(Fotos: Divulgação)
Tatá Werneck interpreta a personagem Rita que cruza seu caminho com o de Enzo (Eduardo Sterblitch), depois de seus encontros marcados via aplicativo de relacionamentos não darem em nada
Perdemos Fernanda Young. Seus trabalhos desenvolvidos como atriz, escritora, roteirista, entre outras facetas, fizeram dela uma profissional de valor insubstituível. Muito se falou, em poucas horas, após a divulgação da triste notícia de sua morte, sobre sua personalidade e força de imagem pública, ao se apresentar sempre de maneira intensa e com extrema liberdade, principalmente nas declarações polêmicas, mas coerentes. Admirada, amada, invejada e até menosprezada por alguns que achavam que ela era assistente de seu marido, Fernanda assumiu uma luta diária de se firmar e afirmar como mulher competente e vencedora, num universo ainda, infelizmente, muito machista.
Sou fã desde a época da primeira formação do programa “Saia Justa” no canal GNT. Sua atuação no gênero de séries de comédia desde a genial e atemporal “Os Normais” fez dela referência no segmento da comédia. Sem dúvida “Os Normais” foi de uma relevância fantástica para que a produção de séries crescesse no Brasil e o modo de fazer humor seriado fosse revisto. Entre tantos trabalhos, em "Como Aproveitar o Fim do Mundo", Fernanda e Alexandre deram o primeiro passo para a carreira internacional. A série foi adaptada pelo canal americano CW, onde ganhou o nome de "No Tomorrow". “Como Aproveitar o Fim do Mundo” ainda lhe rendeu uma das duas indicações ao Emmy Internacional de melhor comédia. "Separação?!" também foi indicada.
Para homenageá-la vamos destacar na coluna seu último trabalho para a plataforma Globo Play, “Shippados”, que estreou em 7 de junho na plataforma e em 18 de junho TV aberta e foi sucesso de audiência, muito bem recebida pelo público, além de super comentada nas redes sociais.
Sem os clichês e exageros caricatos de sempre
“Shippados” traz aquele humor apaixonante, que respeita a visão do telespectador, do ponto de vista do que pode ser real na sua vivência e de repente aparece ali na telinha, colocado de maneira natural e simplificada, sem os clichês e exageros caricatos de sempre. Esse tipo de humor é desafiante e, através da criatividade, Fernanda Young e seu marido Alexandre Machado, somos levados a um nível onde percebe-se o quanto os autores ficaram à vontade para colocar a inteligência a serviço do humor acessível nesta primeira temporada. Vou entrar no lugar comum da crítica em geral, mas o texto, a direção e o elenco conseguiram ter o casamento perfeito. Estrelada por Tatá Werneck (Rita) e Eduardo Sterblitch (Enzo), dupla que dispensa comentários no cenário da comédia, “Shippados” teve a direção de Renata Porto d’Ave e Ricardo Spencer e direção artística e geral de Patricia Pedrosa. No elenco se destacam também Clarisse Falcão e Julia Rabello, entre outros, afinal todos estão muito bem nivelados e garantem que a série não oscile em nenhum dos 12 episódios. Isso garante que o público não disperse.
Tatá Werneck interpreta a personagem Rita que cruza seu caminho com o de Enzo, depois de seus encontros marcados via aplicativo de relacionamentos não darem em nada. Embora “Shippados” tenha levado os autores para a temática de casais como em “Os Normais”, não há o perigo de mesmice ou de uma pseudo releitura mascarada. A dinâmica é outra. Muita gente vai dizer que é humor rebuscado de absurdos, mas não precisa muito para ver a realidade das relações que flutuam nas redes sociais e nos apps e muitas vezes não passam do virtual. O texto de Fernanda e Alexandre deixa claro que inovações e evoluções à parte (quase) todo mundo tem medo da solidão imposta e quer encontrar alguém para dividir a vida.
Fernanda Young
A morte de Fernanda Young deixou uma pergunta no ar: “Shippados” terá segunda temporada? Ela e o marido já tinham começado a escrever a segunda temporada antes mesmo da estreia, e após a estreia a Globo deu sinal verde e já estava tudo acertado para gravar os novos episódios no ano que vem. Agora é esperar para ver o que será decidido com Alexandre Machado.
Além de “Shippados”, o aplicativo Globoplay disponibilizou em sua programação séries de Fernanda Young. Você pode assistir “Os Normais”, “Como Aproveitar o Fim do Mundo”, “Vade Retro”, “Macho Man” e “O Dentista Mascarado”.
Até a próxima!
_______________________________________________________
Nas Ondas do Rádio
De segunda a sexta-feira, você curte o programa "Conexão", com Silvaninha Medeiros e Mikatsu Tanaka. Das 13 às 14h, tem música, informação, dicas e muita descontração. Se ligue, compartilhe, conecte-se! Colônia FM 87,5.