Publicidade

Premiação 2026

Renovada Num Piscar de Olhos

"Under the dome": uma cidade isolada do mundo por uma redoma transparente

Stephen King sempre nos traz o trio terror, mistério e suspense em altas doses

Colunistas  –  28/11/2013 20:20

1

(Foto: Divulgação)

Campo magnético: Não tem energia, os aparelhos eletrônicos não funcionam,
aviões explodem e carros ficam aos pedaços ao se chocar com a redoma
 

"Under the dome" é uma série de ficção científica, suspense e mistério com toques leves, ainda, de terror. Como tudo que tem a assinatura de Stephen King sempre nos traz o trio terror, mistério e suspense em altas doses, vamos ver o que a segunda temporada vai nos apresentar. Logo de cara o primeiro episódio da próxima temporada será assinado pelo próprio King, então a expectativa é de que a trama nos surpreenda mais ainda e assuste pra valer, daquela maneira totalmente inesperada. É isso que mais gosto nas obras dele (adaptadas ou não para cinema e TV), que é um dos escritores mais prestigiados no mundo inteiro.

"Under the dome" é baseada num dos livros de Stephen King e é um dos grandes sucessos da rede CBS atualmente, nos EUA, não só em audiência, mas também entre os críticos de plantão. A série estreou em 24 de junho por lá e aqui no Brasil entrou na grade de programação do canal TNT no início de novembro com uma grande divulgação. O primeiro episódio chegou a ser exibido e reprisado em mais dois canais além do TNT: Warner e Space. Nem bem começou a ser exibida e já foi renovada num piscar de olhos.

Spielberg comprou os direitos de adaptação

A adaptação da obra de mesmo nome é de Brian K. Vaughan. Brian é também produtor executivo da série ao lado do autor Stephen King e Steven Spielberg, entre outros nomes de peso. Inclusive, Spielberg comprou os direitos de adaptação. Desde 2009 a ideia de transformar o romance em série estava sendo cogitada e chegou a ser apresentada para o canal Showtime. Mas só em 2012 é que o projeto realmente engrenou e finalmente a CBS encomendou 13 episódios. Para se ter uma noção, o livro tem nada menos do que 960 páginas. E, no ritmo do admirável talento do autor, acredito que, se a produção continuar no mesmo andamento e padrão de qualidade, tem assunto para além de duas temporadas. Afinal, a trama vai muito além do suspense e ficção.

A primeira temporada já foi finalizada nos EUA. O último episódio foi exibido em 16 de setembro e foi bem impactante, com o intuito de deixar o público na expectativa da segunda temporada, que deve estrear no próximo verão americano. Não vou entrar em detalhes do que aconteceu, porque muita gente acompanha pela TV e aqui no Brasil estamos ainda no quinto episódio a ser exibido semana que vem. Mas uma coisa é certa: quem está acompanhando vai se surpreender com alguns desfechos e o rumo que tudo vai tomar em relação à redoma misteriosa que cerca a pequena cidade de Chester’s Mill no estado norte-americano do Maine. Embora tenhamos a facilidade de ter acesso a praticamente tudo pela internet, algumas pessoas gostam de curtir a expectativa do próximo episódio. Eu até que tenho resistido à curiosidade em relação às séries que estou acompanhando pela TV.

Ninguém pode se aproximar dos limites invisíveis

A trama é realmente muito interessante e ao mesmo tempo surreal. Já pensou? De repente, do nada, sua cidade é isolada do resto do mundo por uma redoma gigante transparente? Pois é. Quem está de um lado e de outro não tem possibilidade de contato. Ninguém ouve ninguém e a parede invisível é ao que tudo indica instransponível. A ideia é assustadora não é? E é assim que tudo começa em "Under the dome". Os moradores entram em pânico, pois, além do mistério desse campo magnético invisível, tem de enfrentar a total falta de comunicação com o mundo lá fora. Não tem energia, os aparelhos eletrônicos não funcionam, aviões explodem e carros ficam aos pedaços ao se chocar com a redoma e ninguém pode se aproximar dos limites invisíveis.

Mas como já disse não é só isso. Tem os interesses políticos de quem tem influência e vê nessa situação de caos uma chance de domínio total da cidade e de seus moradores, colocando a ambição sem limites à frente de tudo. Stephen King une suspense, crítica política e reflexões sobre o comportamento humano e suas ações e reações frente aos problemas, tanto para o bem quanto para o mal. E isso é que tem que ser explorado ao máximo pelos produtores, para que a adaptação não se transforme em mais uma que se enquadre no conhecido estilo trash movie.

Na história em si não há protagonistas

Em "Under the dome"’ temos uma visão diferente das séries em geral. Na história em si não há protagonistas. Todos os personagens têm seu valor para o desenrolar dos acontecimentos. O título da série na versão brasileira é "O domo".

Confesso que, apesar de não estar fora do contexto e ser sinônimo de cúpula, achei feio, sem graça e sem impacto. Mas isso não é nada. Se você ainda não assistiu, eu recomendo como uma ótima pedida das novinhas que estão em clima de estreia por aqui.

> Clique & Confira

Por Silvaninha Medeiros  –  silvaninhamedeiros@live.com

2 Comentários

×

×

×

  • Silvaninha

    Olá, Deolinda. Under the Dome é exibida no Brasil pelo canal TNT e encerrou a primeira temporada por aqui, na primeira quinzena de janeiro. A previsão de estreia da segunda temporada é 30 de junho nos EUA. Fique ligada na programação do TNT, que deve reprisar os 13 episódios, excelentes por sinal.

  • deolinda da silva

    segunda feira fui assistir o filme e nao estava passando qual o canal que esta passando a ultima temporada?