(Foto Ilustrativa)
Deixe o novo entrar; abra um lugarzinho
para ele, na sua vida e em seu coração
Sabe quando a gente chega à sábia conclusão de que a maior felicidade do planeta está em ser simples? Essa conclusão não tem preço. E esse é um momento divisor de águas na vida. O ser humano anda, anda, mas sempre procura “cabelo em ovo” e “chifre em cabeça de cavalo” para, depois, perceber que o grande segredo está em ser simples e não complicar. De que adianta tanto tratamento de preenchimento e botox pela cara toda, se a pessoa nunca vai achar que voltou a ter a mesma aparência dos 18 anos? E aí, haja produto mágico.
E a consumidora que necessita sempre ter a última bolsa de grife da coleção? Aí ela nunca vai poder parar de comprar, porque, simplesmente, a indústria do consumo sempre vai inventar uma bolsa diferente e mais bonita do que a dela. O mesmo vale para os “Is” da vida (iPhone, iPad, iPod e por aí vai). Além da paranoia do corpo perfeito. A busca pelo abdômen tanquinho e pela bunda bandeja. Haja dinheiro! E paciência! E horas de academia.
Mais feliz com muito menos
Mas, sabe quando dá um click e percebemos que dá para viver e ser mais feliz com muito menos? É o paraíso na Terra! A pele vai ficar bem melhor. E isso sem falar da alma. Como já disse alguém por aí, “menos é mais” (frase cunhada pelo arquiteto Mies Van der Rohe). Coco Chanel, a chique estilista e empresária e mulher de visão, sempre dizia, em relação à roupa e ao acessório, que a última peça que tinha acabado de ser colocada deveria sempre ser retirada. E assim se estava pronta para sair. Na medida certa.
O livro da Danuza Leão, “É tudo tão simples”, uma mulher vivida, viajada e sábia, dá dicas de como simplificar a vida. E tornou-se até título de autoajuda. Depois disso tudo, e, ainda por cima com uma crise global, por que gastar rios de dinheiro com coisas caríssimas que têm que ficar guardadas num cofre? Além do mais, coisa guardada é energia presa.
Doe tudo o que você não usa
Que tal fazer uma limpeza nos armários e dar tudo aquilo que você não usa mais? Não adianta pensar que vai voltar a usar aquele vestido rosa de 1997 numa outra festa, se você não o coloca desde 1997. E nem achar que vai voltar a usar aquela calça jeans que está esperando por um regime para você entrar nela.
Faça uma limpeza na sua vida. E jogue fora tudo aquilo que não lhe serve mais. Desde roupas a objetos, como padrões e relacionamentos. E deixe o novo entrar. Abra um lugarzinho para ele, na sua vida e em seu coração. E corra para o abraço, pois assim a felicidade baterá em sua porta.