Muitas idas e vindas, provas e revisões, até a tão aguardada entrega oficial a Gilberto Mendonça Teles, realizada em 24 de junho, na PUC - Rio de Janeiro, do livro “Caixa-de-Fósforo II” - primeira publicação de um autor de renome internacional realizada pela PoeArt Editora. Nesse dia, a instituição de ensino fez uma homenagem ao escritor pelos seus mais 60 anos de poesia. O evento aconteceu no Auditório Padre José de Anchieta, Edifício Leme, com as participações especiais de Júlio Diniz (PUC - Rio), Karl Erik Schollhammer (PUC - Rio), Marcos Carvalho Lopes (Unilab), Rosemary Ferreira de Souza (UFMG) e Maria de Fatima Gonçalves Lima (PUC - GO). Na programação cultural, foi exibido o curta-metragem “O poeta da linguagem”.
Este colunista, o jornalista Vicente Melo, os poetas Arthur Döhler e Lucia Luzia e o amigo Thiago Ribeiro formamos a equipe PoeArt Editora, na condição de representantes das letras do Sul Fluminense que foram prestigiar a homenagem ao escritor. Também entregamos as homenagens a ele pelo livro em questão e ao atual homenageado na “IX Coletânea Século XXI”, Alexei Bueno. Aproveitamos o ensejo e a presença do próximo homenageado no livro “Vozes de Aço XXI”, Antonio Carlos Secchin, para fazermos a entrega das provas das homenagens a ele.
O evento de homenagem ao escritor, professor, doutor Gilberto Mendonça Teles, com mais de 60 anos de vida literária e acadêmica, literalmente foi uma aula, em que palestrantes e público puderam sentir os deslumbramentos e encantamentos de sua obra literária tão fecunda, plural. Quanto mais é estudada, mais e mais se desvenda seus mistérios, magias, riquezas de palavras, tornando-a cada vez mais efetiva em nossas vidas.
Valeu, grande mestre, pela parceria e confiança depositada em nossa pessoa e trabalho literário!
Grandes conquistas literárias
Nossa caminhada literária foi iniciada na Cidade do Aço e região sul fluminense há mais de 20 ano. Nos últimos 13 anos, com as edições dos livros coletivos, estamos fazendo um intercâmbio literário-cultural com poetas e escritores do Brasil e até do exterior. Ultimamente nossas obras têm tido a boa recepção e atenção de notáveis das letras brasileiras que, inclusive, estão estampando as capas de nossas edições coletivas e cooperativadas. Já são 35 coletâneas, resultantes da fé e persistência no fazer poético. E este ano está sendo coroado com grandes conquistas literárias. Além de seis livros editados até agora, realizamos a edição que premiou nossa missão.
Desde 17 de agosto do ano passado, quando tivemos mais um encontro literário com Gilberto Mendonça Teles no Rio, veio crescendo a ideia de editarmos a segunda edição de “Caixa-de-Fósforo (Dedicatórias em Versos - Poemas Circunstanciais - de 1964 a 2019)”, a primeira edição é de 1999. Foram muitos e-mails e telefonemas até recebermos o material em março deste ano, para iniciarmos os trabalhos de edição dessa obra que traz em seu bojo:
. Notas do autor;
. Comentário de abertura do poeta e professor Luiz Otávio Oliani;
. Poema de introdução a Jean Carlos Gomes;
. 96 poemas homenagens;
. Dados do autor, entrevista, comentários de Carlos Nejar, Antonio Carlos Secchin, Ricardo Vieira Lima, Vicente Melo, Antonio Miranda, Anderson Braga Horta (também na orelha 1), Olga Savary, Jean Carlos Gomes;
. Poemas a GMT de Rafael Clodomiro, Eliane Lacerda e José Huguenin (também na orelha 2);
. Contracapa com texto de Alexei Bueno e fotos por dentro das capas e interior.
O exterior das capas/orelhas tem as cores e formas de uma caixa de fósforos fechando assim essa tão bem sugestiva e instigante “Caixa-de-Fósforos II”.
Que o nosso trabalho floresça cada vez mais!