(Foto: Divulgação)
Para participar, basta levar 2Kg de alimentos não perecíveis ou 1 fardo de água 1,5l
Uma brincadeira entre amigos que se tornou um evento beneficente de futebol. O Racha do MC Maneirinho chega a Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira, em 4 de junho (terça-feira), na edição *SOS Rio Grande do Sul. A bola vai rolar às 20h. Para participar é fácil: Basta levar 2Kg de alimentos não perecíveis ou 1 fardo de água 1,5l. Os portões serão abertos às 18h. Às 19h, as equipes vestem os uniformes e, às 19h30, acontece o reconhecimento do campo. Serão dois tempos de 45 minutos em que os artistas e convidados vão se intercalar durante a partida.
O Racha é organizado pelo MC Maneirinho, cantor de trap e funk carioca, em parceria com o amigo Macarrão. Em Volta Redonda, o idealizador do evento é João Victor Teixeira, de 19 anos.
Confirmaram presença os artistas MC Maneirinho, Poze, Max Cachorrão, MC TH, MC Ticão, Major RD, Negão da BL, Nego do Borel, Delacruz, Xurrasco, entre outros. Confirmados também dois jogadores profissionais: Dedé e Ramires. Como forma de homenagear a cidade, os uniformes serão um time amarelo e o outro preto.
*Enchentes causaram tragédias no Rio Grande do Sul após temporais assolarem o estado. Inundações afetaram 364 dos 497 municípios gaúchos.
Confira a entrevista com João Victor Teixeira
O que é o Racha do MC Maneirinho, como surgiu o projeto, quando e onde foi a primeira edição?
A ideia do projeto é reunir artistas e amigos para jogar futebol com o objetivo de arrecadar alimentos e outros itens essenciais para ajudar comunidades e pessoas carentes. O projeto surgiu como uma forma de MC Maneirinho e Macarrão contribuírem socialmente e mobilizar as pessoas através do futebol, e, com a força de outros artistas e amigos que somam ao projeto, se torna algo gigante. A primeira edição do Racha do MC Maneirinho aconteceu em março de 2023, no Rio de Janeiro.
Quantas edições já foram realizadas? Sempre no Rio de Janeiro? Ou em outras cidades também? Quais? Qual a estimativa de itens arrecadados ao longo de todo o projeto?
No ano de 2023 aconteceu a primeira partida beneficente no Espírito Santo, no estádio Kléber José de Andrade, no dia 13 de dezembro. Em 2024, já aconteceram três edições do torneio beneficente do Racha do MC Maneirinho.
As duas primeiras edições de 2024 aconteceram na Arena Áurea Beach Club, em Curicica, Jacarepaguá, onde 200 famílias foram beneficiadas com cestas básicas pelo projeto. A última edição beneficente do torneio foi a primeira edição nas comunidades do Rio, Complexo da Penha, com arrecadação de alimentos que foram distribuídos na própria comunidade.
O projeto já arrecadou uma quantidade significativa de alimentos, produtos de higiene pessoal e outros bens essenciais. Apenas na edição no Espírito Santos contra as estrelas capixabas foram arrecadados mais de R$ 100 mil em alimentos.
A cada edição uma instituição (ou causa) é beneficiada? Como é feita essa escolha? Quais já foram beneficiadas?
Sim, a cada edição do Racha do MC Maneirinho uma causa diferente é beneficiada. A escolha é feita com base nas necessidades mais urgentes e em parcerias com outras(os) pessoas/grupos que atuam diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade. Nessa edição em Volta Redonda, a partida beneficente será em prol das vítimas do Rio Grande do Sul, no projeto SOS Rio Grande do Sul, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda. Em outras edições ajudamos famílias de Nova Iguaçu, por exemplo, que infelizmente sofreram bastante com os deslizamentos, devido às fortes chuvas no Rio.
Como e por que Volta Redonda foi escolhida para receber a edição em prol do Rio Grande do Sul?
Nasci em Volta Redonda, hoje moro no Rio de Janeiro, estudante de Direito e empresário. Levei até o Racha do MC Maneirinho a ideia de realizar o evento na minha cidade, já que o estádio comportaria um grande número de pessoas, e assim conseguiriam arrecadar uma quantidade expressiva de alimentos em prol das vítimas do Rio Grande do Sul.
Quantas pessoas estão envolvidas na realização desta edição em Volta Redonda? Qual a expectativa de público? Precisa fazer a troca da doação antecipadamente pelo ingresso?
São várias pessoas envolvidas nesta ação em Volta Redonda que se mobilizaram em prol de contribuir com essa nobre causa. A expectativa do público são 10 mil pessoas. Não precisa trocar a doação antecipadamente, é só levar em mãos e será recolhida na bilheteria do estádio como entrada.
Quem é o MC Maneirinho
Nascido no Morro do Serrão, em Niterói, na Região Metropolitana, MC Maneirinho, cujo nome verdadeiro é Diogo, é um cantor e compositor de trap e funk. Ele ganhou notoriedade na cena musical brasileira com suas músicas que retratam a realidade das comunidades e a vida cotidiana dos jovens nas comunidades do Rio de Janeiro.
MC Maneirinho é conhecido também por DJ Diogo do Serrão. Antes de se tornar cantor, o artista começou como DJ onde participou de projetos, como o Bonde das Maravilhas e estourou músicas como “Quadradinho de 8”.
O artista ganhou muita relevância quando explodiu hits como “Chefe é Chefe, Né Pai?”, que conquistaram grande popularidade. Hoje o artista é um dos maiores da cena e é reconhecido por iniciativas como o Racha do MC Maneirinho, que demonstram seu compromisso com a comunidade e seus fãs. Atualmente celebra os mais de 3 milhões de ouvintes mensais em uma das principais plataformas de música e 3 milhões de seguidores no Instagram. Mas nem sempre foi assim, veio de uma realidade bem difícil, onde precisou fazer suas primeiras mixagens no computador de outras pessoas.
MC Maneirinho deu a volta por cima, graças à música, e por isso faz questão de inspirar jovens como ele.
> Siga @rachadomcmaneirinho e @mcmaneirinho para ficar de olho nas novidades.