Publicidade

RH

Para Seriemaníacos

Maratona de séries nerd (Parte 1)

Cinco títulos que não podem ficar de fora do cardápio de quem vai maratonar no fim de semana

Colunistas  –  09/06/2018 10:05

> Leia também: Maratona de séries nerd (Parte 2); dicas para maratonar no fim de semana

A leitora Eduarda Fonseca, master nerd, como ela mesma se intitula, pediu uma coluna com dicas de séries destinadas a esse público. Quando comecei a pesquisar descobri que os nerds têm até data comemorativa. Dia 25 de maio foi Dia do Orgulho Nerd. E nossa coluna faz uma homenagem aos leitores nerds e geeks. Uns dizem que ambos são a mesma coisa, já outros afirmam que não é bem assim. Consultei meu amigo Yuri Calandrino, dublador carioca e geek confesso, que entende do assunto como ninguém. Segundo a definição de Yuri, nerd é o cara que curte cultura pop em geral: jogos, quadrinhos, vídeogame, anime etc. Costuma ser CDF, dedicado aos estudos, tem problemas com socialização em geral por aparência e/ou por ser deslocado. Já os geeks têm os mesmos gostos dos nerds, sem exceção. Porém, o comportamento é diferente. Eles se enturmam socialmente e não têm o compromisso de ser 100% certinhos e caxias com tudo. No Clique & Confira temos detalhes sobre o Dia do Orgulho Nerd. Pronto! Definidos e ambientados com o tema, vamos para as nossas dicas. Selecionei algumas entre muitas e muitas. Espero que a sua preferida esteja na lista 1 e 2 da coluna. Se tiver alguma sugestão, mande para silvaninhamedeiros@live.com

1

(Fotos: Divulgação) 

. Star Trek - A série se tornou lendária e vem atravessando gerações. A primeira da nossa lista está entre as minhas preferidas desde a infância. A série original foi criada por Gene Roddenberry em 1966 e, embora tenhamos a impressão de que tem episódios e mais episódios, foram 79 ao longo de três temporadas. Temos personagens icônicos ao lado do capitão James T. Kirk (William Shatner) na nave USS Enterprise. Entre eles, estão Spock (Leonard Nimoy), Dr. McCoy (DeForest Kelley), Uhura (Nichelle Nichols), Scott (James Doohan), Sulu (George Takei) e Chekov (Walter Koenig), exploradores da galáxia e defensores da Federação Unida dos Planetas. E, além da série original, o sucesso depois do cancelamento, rendeu outras sete séries de televisão e 14 filmes – “Star Trek 14” tem previsão para agosto deste ano. A mais nova spin-off é “Star Trek Discovery” da Netflix. O “Guinness World Records” reconhece a série de televisão como a que tem o maior número de spin-offs da história. É um clássico cult imperdível.

1

. The X-Files - Quem é fã de Mulder e Scully levanta a mão! A série, listada entre as melhores de todos os tempos, teve um hiato de 14 anos e retornou em 2016 com sua décima temporada. Primeiramente seria uma minissérie, mas o sucesso garantiu uma nova temporada e tivemos a 11ª, exibida no início do ano. O retorno de “Arquivo X” não decepcionou. Não é fácil retomar uma produção após tantos anos, sem perder a originalidade. Com seu criador Chris Carter no comando, David Duchovny (Mulder) e Gillian Anderson (Scully) deixaram os fãs felizes com seu retorno aos ares dos anos 90 respirando 2016/2018. A dupla investiga casos intrigantes que apontam conspirações envolvendo o governo e alienígenas. A série é uma das maiores produções de ficção científica da TV. Foi finalizada, mas a verdade continua lá fora.

. Doctor Who - Está no ar há mais de 50 anos. A série criada por Sidney Newman, estreou na BBC em 1963. Em sua nova temporada, depois de 12e Doutores, a ficção-científica britânica tem pela primeira vez uma mulher como a décima terceira Doutora, a atriz Jodie Whittaker assumiu o papel principal da série na 11ª temporada, que deve estrear em outubro deste ano. A série narra a história do personagem Doctor, um alien que viaja no tempo e espaço. Ele nunca morre e é capaz de se regenerar, mudando sua aparência e personalidade para cada nova etapa de vida. Por isso agora teremos uma mulher protegendo a Terra e o universo de ameaças junto de companheiros alienígenas e humanos. Depois de ser transmitida entre 1963 e 1989, “Dr. Who” retornou à TV em 2005.

1

. The Big Bang Theory - É a série mais assistida da TV norte-americana. O maior sucesso de Chuck Lorre continua com uma audiência estrondosa nos EUA e por aqui também tem milhares de fãs. A sitcom foi lançada em 2007 e é considerada a principal referência de série nerd desde então. Mas “TBBT” vai muito além disso, e é a queridinha do público, independente de idade, de ser nerd, geek etc. Em “TBBT” temos um simpático e divertido grupo de amigos super inteligentes, mas com dificuldade de socialização. Mais nerd impossível. A inclusão no elenco das atrizes Mayim Bialik (Amy Farrah Fowler - namorada de Sheldon) e Melissa Rauche (Bernadette - mulher de Howard) foi uma grande jogada. É claro que as grandes estrelas continuam sendo Jim Parsons (Sheldon), Kaley Cuoco (Penny), e o meu preferido Johnny Galecki (Leonard). Não posso deixar de comentar as participações especiais que são ótimas. Na série, os convidados são ícones nerd, astronautas, grandes nomes do universo da tecnologia, cientistas e atores de produções cult como "Star Trek: The original series", citada aqui na nossa lista. A série encerrou sua 11ª temporada com louvor. Agora é esperar pela 12ª, que dizem será a última.

. Fringe - A série de ficção científica criada por J.J. Abrams é uma ótima dica para nerds e geeks. Em “Fringe” a agente do FBI Olivia Dunham (Anna Torv) enfrenta fenômenos e desafios em um mundo onde tudo é possível e fora do comum. Ao seu lado temos o cientista Walter Bishop (John Noble), um cara completamente fora da caixa, por assim dizer, e seu filho Peter (Joshua Jackson). J.J. Abrams afirmou que a ideia do roteiro de “Fringe”, com universos paralelos, viagem no tempo e teorias conspiratórias, experiências estranhas e assustadoras, entre outros elementos, veio de várias fontes, incluindo “The Twilight Zone” e “The X-Files”, também citada aqui na nossa lista. Muitos fãs afirmam que a série se manteve apenas até a segunda temporada. Outros defendem a produção até o último episódio da sexta temporada, quando foi finalizada. Estou no segundo grupo.

Até a próxima!

> Clique & Confira: Entenda porque 25 de maio é Dia do Orgulho Nerd

_______________________________________________________

Nas Ondas do Rádio

De segunda a sexta-feira, você curte o programa "Conexão", com Silvaninha Medeiros e Mikatsu Tanaka. Das 13 às 14h, tem música, informação, dicas e muita descontração. Se ligue, compartilhe, conecte-se! Colônia FM 87,5.

_______________________________________________________

Por Silvaninha Medeiros  –  silvaninhamedeiros@live.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×