
(Foto Ilustrativa)
“Iniciativa. Você tem? Então trate de ter!! O mundo é dos espertos. Não aqueles que tiram vantagens dos outros, mas os que sabem encontrar soluções diferenciadas e trilham caminhos criativos rumo às grandes realizações”.
(Betty Cires)
De acordo com o Dicionário Michaelis, iniciativa é a “qualidade de quem concebe e executa espontaneamente qualquer coisa; é ação ou efeito de ser o primeiro a propor e pôr em prática qualquer coisa”. Iniciativa... pode-se defini-la como uma característica ou qualidade que leva as pessoas a se manifestarem e fazerem o que é preciso ser feito, sem que alguém peça ou diga que deve ser feito. Nas palavras de Victor Hugo: “iniciativa é fazermos o que está certo sem ser preciso que alguém nos diga para fazermos tal”.
... e os sinônimos de iniciativa são muitos: “decisão, determinação, resolução, ação, ânimo, arrojo, atitude, atividade, diligência, disposição, empreendimento, energia, primeiro passo, projeto, prontidão”... diz o Google.
Há em você as características citadas? Reconhece no seu dia a dia o uso de qualquer um dos sinônimos listados? Aplausos!!! O mundo premia os dotados de iniciativa.
Mas... você sabia que não basta ter iniciativa? Ao mesmo tempo é essencial ter “acabativa”.
Efetividade na sua “iniciatividade” só acontece se você não procrastinar, não deixar pra depois, nem as grandes, nem as pequenas coisas. Só haverá efetividade se você der o primeiro passo... e o segundo... e o terceiro... e quantos mais preciso for... e, por fim, seguir à risca o conselho de Sun Tzu, “lembre-se: você é seu próprio general. Então, tome agora a iniciativa, planeje e marche decidido para a vitória”... que só é alcançada quando a iniciativa tomada é acabada.