Publicidade

Premiação 2026

Vida em Crônicas e Muito Mais...

Rofa Rogério Araújo

rofa.escritor@gmail.com

Chuvas de Inverdades

1º de abril: A mentira tem pernas curtas...

A verdade é sempre a melhor opção; ela é um tesouro e vale a pena procurá-la; é como um arco-íris, vale a pena vislumbrar e admirar

Colunistas  –  01/04/2025 18:22

11827

 

(Foto Ilustrativa)

A ciência explica que a mentira pode até ser considerada uma patologia e possui um nome: mitomania; nesse quadro clínico inserem-se as pessoas que contam mentiras compulsivamente

 

Um conhecido provérbio tem tudo a ver com o dia 1º de abril: “A mentia tem pernas curtas”. Ele fala que as mentiras são facilmente descobertas por mais que até demora certo tempo, um dia será descoberta.

A mentira tem consequências graves, especialmente quando é disseminada com a intenção de prejudicar alguém. No ambiente de trabalho, as mentiras podem provocar problemas nas relações interpessoais, como diminuição da produtividade e aumento de litígios judiciais. 

Ser honesto é sempre o melhor caminho, independentemente da área de atuação ou posição ocupada. Quando alguém pensa, nem sempre a fala não está alinhada ao que a pessoa está pensando. A voz também fica trêmula, pois não há firmeza nem confirmação naquilo que está aqui. E a expressão facial não acompanha o discurso. Eis a mentira presente!

Em exemplo é a dúvida sobre o que um pai ou uma mãe pode fazer diante de um filho com tendência de ser um mentiroso, mesmo sendo uma mentira aparentemente tola ou banal. Eles precisam repreender para que ele aprenda que não é algo bom para fazer em sua vida para que não cresça com esse vício do mal, como disse Machado de Assis, ícone da Literatura Brasileira: “A mentira é muitas vezes tão involuntária como a respiração”.

As consequências são diversas como apontou o pensador Aristóteles: “Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade”. Como ter credibilidade se, como dizem, “mentem que nem sentem”?

E quanto à mentira contada em seu dia, 1º e abril? Parece que “A mentira tem pernas curtas, mas hoje todas as mentiras têm asas”. Elas são contadas e voam pelo mundo agora cumprindo sua missão, de enganar e fazerem todos acreditar que é a mais pura verdade.

As mentiras ou as fake news muito difundidas são tão bem elaboradas que é possível imaginar que é verídica. E no “Dia da Mentira” parece tudo como uma grande brincadeira, pois é um dia para enganar, mas com bom humor. Foi-se o tempo que isso era engraçado e não fazia realmente mal. Era somente uma brincadeira inocente.

Uma frase da internet diz que “A mentira é como um doce, pode ser gostosa, mas não é saudável”. Principalmente nos tempos atuais onde se faz cada coisa que parece até verdade, mas faz um estrago na reputação do outro que não se pode nem consertar.

E quanto ao compromisso de falar a verdade? A verdade é sempre a melhor opção. Ela é um tesouro e vale a pena procurá-la. É como um arco-íris, vale a pena vislumbrar e admirar, mas também reconhecer como necessário, ainda mais após as “chuvas de inverdades”.

E esse perigo da mentira é tão presente em nosso dia a dia que certamente conhecemos pessoas tão habituadas em dizer algo desprovido de verdade que nem levamos mais em conta. E quando essas falam realmente algo sinceramente verdadeiro, nem acreditamos mais.

No livro bíblico de Provérbios 12.22, diz: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor”. E quantos contam cada coisa por aí afora que até o Senhor dos altos céus duvida. É absurdamente incrível como certos indivíduos têm esse hábito tão ruim.

E a ciência explica que a mentira pode até ser considerada uma patologia e possui um nome: mitomania. Nesse quadro clínico inserem-se as pessoas que contam mentiras compulsivamente. E como tem “mitomaníacos”, hein?!

Vamos nos comprometer com a verdade. Trará somente benefícios e jamais nos arrependermos e nem teremos de nos lembrar qual foi a história contada na mentirinha para não haver diferença do que foi contato antes.

Verum dicere, que em latim significa: “Diga a verdade”.

Um forte abraço do Rofa! 

 

Por Rofa Rogério Araújo  –  rofa.escritor@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×