(Foto Ilustrativa)
Chamá-los de “povos originários” é um grande acerto, porque eles começaram tudo em toda essa área, até mesmo nos países vizinhos
Um dos maiores fake news histórico e aprendido geração após geração é que quem descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500. E por que essa conversa agora, após mais de 524 anos do descobrimento de nosso país pelos portugueses?
Também em 19 de abril comemoramos o Dia do Índio ou de maneira mais correta, o Dia dos Povos Indígenas. Esses, sim, os verdadeiros descobridores do Brasil. Afinal de contas, cerca de 5 milhões dos povos originários já estavam aqui, quando chegaram os europeus por essas bandas. Então esse “descobrimento” não valeu, mas somente os que eles fizeram, por ignorarem os povos que já estavam povoando as terras brasileiras?
É muita falta de consideração com quem realmente viveu aqui e construiu tudo que existia. E olha que esses “donos da terra” foram banidos onde moravam, ficando com quase nada e sofrendo um genocídio para que não resistissem e, realmente, fossem povoadas as terras que por aqui estavam.
Chamá-los de “povos originários” é um grande acerto, porque eles começaram tudo em toda essa área, até mesmo nos países vizinhos. No governo atual criou muito sabiamente um Ministério dos Povos Originários, comandado por um representante dos povos indígenas. Quem melhor do eu eles mesmos para saber como cuidar de seu próprio povo?
Definir como “índio” é algo que soa pejorativo, pois eles são muito mais do que uma vestimenta exótica em relação ao “homem branco”. Eles possuem uma cultura que merece respeito e precisa ser mais estudada, pois são, de verdade, a origem brasileira e não somente quando um europeu veio aqui em 1500 e “descobriu o Brasil”. É necessário que todos, desde crianças, conheçam e se fascinem com toda essa história fantástica de nossa terra.
Na Literatura, teve um tempo em que o índio foi retratado como herói e mostrado de maneira que encantava quem lia suas histórias, até mesmo “baseada em fatos reais”. Depois, foram esquecendo um pouco e privilegiando a história contada ao longo de anos, em que creditou-se aos portugueses a origem e descobrimento de nosso país.
Salve nossos povos indígenas! Povos originários que iniciaram as terras brasileiras, bem antes de 1500! Os verdadeiros descobridores do Brasil!!!
Um forte abraço do Rofa!