(Foto Ilustrativa)
Queremos um Brasil mais justo e menos desigual e não o mesmo balaio de sempre com tudo sempre igual e todos na mesma situação caótica e social
Estava viajando de férias num passeio de barco pelos mares de Búzios (RJ) e eis que toca uma música lançada em 1999, do extinto grupo As Meninas que diz assim: “Onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre”. E lá se vai o refrão que dá título à música, “Xibom Bombom”.
Algo aparentemente simples no balanço da música que parece passar desapercebido por quem ouve, mas que de forma séria se refere uma consequência do capitalismo vivenciado no Brasil desde sua colonização. Dessa forma, o número excessivo de pessoas que vivem nas ruas em situação de miséria torna-se resultado disso.
Os governos militares que encerraram em 1985 nunca se preocuparam em fazer nada pelo povão, muito menos para o pobre. Seguiam Sarney com inflação galopante, aumentou muito o preço e desvalorizou a moeda cada vez mais. Collor “roubou” a poupança de todo mundo, inclusive de quem pouco tinha. Chegou FHC, do PSDB, que até chamou aposentado de vagabundo tendo se aposentado com menos de 40 anos (oiiii???) e nada fez pelo povão. Chegou na sequência de dois mandatos de Lula e Dilma, do PT, implementando diversas políticas que valorizaram o salário-mínimo e sociais para ajudar os mais necessitados, mesmo com tudo contra de quem jamais deseja que isso aconteça.
Feito o impeachment Dilma, ainda que golpista, entrou o vampirão do Temer que agradou empresários com sua política contra os mais pobres e todos pensavam que seria o pior de todos. Mas ninguém imaginaria que viria Bolsonaro e Paulo Guedes pela frente. Jamais fizeram nada pelo povão e não se importavam com fome e mortes pela Covid-19 e sempre atancharam ainda mais a classe social para que o “o rico ficasse mais rico e o pobre ainda mais pobre”.
Sempre baixando preços de jet-ski e videogames, mas deixando a cesta básica e combustíveis com preços astronômico, jamais fez nada para melhorar a vida do pobre povão brasileiro e ainda “matou” muita gente com falta de vacina contra Covid. Lamentável página da História essas de 2017-2023!!!
Agora, após o povo se livrou com “mito coisa-ruim”, volta Lula ao poder e tenta aprovar leis que favoreçam o povo e, simplesmente, algumas são vetadas em prol de mais verbas de fundo partidário para usarem o bel-prazer.
A política do “rico, mais rico e pobre, mais pobre” existe aqui o Brasil desde que foi descoberto e explorado. E só resta fazer mais do cantar “Xibom Bombom” e nas próximas eleições escorraçarmos os políticos que odeiam pobre e votam tudo para o prejudicar.
Queremos um Brasil mais justo e menos desigual e não o mesmo balaio de sempre com tudo sempre igual e todos na mesma situação caótica e social!