Publicidade

Premiação 2026

Reflexão

O que fazer para vencer sentimentos derrotistas

Que tal olhar mais para o que você tem de positivo, e menos do que os outros têm de positivo? Você vai se surpreender com quantas coisas boas você vai encontrar em você

Colunistas  –  26/11/2018 08:45

7966

 

(Foto Ilustrativa)

"Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento"  

 

(Eleanor Roosevelt)

 

Naturais as comparações que fazemos no dia a dia... Fulano é mais bonito que Beltrano.... Sicrano ganha mais que Fulano... João é mais inteligente, feliz, rico, bonito, culto do que eu... ops!

Tudo bem as duas primeiras comparações e outras que seguem na mesma linha... mas a terceira? Bom, a terceira já pode não ser tão normal assim. Claro que João pode ser mais bonito do que eu... mas será ele é realmente tudo o que foi listado e em outras coisitas mais... melhor do que eu?

Sintomático se estamos nos comparando a outros o tempo todo e se nessas comparações os outros sempre são mais do que nós, melhores do que nós... e isso o tempo todo. Problemas à vista se isso se torna um hábito.

Você está infeliz e insatisfeito com a sua vida... com as coisas que estão acontecendo? Não, não responda imediatamente... pense em quantas comparações você tem feito nos últimos tempos... em quantas delas você se vê no último degrau, o último da fila... o eterno perdedor? Pois é... se sua resposta é: “ah! sempre... sempre eu sou o pior”, você não é sempre o pior, com certeza, mas, com certeza, você tem um problema... ou alguns probleminhas.

Mas problemas à parte, que tal focarmos no que pode ser feito pra você vencer esse tipo de sentimento derrotista... e pensar em como pensar de maneira mais otimista?

Que tal olhar mais para o que você tem de positivo... e menos do que os outros têm de positivo? Tenho certeza de que você vai se surpreender com quantas coisas boas em você... você vai encontrar.

Que tal olhar com admiração - e não com frustração - o que os outros têm de positivo... e que, talvez, você ainda não tenha conseguido? Você vai se surpreender - se der um primeiro passo para conseguir o que admira nos outros e tornar isso parte de sua vida também - com a força que tem a motivação de ser tão bom em algo como o é alguém por você tão admirado.

E... que tal você se orgulhar do que já conseguiu? Já pensou em tudo o que você já caminhou? Em tudo o que você já enfrentou? Em todas os nós que já desatou? Em todas as dores que já suportou? Em todos os obstáculos que já superou?

Pois é... você é o cara! Ah... e aquele ditado que diz que “a grama do vizinho é sempre mais verde”... pode ser que seja grama sintética.

_______________________________________________________

Por Rosangela Calza  –  rocalza@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×