_______________________________________________________
Terceira edição do Leiturar-BM e encontro de poetas/trovadores, em Volta Redonda
_______________________________________________________
A terceira edição do Leiturar foi realizada em 6 de julho, nas dependências do Ilha Clube de Barra Mansa. Uma realização da Secretaria de Educação/Prefeitura de Barra Mansa. É um projeto de leitura pedagógico que vem sendo desenvolvido com ênfase nas escolas do município. Foram mais de 50 professoras envolvidas no evento, em sua maioria de Sala de Leitura, da SME da PMBM, que estão nas escolas trabalhando com os alunos para formar leitores, pensadores e, quem sabe, futuros escritores. Literatura, livros, histórias e leitura fazem parte do cotidiano nas escolas. As responsáveis em arrumar os espaços da Sala de Autores, Tenda de Poesias e Canto da Troca/Espaço Expositor foram as professoras Solange, Rose, Jaíra e Eva.
Na Sala de Autores participaram oito escritores; no Espaço Expositor, dois, sendo um deles este colunista/poeta, dentre as outras inúmeras atividades que movimentaram esse acontecimento educacional/cultural que movimentou/fomentou ideais e ações em favor do conhecimento/formação de futuros cidadãos.
Dia Nacional do Trovador
Na manhã (maravilhosamente trovadoresca) de 18 de julho realizou-se na Biblioteca Municipal de Volta Redonda o encontro de poetas/trovadores, pelo Dia Nacional do Trovador*. Foram lidas trovas de autores locais. O encontro literário fez parte do calendário das comemorações dos 65 anos de Volta Redonda, completados no dia 17. O evento foi conduzido pela escritora e representante local da UBT -União Brasileira de Trovadores, Silvia Helena Xándy.
Lembramos também que o Dia do Escritor comemora-se em 25 de julho, ou seja, um evento, momentos e comemorações de grandes relevâncias e inspirações para todos nós amantes das artes.
*No dia 18 de julho, em todo o território nacional, comemora-se o Dia do Trovador. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Luiz Otávio, pseudônimo de Gilson de Castro, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores.
Trovas do saudoso poeta Pedro Viana Filho (1926-2010)
Tu és, ó Cidade do Aço
Um pouco de cada mente,
A força do nosso braço
E a glória de nossa gente!
(Classificada em 1º lugar em Concurso promovido pelo CAC - Centro de Atividades Culturais de Volta Redonda em 1979)
Glória a ti, Cidade do Aço,
Teu progresso é comovente!
Do Brasil, és um pedaço
Que engrandece a nossa gente!