(Foto: Divulgação/André Sodré)
No dia 14 de março, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa abre sua temporada oficial, na Matriz
O mês de fevereiro é marcado pelo retorno das atividades no Música nas Escolas, de Barra Mansa. Enquanto as bandas, orquestras e grupos do projeto voltam aos ensaios, os alunos de instrumentos renovam sua matrícula e começam mais um ano de intensos estudos.
O Música nas Escolas oferece, em sua sede e nas escolas de Barra Mansa, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, flauta transversal, oboé, clarineta, fagote, piano, percussão, pífaro e de instrumentos com material reciclável.
Antes do início das aulas, os professores, que também são músicos, participam de capacitação pedagógica. A abertura das atividades do projeto aconteceu com a presença da vice-prefeita Maria de Fátima Lima da Silva e do coordenador artístico do Música nas Escolas, Vantoil de Souza, que falaram sobre a importância da educação musical na formação dos alunos.
O período de rematrícula dos alunos que estudam na sede do projeto, localizada no Parque da Cidade, começou no dia 6 de fevereiro e se encerra nesta sexta-feira, 10. Esses alunos precisam comparecer à recepção do projeto para apontarem sua intenção em continuar os estudos musicais. Os alunos menores de idade necessitam da presença dos responsáveis para a efetivação da rematrícula. O funcionamento da recepção para matrícula é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, com intervalo do meio-dia às 14h.
Os alunos que realizam as aulas de instrumentos nas escolas procedem à rematrícula na própria unidade escolar, de 13 a 17 de fevereiro. Tanto na sede do projeto quanto nas escolas, as aulas retornam na segunda-feira, 13 de fevereiro, assim como, as aulas de inicialização musical e pífaro.
Após o período de rematrícula, o Música nas Escolas abre o cadastro para novos alunos, de 20 a 24 de fevereiro, no departamento pedagógico, na sede do projeto.
Em março, começam as apresentações dos grupos, bandas e orquestras. No dia 14 de março, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa abre sua temporada oficial, na Igreja Matriz de São Sebastião. Além dos concertos na Matriz, a OSBM realiza este ano uma série de concertos no Clube Municipal de Barra Mansa e na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Educação musical
Um dos mais importantes modelos de educação musical no país, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra, e White Martins, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto, a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
_______________________________________________________
Fique de Olho
> Rematrícula dos alunos que estudam na sede do projeto - Período: até 10 de fevereiro (sexta-feira). Local: Sede do Projeto Música nas Escolas - Parque da Cidade de Barra Mansa. Horário: das 8h ao meio-dia e das 14 às 17h.
> Matrícula dos alunos de instrumentos nas escolas - Período: 13 a 17 de fevereiro. Local: unidades escolares.
> Cadastro de possíveis novos alunos - Período: 20 a 24 de fevereiro. Local: Sede do Projeto Música nas Escolas - Parque da Cidade de Barra Mansa. Horário: das 8h ao meio-dia e das 14 às 17h.
> Início das aulas nas escolas e na sede do Projeto - 13 de fevereiro (segunda-feira).