(Fotos: Divulgação/Marcelo Oséas)
Retratar e renovar o olhar sobre a imensa e riquíssima cultura do Brasil, é como mergulhar com profundidade em um oceano de diversidade
O fotógrafo documental Marcelo Oséas, navega com maestria por diferentes cenários da cultura popular brasileira. Com trabalhos fotográficos autorais, mescla elementos contemporâneos e símbolos da ancestralidade brasileira, revelando a magnificência pulsante presente nos rincões do país. Percorrendo diferentes partes do Brasil, mantém viva as tradições populares; a estética local de cada lugar; o regionalismo cultural e a simplicidade do modo de vida do povo brasileiro por meio de imagens.
Sobre a busca por vivenciar e retratar culturalmente as diversas regiões do país, Marcelo Oséas destaca a importância da pesquisa prévia de cada localidade.
- Essas diferenças entre as culturas são o que me movem para viajar em microrregiões e conhecer ali as distinções, as receitas, os jeitos de falar e viver. Como fotógrafo, é sempre uma constante adaptação. Por isso, a premissa do meu trabalho é a pesquisa - ressalta.
A fotografia documental exige tempo, integralidade e a permanência física em comunidade para extrair com admirável fidelidade o modo de vida dessas populações retratadas organicamente nas fotos. A imagem documental é acima de tudo a máxima noção da realidade.
Usando a fotografia como instrumento-chave, Marcelo Oséas consegue transmitir aspectos essenciais de nossa cultura. É o olhar do fotógrafo sobre o Brasil real. É um cotidiano desconhecido e às vezes pouco explorado. O fotodocumentarismo tem como suprassumo a função social de manter as tradições vivas e contar histórias e aspectos sociais ilustrados por imagens.
É uma construção social na contemporaneidade, elegendo aspectos importantes de identificação de uma comunidade e suas tradições. As fotografias de Marcelo Oséas trilham esses caminhos e evidenciam as múltiplas potências culturais que cobrem o Brasil.
Já documentou lugares, como o Vale do Jequitinhonha (MG), Amazônia, Bahia, Pernambuco e Alagoas. Entre os retratados estão indígenas, ribeirinhos, caipiras, quilombolas, caiçaras e elementos religiosos e tradições festivas da cultura regional de cada estado.
Revelar “outros Brasis”, que são remotos e abundantemente cercados de múltiplas formas de cultura e vivência, é crucial para entender nossa pluralidade identitária.
Atualmente, morando em Paraty, o fotógrafo construiu uma relação de cumplicidade e respeito com a cultura caiçara, passo importante que permeia parte do seu trabalho documental sobre os nativos na Costa Verde.
- Minha conexão com a vida caiçara começou ainda na infância em Ubatuba, em São Paulo. Mas como fotógrafo, teve início em 2013, em Ilhabela, fotografando para a Secretaria de Assistência Social. Em Paraty, eu percebi que aqui de fato tem uma efervescência de interesse de cultura em seu sentido mais amplo; com a biodiversidade integrada à cultura.
A partir disso, Marcelo Oséas deu continuidade a uma série fotográfica intitulada “Cartas para o Futuro”, iniciada em Ilhabela, no litoral norte do estado de São Paulo. A série mostra a delicadeza e a complexidade do modo de vida caiçara e faz um paralelo analítico com o turismo presente nessa região.
Para o fotógrafo, “Cartas para o Futuro” é um olhar para a vida caiçara.
- Um diálogo entre nós que estamos observando e a ação da vida caiçara. É um questionamento sobre o que o futuro nos reserva - destaca.
Dividindo-se entre a capital paulista e a cidade histórica de Paraty, a paixão pela arte serve como ponte aérea para o fotógrafo, que em 2022 abriu a Marcelo Oséas Galeria, no coração de Paraty. O espaço já existia na cidade de São Paulo.
A produção fotográfica documental de Marcelo Oséas é pavimentada pela estética brasileira, ancestral e atualmente vigente em algumas partes do país. O cotidiano fora das grandes metrópoles e a difusão de culturas heterogêneas tornam seu trabalho importante para enxergar outros estilos de vida e produção cultural no Brasil.
> Marcelo Oséas é fotógrafo documental, especialista em cultura brasileira e anfitrião na Marcelo Oséas Galeria, localizada no Centro Histórico de Paraty (RJ). Atua no campo imagético desde 2012. É colunista na “Revista Casa e Jardim” e também ministra mentorias fotográficas para estudantes de fotografia. Instagram: @marcelooseas
Marcelo Oséas Galeria de Arte - Endereço: Rua Dr. Pereira, 125, Esquina com a Rua da Lapa, Centro Histórico, Paraty (RJ). Entrada: Gratuita. Contato: (24) 99995-0125.