Carnaval está aí! Eu sei que muita gente ama Carnaval e não perde um só dia da folia que agita o Brasil inteiro. Mas também sei que tem um número significativo de pessoas - entre elas, seriemaníacos - que pagam para não dar as caras na rua, durante a maratona de blocos, escolas de samba, trios elétricos e afins. Sério. Alguns já fazem suas compras de comidinhas, bebidinhas e tudo o que for precisar, com antecedência, para não ter que enfrentar o burburinho desses dias. E uma das diversões para quem abomina Carnaval é ficar de boa, curtindo séries. E ficar horas e horas ligado numa maratona já virou mania. Nos EUA, o fenômeno tem nome: bingewatching. A prática de maratonar começou com a venda de séries em DVDs. Além disso, tem os sites de streaming, e alguns canais que apostam nas maratonas em certas datas ou até mesmo nos fins de semana. Selecionei séries de vários gêneros, que certamente farão qualquer integrante do bloco "anti-Carnaval" esquecer o que está rolando lá fora.
Feud: Bette and Joan
Até agora não entendi porque não premiaram “Feud: Bette and Joan”, uma das melhores séries de 2017, entre tantas indicações que recebeu. Para quem curte uma viagem no tempo, independente da faixa etária, e adora cinema, em particular as grandes divas, essa tem que ser a primeira da lista. “Feud” é uma série antológica criada por Ryan Murphy (“American Horror Story”, “American Crime Story”). Uma série antológica tem enredo e personagens diferentes a cada temporada com o mesmo elenco ou não. Com oito episódios você se encanta com as interpretações maravilhosas de Susan Sarandon e Jessica Lange como Bette Davis e Joan Crawford, respectivamente. A série traz tudo sobre o conflito, a discórdia frenética, que resultou na maior briga de todos os tempos, nos bastidores de um dos melhores filmes de Robert Aldrich (brilhantemente interpretado por Alfred Molina): “What Ever Happend To Baby Jane?”, de 1962, estrelado pelas duas divas, que se respeitavam, mas se odiavam. Quando você terminar de assistir, vai aplaudir.
Brasil a Bordo
E finalmente a Globo resolveu exibir a excelente série de comédia de Miguel Falabella, “Brasil a Bordo”. A estreia aconteceu em 25 de janeiro, mas de início estava prevista para janeiro de 2017. Felizmente a Globo decidiu inovar e disponibilizou todos os episódios da primeira temporada para os assinantes da Globo Play, desde maio de 2017. Com diálogos com a marca Falabella, temos a Piorá Linhas Aéreas que tem o slogan: “Prefere ir de ônibus”? E fica bem óbvio que se o passageiro der uma olhadinha mais atenta no único avião que eles têm vai preferir ir a pé. A pérola de “Brasil a Bordo” é a herança que veio de “Pé na Cova”: a personagem Bá (Niana Machado) que ressurge das cinzas para brindar o público com seu famoso bordão: Piranhaaaaaa! Se você é assinante da Globo Play, não perca tempo. São dez ótimos episódios. Maratone a melhor série de comédia dos últimos tempos na TV brasileira, que já é sucesso de audiência.
Arquivo X (o retorno)
Quem é fã de Mulder e Scully levanta a mão! “Arquivo X” é um clássico do gênero ficção científica e um fenômeno mundial da cultura pop. A série retornou em 2016 com sua décima temporada. Primeiramente seria uma minissérie, mas o sucesso garantiu a continuação e temos a 11ª temporada já em exibição - estreou em 3 de janeiro. Não é fácil retornar com uma produção após tantos anos sem perder a originalidade, e, Chris Carter, o criador de “Arquivo X”, não decepcionou os fãs. Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) continuam os mesmos ou quase isso. O mais instigante é que a verdade continua lá fora. No Brasil a série é exibida pelo canal FOX. A décima temporada exibida em 2016 tem seis episódios e a décima primeira tem dez, com seis já exibidos. Se você é fã e assistiu a saga nos anos 90, não perca tempo. A hora é agora!
The Handmaid´s Tale
Com dez episódios em sua primeira temporada, não poderia deixar de indicar “The Handmaid´s Tale”, série de maior sucesso em 2017 e premiadíssima com Emmys e Globos de Ouro, entre outras nomeações. O sucesso por aqui se deve à internet, pois exibição no Brasil, só a partir de março, acredita? “The Handmaid´s Tale” é um drama que nos traz um universo tão sufocante e abusivo, que chega a dar medo de um dia se tornar realidade. A série conta a história de um comando cristão totalitário que domina os Estados Unidos, e o país passa a se chamar República de Gilead. O mundo está sofrendo com a infertilidade humana e em Gilead as mulheres férteis são tomadas como propriedade do governo. Os governantes, por sua vez, convenientemente (como sempre) distorcem e deformam a palavra de Deus, em seu benefício. As mulheres férteis são treinadas como escravas para servirem seus senhores como reprodutoras. Por conta disso, perdem seu direito de ir e vir. Não podem falar, pensar, desejar ou viver livremente, sob pena de serem executadas pelos motivos mais banais. A segunda temporada estreia em abril pela plataforma Hulu, nos EUA.
River
Para quem adora um drama policial, indico “River”. Pense numa série incrível, daquelas que você começa a assistir e não consegue dar pausa? E aí você vai de um episódio para o outro sem sentir? Quando se dá conta assistiu toda a temporada? E ainda quer mais? Essa série é “River”. Alguns definem a produção britânica como série, outros como minissérie. Estou torcendo pela renovação desde 2015. Estou esperando sentadinha. A primeira temporada tem apenas seis episódios, com média de 58 minutos de duração. Acho que “River” merecia mais episódios. O protagonista John River é interpretado pelo sueco Stellan Skarsgård. Aos 66 anos, ele tem em seu currículo filmes como “Gênio indomável”, “Mamma mia!”, trilogia “Millennium”, “Os Vingadores”, “Thor”, entre outros. Na trilha sonora fica o destaque para um clássico da disco music com Tina Charles: “I Love to Love”. A música desenha uma das cenas mais emocionantes que já vi. Essa eu vou rever!
Até a próxima e bom Carnaval!
_______________________________________________________
Nas Ondas do Rádio
De segunda a sexta-feira, você curte o programa "Conexão", com Silvaninha Medeiros e Mikatsu Tanaka. Das 13 às 14h, tem música, informação, dicas e muita descontração. Se ligue, compartilhe, conecte-se! Colônia FM 87,5.