Publicidade

Premiação 2026

Vida em Crônicas e Muito Mais...

Rofa Rogério Araújo

rofa.escritor@gmail.com

É Fantástico!

O medo e o prazer de ler um livro

O poder da leitura é tanta que ela traz inúmeros benefícios para as pessoas: melhora a saúde mental, amplia o conhecimento e desenvolve a criatividade

Colunistas  –  17/03/2025 17:48

11809

 

(Foto Ilustrativa)

Parece até um exagero que a leitura de um livro ou de outros textos possa chegar a atingir tantos níveis na vida de cada um, mas se feita aos poucos, em doses diárias, traz, sim, benefícios

 

Ler um livro é algo sublime na vida das pessoas. Muitos dizem que amam e possuem uma biblioteca particular, outros leem esporadicamente e alguns parecem ter aversão ou até um certo medo. Por que será?

Eu, como escritor de seis livros, vez ou outra estou em locais apresentando uma obra e expondo para os interessados adquirirem. O que percebo? Que aqueles que têm o gosto pela leitura logo pegam nas mãos, folheiam, compram. Enquanto isso, algumas pessoas passam ao longe nem se aproximando, como se nem pudessem chegar perto. Talvez esses não aprenderam a ler desde a infância e isso resultou nessa atitude.

Assim, existe um certo “medo de ler” e essas atitudes, por isso, são até comuns. Ninguém obriga ninguém a fazer o que não quer, por mais incentivo que se faça pela leitura. O medo cega, paralisa, de modo evidente.

Rubem Alves, jornalista e escritor disse: “Quem ensina a ler, isto é, aquele que lê para que seus alunos tenham prazer no texto, tem de ser um artista. Só deveria ler aquele que está possuído pelo texto que lê”. Dessa forma, relaciona a importância de a leitura ser um dos “pratos principais” do ensino na escola.  

Agora, para nossa alegria, existem pessoas que têm prazer pela leitura e ao ver um livro novo o adquirem e quando o leitor diz ao escritor que “gostou muito de sua obra” é algo incentivador e extremamente realizador.

Dia desses vi alguém sentado num ônibus e parecia vidrado num aparelho eletrônico. Pensei que fosse um celular em que estivesse num chat com amigos ou navegando em suas redes sociais, mas ao observar melhor percebi que, na verdade, estava lendo em seu Kindle, um leitor de livros digitais da Amazon. E pelo grau de satisfação em que estava deve ser um leitor voraz que leva para todo lado seu aparelho, não perdendo tempo e lendo sempre. Fiquei maravilhado e muito feliz!

Ariano Suassuna, escritor: “Quem gosta de ler não morre só”. Devido a companhia que um livro faz na vida de quem opta pelo mundo mágico da leitura. E que ótima presença!

Mario Quintana, renomado escritor e poeta, analisa: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”. Quantos podem, têm a chance, a desperdiça e não leem absolutamente nada?

José Saramago, escritor português, falou que “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”. E não é verdade? Leia um livro que mostra o cenário em outro país e será tão detalhado que parece que você está lá. Se for de ficção até mesmo em outro mundo ou planeta. É fantástico!

O poder da leitura é tanta que ela traz inúmeros benefícios para as pessoas: melhora a saúde mental, amplia o conhecimento e desenvolve a criatividade. Alivia estresse, melhora qualidade de vida e bem-estar, previne até mesmo doenças degenerativas como o Alzheimer, estimula a memória, aguça a imaginação, estimula a linguagem oral e escrita. E quantos, ao ler, ampliam seu vocabulário e passam a entender melhor o mundo?

Parece até um exagero que a leitura de um livro ou de outros textos possa chegar a atingir tantos níveis na vida de cada um, mas se feita aos poucos, em doses diárias, traz, sim, todos esses benefícios.      

E quando alguém lê, se informa mais, é capaz de argumentar e refletir e não apenas concordar com que os outros falam. Coisa triste é numa roda de conversas surgir um assunto e, por falta de ler, não se sabe do que está falando. E, ao contrário, quão feliz é poder debater sobre os mais diversos temas, já que, lendo, a pessoa está apta a fazer isso.

Então, que você tenha prazer de ler e não medo!

Um forte abraço do Rofa! 

 

Por Rofa Rogério Araújo  –  rofa.escritor@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×