou seu amor e carinho pelo país. Levou para o palco Anitta, Pabllo Vittar e a bateria da Rio Carnaval, que reúne ritmistas de diferentes escolas de samba do Rio de Janeiro.

. Homenagem a Vítimas do HIV - Durante a música “Live to Tell”, quando Madonna faz uma homenagem a vítimas do HIV do mundo inteiro, apareceram nos telões fotos de Cazuza, Renato Russo, Caio Fernando de Abreu, Claudia Magno, Sandra Bréa, Wagner Bello, Zacarias, Thales Pan Chacon e Betinho.

. Ícones Nacionais - Outro momento estratégico, quando os telões exibiram ícones nacionais em “Music”, entre eles, Marielle Franco, Pelé, Daniela Mercury, Mano Brown, Cacique Raoni, Elza Soares, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Erika Hilton, Marta, Abdias Nascimento, Paulo Freire, Rene Silva e Fernanda Montenegro.

. Remuneração Correta - O acordo firmado entre a Bonus Track e o Ecad, focando na remuneração correta dos autores das canções executadas no evento. A apresentação recebeu o Selo de Reconhecimento concedido pelo Ecad. Criado em 2023, o selo se destina a reconhecer festivais e eventos que adotam boas práticas de valorização da música, por meio do pagamento de direito autoral aos criadores, uma iniciativa em prol dos compositores.

. Transmissão ao Vivo - O show foi exibido pela TV Globo, pelo Multishow e pelo Globoplay, com sinal aberto para não assinantes logados. A transmissão do show teve direção geral de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro. O desenho de captação do show foi concebido em parceria com Jonas Akerlund, diretor sueco, colaborador de longa data da cantora. 

Os vídeos estão nos nossos Destaques do Instagram. Confira as fotos! 

 

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×