(Foto: Divulgação)
Serão apresentações com um quarteto de violinos,
dois quartetos e um quinteto clássicos, um quarteto
de flautas, um quinteto de sopros e outro de metais
O primeiro concerto do ano da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Juvenil apresenta as inúmeras possibilidades de um conjunto orquestral e sua união com a poesia. O concerto “Poesia e Música de Câmara: As Faces da Orquestra” acontece nesta terça-feira, 30, às 19h, na sede do Projeto Música nas Escolas, localizada no Parque da Cidade de Barra Mansa. A entrada é gratuita.
Durante o concerto, os músicos da OSBM Juvenil se dividem em formações específicas de música de câmara. Serão apresentações com um quarteto de violinos, dois quartetos e um quinteto clássicos, um quarteto de flautas, um quinteto de sopros e outro de metais. As apresentações em conjunto foram elaboradas para proporcionar novas experiências aos músicos da OSBM Juvenil, que são alunos do Projeto Música nas Escolas.
Para demonstrar a utilização e importância da poesia na música, a OSBM Juvenil recebe o cantor e compositor Lucas Lopes, que apresenta sua poesia num modo cantado bem popular. Em 2016, lançou seu primeiro trabalho solo, o EP intitulado “Imaginando o lar”. O álbum contém seis faixas autorais que passeiam entre os gêneros folk e rock e foi distribuído nas principais plataformas de streaming.
O maestro Werley Nicolau é o responsável por reger essa noite de música e poesia. Assim como os músicos da OSBM Juvenil, iniciou seus estudos no Projeto Música nas Escolas, como trompista. O maestro segue carreira na música, atuando como trompista de grupos do projeto e professor, e se graduando em Música, pela UFRJ. Sua paixão pela regência o leva cada vez mais longe. Recentemente, foi selecionado para o curso com o maestro Isaac Karabtchevsky e, em janeiro deste ano, participou do curso de regência do professor Jean Reis, no Festival Música nas Montanhas, me Poços de Caldas.
Música nas Escolas
A versão jovem da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é composta por alunos e músicos do Projeto Música nas Escolas, regidos pelo maestro Werley Nicolau. A Orquestra surgiu da necessidade de desenvolver um trabalho intenso com os alunos, a fim de prepará-los para assumir um instrumento na OSBM.
Um dos mais importantes modelos de educação musical no país, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também recebe apoio da Saint Gobain e Transporte Generoso.
_______________________________________________________
Fique de Olho
> Poesia e Música de Câmara: As Faces da Orquestra - Data: 30 de maio (terça-feira). Horário: 19h. Local: Sede do Projeto Música nas Escolas - Parque da Cidade. Programa: Coral n° 4 - Compositor Anônimo; Contos das madeiras de Viena / Valsa n° 4 - Johann Strauss Jr.; Coral n° 12 - Compositor Anônimo; Vinho, Mulher e Música - Johann Strauss Jr.; Coral n°4 - Johann Sebastian Bach; Coral n° 2 - Johann Sebastiana Bach; Largo de Xerez - G. F. Vendeu; Maior - Lucas Lopes/ Werley Nicolau; Valsa O Lindo Danúbio Azul - Johann Strauss Jr.; Valsa das Flores - P. I. Tchaycovsky; Valsa da Bela Adormecida - P. I. Tchaycovsk.