(Foto: Walter Firmo)
Walter Firmo no CCBB
Com mais de 50 anos de carreira e conhecido por fotografias icônicas, Walter Firmo expõe cerca de 260 fotos no CCBB Rio. Denominada “Walter Firmo: No Verbo do Silêncio a Síntese do Grito”, a exposição fotográfica traça uma linha do tempo, elencando os principais trabalhos do fotógrafo. Com curadoria de Sergio Burgi e Janaína Damaceno, a mostra mistura fotografia documental e fotojornalismo, bem como regionalismo e elementos da cultura popular brasileira, ocupando o segundo andar do Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio. Com linguagem visual bem marcante, Walter Firmo mescla registros de nomes conhecidos da música popular e trabalhos que relatam a cultura e o regionalismo brasileiro das décadas de 90 e início dos anos 2000. Uma verdadeira viagem nos mais escondidos cantos do Brasil. A entrada é franca e a exposição pode ser visitada até o dia 27 de março.
(Foto: Divulgação)
Mostra “Clara Nunes”
A mostra “Clara Nunes” chegou recentemente ao MAR (Museu de Arte do Rio). Contando a história de uma das mais importantes cantoras da música popular brasileira, a exposição é composta por trabalhos do fotógrafo Wilton Montenegro. Durante sua carreira, Clara Nunes transitou entre a musicalidade e a espiritualidade, sempre conectada com a cultura afro-brasileira e o samba carioca. Construindo uma relação de proximidade com a Portela e o Jongo da Serrinha. A mostra tem curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan e Marlon Souza. A exposição segue até o dia 26 de fevereiro.
Bienal de Arte Digital no Oi Futuro
A 2ª Bienal de Arte Digital está em cartaz no Oi Futuro, no Flamengo. Até o dia 22 de janeiro, o espaço recebe instalações, obras de artes visuais digitais, narrativas em audiovisual, entre outras atividades artísticas e culturais. Ao todo, são 60 artistas nacionais e estrangeiros que ocupam o prédio do Oi Futuro. Além desses artistas, a programação também recebe bolsistas do Comunidade UX, que reúne talentos das periferias brasileiras. A entrada é franca.
(Foto: Sebastião Salgado)
“Amazônia”: Recorde de público
A exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, bateu recorde de público em 2022. Em cartaz no Museu do Amanhã, na Zona Portuária da Cidade Maravilhosa, a exposição chegou à marca de 300 mil visitantes. “Amazônia” é composta por mais de 190 imagens impressas e promove ao espectador um mergulho no coração da maior floresta tropical do mundo. Imperdível!
“Do Desejo” na Galeria Tramas
A Galeria Tramas apresenta a exposição “Do Desejo”, no segundo piso do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. O tema principal da mostra é “desejo” e participam da coletiva artistas como Evangelina Oliveira, Angela Carvalho, Leonardo Ramadinha, entre outros. A diversidade de olhares e o conjunto das obras traz à tona um instigante painel sobre a temática do desejo.